O Homem

Em Gênesis, do Livro da Lei, está narrada a maravilhosa criação do mundo, em que o Grande Arquiteto do Universo o fez em sete dias, contemplou a sua obra e viu que tudo estava bom, resolveu repousar nesse dia.

Todos haverão de concordar que, de todas as criações que Ele fez, indubitavelmente a mais perfeita, a mais aprimorada foi o homem. Tanto é verdade que Ele o fez à sua imagem e semelhança, mandando que se frutificasse e se multiplicasse, enchendo a terra e submetendo-a e dominando sobre todas as coisas por Ele criadas. Se não fosse a melhor criação não teria mandando frutificar, multiplicar e dominar. 

Isto quer dizer que o homem nasce perfeito, porém, por influências diversas e pelo mau uso de suas faculdades dadas pelo seu Criador, incute em si vícios, como a tentação narrada pelo simbolismo da serpente e a maçã, símbolos do bem e do mal. 

A partir daí, começa uma luta constante para combater essas vicissitudes da vida para chegar ao ponto em que ele foi criado: tornar a ser o homem perfeito e à imagem e semelhança de Deus.

Como o homem vai executar tudo isso, vai depender de sua escolha. Uma das escolhas que fizemos foi a Maçonaria, escola perfeita que nos leva a alcançar a nossa meta: tornar Feliz a Humanidade.

Com a Iniciação deixamos as trevas e entramos na Luz, que nos ajudará a combater a escuridão, afastando-as de nossas vidas, clarificando a nossa estrada rumo aos nossos objetivos. 

Como diz o Irmão Jorge Lasmar: “A Iniciação busca uma resposta, solução para os problemas do mundo, a origem e a finalidade do homem”

E continua dizendo que “A Maçonaria tem a resposta, ela é a depositária da ciência das idades, pode oferecê-la à sociedade, via desta Grande Revolução; ao considerar o homem, não apenas para a prática mecânica de atos dentro do contexto de um Ritual, pretende que estes atos indiquem ao Iniciado o caminho que permite penetrar dentro do seu próprio ego, e encontrar na seriedade a realidade das coisas. O decifrar dos símbolos será a chave que abrirá a Porta e aí encontraremos a Luz e, com ela, a Virtude e a Justiça”.

E, aí, podemos afirmar que a Iniciação é o começo para se chegar ao fim do objetivo da criação do homem por Deus.

 Juarez de Oliveira Castro

Mestre Maçom Instalado da ARLS... "Alferes Tiradentes" 

Florianópolis - Santa Catarina - Brasil.

"Quando você ajuda alguém a subir a montanha, você alcança o topo com ele"

A Iniciação é o começo para se chegar ao fim do objetivo da criação do homem por Deus.

Juarez de Oliveira Castro