A PAZ SOB O PRISMA DA MAÇONARIA

Não há uma definição única ou correta do que seja a Paz. Para ser entendida maçonicamente é necessário estender seu conceito à pluralidade.

A palavra Paz vem do latim PAX, que, em geral, remete ao estado de calma e tranquilidade. Em outra declinação do Latim, deriva de PACEM, termo usado para tratar da ausência de perturbações beligerantes.

Permita-me uma alegoria: Um dos símbolos da paz é a pomba com um pequeno galho no bico. O ramo de oliveira trazido pela pomba representa a boa notícia anunciando a Noé o fim do castigo do dilúvio. Junto com o Arco-íris, é a certeza da paz entre Deus e os homens, ícones posteriormente adotados pelo Cristianismo. Assim compreendemos os sentidos de PAX e de PACEM.

Na Loja Simbólica temos duas pombas, que levam no bico palavras da nossa ritualística. No cumprimento de sua função, o Segundo Diácono, localizado no plano material, mantem a Pacem cobrando respeito e disciplina. Já o Primeiro Diácono, cuja missão é de caráter espiritual, transmite diretrizes para que os trabalhos se executem com Ordem e Perfeição, resultando na Pax.

NO MUNDO PROFANO, PAZ É A AUSÊNCIA DE CONFLITO ENTRE AS PARTES.
NA MAÇONARIA, PAZ É A CONCÓRDIA QUE REINA NAS PARTES.

Sabemos quais são as palavras transmitidas pelos Diáconos. Neste domingo (30/10/2022) em especial, devemos cuidar da transmissão das palavras. Que no “bico” de cada Irmão eleitor seja emitido apenas o som da Paz na pluralidade de seus sentidos: Quietação dos ânimos; Sossego; Tranquilidade; Boa harmonia; Concórdia; Reconciliação; Paciência.

Vamos às urnas com respeito e disciplina, sem atentar contra ninguém e nem reagir às discordâncias. Somente com a tolerância manteremos a ordem e a perfeição da sociedade liberta, igualitária e fraterna que almejamos.

Findo o processo eleitoral, não haverá vencedores ou derrotados, pois todos nós estaremos sob a administração do mandatário eleito. Indiferente de quem seja, podemos e devemos continuar cumprindo nosso papel de Construtores Sociais.

De igual importância neste momento é procurar a Paz! Quantas amizades foram abaladas, quantos parentes se distanciaram e quanto sentimento negativo desenvolvemos aos que empenharam seu voto em candidato diferente do nosso!
TUDO ISSO É PERDA DE TEMPO E RECUO MORAL E ÉTICO.
O DESEJO DE MAL AO OUTRO É O CÁLICE DO VENENO QUE TOMAMOS.


O Brasil carece dos brasileiros. Vermelhos e Azuis, de direita ou de esquerda. Precisamos fazer as pazes, retornar ao estado de equilíbrio e de entendimento entre as pessoas e consigo mesmo.

Somente evoluiremos como Nação e como Cidadãos a partir do respeito adquirido pela aceitação das diferenças e as divergências não se tornarem conflitos. E havendo o diálogo, que todos tenhamos a palavra ouvida e respeitada.
Seguimos neste ­16º ano de compartilhamento de instruções maçônicas, porque acreditamos fielmente que um mundo melhor se constrói pela qualificação do artífice. Precisamos nos reanimar permanentemente para o bom uso do malho e do cinzel.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!

Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024
Sérgio Quirino
MI  33  MMM  KTP Shriner GM
Contato: 0 xx 31 99959-5651 / quirino@roosevelt.org.br
Facebook: (exclusivamente assuntos maçônicos) Sergio Quirino Guimaraes Guimaraes
Os artigos publicados refletem a opinião do autor exclusivamente como um Irmão Maçom.
Os conteúdos expostos não reproduzem necessariamente a ideia ou posição de nenhum grupo, cargo ou entidade maçônica.