As três grandes verdades

 

 

Existem três grandes verdades ou postulados, que foram estabelecidos faz muitos anos, no antigo Egito, que hoje em dia constituem verdades extraordinárias; tomado em conta pelos Maçons.

 

  1. A alma do homem é imortal e seu futuro é o destino de algo cujo crescimento e esplendor não têm limites.
  2. O princípio que dá a vida mora em nós, é imperecível e eternamente benéfico. Não se o vê nem se o ouve, nem se o cheira, mas o percebe o homem zeloso de conhecer.
  3. Cada homem é seu próprio e absoluto legislador, o outorgador de sua glória ou de suas trevas, o determinador de sua vida, o que decreta seu próprio sucesso ou castigo.

Estas verdades, tão grandes como a vida mesma, são tão simples como a mais simples das mentes humanas. Todo aprendiz deverá avançar à luz delas.

 

Os três primeiros graus da Maçonaria representam esta grande busca ou pesquisa, destas grandes verdades.

 

Progressivamente, o candidato recebe mais luz; passo a passo, sua ânsia de conhecimento vai sendo satisfeita; passa do estado de ignorância ao do estudo, onde as artes e as ciências o revelam seus segredos e dons.

 

Adquire em seu ofício a perícia que dele se espera; não obstante necessita de algo mais. Haverá de se graduar para algo melhor e mais elevado. Deve encontrar a Palavra Perdida; passar por várias provas e se provar a si mesmo; para finalmente chegar a se dominar e se converter em um adepto da sabedoria e em um instrutor de outros; pagando-lhes o salário que lhes é devido e guardando a Palavra que lhe foi comunicada, com sua própria vida, se for necessário.

 

Fonte: Masonería del Mundo