Frustração

Quando algo não acontece conforme nossa previsão, quando algum objetivo planejado não é alcançado, sentimos a amarga sensação da frustação

Isto pode acontecer em quaisquer circunstâncias, tanto em situações de expectativas pessoais, como profissionais.

A ocorrência contínua deste sentimento provoca uma sensação de importência, de dúvidas com relação ao presente e ao futuro. No entanto, é mais comum em algumas fases de nossas vidas. Na adolescência ela é bastante frequente e também na meia idade, quando fazemos uma análise daquilo que foi conquistado durante a vida, temos a impressão de que o que foi alcançado não nos levou ao sucesso.

No ambiente atual no qual as pessoas divulgam, por meio das redes sociais, suas conquistas, a participação em festas e eventos, o carro novo, as viagens, seus relacionamentos afetivos e o grande número de amigos que possuem, isto pode causar frustração naqueles que não se veem incluídos neste contexto.

Na realidade a maioria das pessoas não percebe, não analisa criticamente que as redes sociais são pródigas em apresentar ao mundo os fatores positivos. Isto também causa outro sentimento que é a inveja. Por que tal pessoa tem tanto sucesso e eu não tenho? Por que este meu amigo pode viajar e eu não posso? Por que ele conquista esta ou aquela pessoa e eu não? Como é que "fulano de tal" pode ter conquistado o emprego que eu tanto queria?

Esta é uma análise extremamente superficial. Somos enganados e manipulados da mesma forma como acontece com os comerciais de televisão e revistas que mostram somente pessoas bonitas, saradas e muito felizes. Sabemos que o mundo não é bem assim. A realidade mostra que grande parte das pessoas famosas e aparentemente felizes, tem vidas atribuladas e em muitos casos, recorrem às drogas e outros subterfúgios na ânsia de buscar o equilíbrio emocional e a tão sonhada felicidade,

No mundo do trabalho a frustração está constantemente presente. A competição que exige comportamentos agressivos. A ansiedade da nova geração em conquistar em tão curto espaço de tempo o que outras gerações demora anos, a demissão provocada por fatores econômicos, reestruturações e avaliações de perfis e desempenhos e a dificuldade de se conseguir uma nova posição no mercado de trabalho são alguns faotres que geram frustrações e provocam muito sofrimento.

Vale salientar que é cada vez mais comum se trabalhar com o objetivo de atingir metas e que nem sempre ela é alcançada. Esta situação é muito comum e grande geradora de frustrações principalmente entre os executivos. Lembrando ainda que a nossa cultura é alicerçada num modelo mais cooperativo do que competitivo e não estamos acostumados a lidar com um sentimento tão frequente.

Como enfrentar a frustração? Primeiramente, é importante colocarmos os pés no chão com relação àquilo que desejamos. Por exemplo, não adianta ficar frustrado ao conferir o resultado da Mega Sena, pois a possibilidade de você ganhar o prêmio é extremamente remota. É portanto, importante ter consciência de que nem todos os nossos desejos são alcançáveis. Outro fator é pensar, analisar, observar o motivo da frustração e buscar respostas. Fugir não vai adiantar.

Mudar o foco do problema para a solução é outra alternativa que ajuda. Não consegui atingir determinada meta e o que devo fazer agora? O que posso mudar? Como posso planejar de forma mais inteligente? Comportamentos assim ajudam muito.

Também é importante você ter uma visão positivista das coisas. Um comportamento otimista com relação a vida dá mais força e coragem para enfrentar as adversidades, gerando menos dor diante das frustrações.

E para encerrar... Não espere da vida o que ela não pode te dar. Seja mais realista com relação as expectativas, aos desejos e sonhos que você tem.

Pedro Luiz Pereira

Hunter. Presidente da ABRH-Joinville - Associação Brasileira de Recursos Humanos.
E-mail: pedro@grupoabra.com.br

Originalmente publicado no Jornal "Notícias do Dia" de 07 e 08 de junho de 2014.

Voltar