O Religioso ou Exotérico dentro do Iniciático ou Esotérico

Muitos candidatos à iniciação desconhecem ou quase nunca têm passeado ou preocupado em conhecer a doutrina religiosa que lhe compete e isso é verdadeiramente um erro do ponto de vista da Tradição, o normal e ideal é que um indivíduo que aspire à iniciação ou o que o mesmo, ao Conhecimento esotérico, deve compreender a sua religião ou componente exotérico e se é possível esgotá-la. Assim que poderíamos dizer que um aspirante à iniciação deve estar ligado à sua forma tradicional esotérica ou religião que lhe corresponde.

A nós, como homens ocidentais, nos corresponde a religião cristão em seus dois aspectos tradicionais: o catolicismo apostólico romano e o ortodoxo. Neste sentido, é propício destacar, que qualquer outra dessas formas saídas da ‘reforma’ e do ‘protestantismo’ caem na sua maioria na categoria de seitas, as quais não são desejáveis para um candidato à iniciação, dada a perda qualitativa que estas sofrem em relação ao tronco do qual provém.

É claro que poderia existir candidatos à iniciação que professem qualquer outra religião ‘tradicional’ que motivado a alta integração dos habitantes do planeta, dadas as profundas imigrações entre todos os países do mundo, se dão casos - cada vez mais comum - de outras religiões ou correntes exotéricas distinta ao ocidental, tais como: a islâmica, o judaísmo, hinduísmo, budismo, taoismo, entre outras, e são válidas, o importante é que o candidato tenha praticado sua religião correspondente, este vinculado à mesma e observe todas suas prescrições. Seguro que desta maneira o candidato estará melhor preparado para abordar o domínio esotérico e iniciático, dado a que sempre será desejável primeiramente consolidar o exterior para poder depois penetrar o interior.

O candidato que pratica uma religião sempre terá melhores cimentos que aquele que não pratica. Nas tradições orientais como o hinduísmo e o budismo onde não existe uma divisão clara entre os componentes esotéricos e esotéricos, sempre o candidato à iniciação tem passado pelos aspectos esotéricos e demonstrado seu domínio, para poder ser tomado em conta para uma iniciação. Baixo estas premissas, se poderia dizer que a adesão a um exoterismo é uma condição prévia para chegar ao esoterismo.

Existem organizações iniciáticas que não têm nenhum laço com o conjunto de uma forma tradicional esotérica determinada; e neste caso da Maçonaria; mas, então podemos dizer que, por isso mesmo, são, em princípio ao menos, compatíveis com todo e qualquer exoterismo “Tradicional”

No entanto ao anterior, a Maçonaria como forma iniciática especificamente Ocidental, ao menos em seu aspecto atual, não pode ser senão Cristã ou, melhor ainda, “Hermética”, e é este último (o hermetismo), fundo comum em quase todas as tradições atuais viventes o tem penetrado em parte delas o tem permitido que a Ordem Maçônica, seja um ponto de contato com TODO O DEMAIS, isto é, com todas ou qualquer Tradição válida atualmente no planeta terra, coisas que muitas vezes não o podem fazer com outras tradições dado a que correm risco de grave deformação.

Assim que uma base exotérica ou religiosa, longe de ser rechaçada, deveria ser um requerimento necessário a ser “transformado” em uma medida correspondente em que se vá alcançando os diferentes graus iniciáticos. Recomenda-se - inclusive - desde um plano tradicional, que os iniciados se mantenham ativos em suas práticas religiosas, as quais sempre poderão entendê-las em suas rações mais profundas, na medida que transitem o caminho iniciático.

Melki-Tsedek
San Cristóbal, Estado de Tachira, Or⸫ de Venezuela
Fonte: Retales de masonería – Nº 152 –Febrero 2024 - 
https://retalesdemasoneria.blogspot.com
Tradução livre: Juarez de Oliveira Castro