Os prismas das consciências individuais

 

“Se você consegue caminhar e se relacionar num ambiente de respeito diante desta gama de ideologias, expondo, mas não impondo a sua forma de pensar, você é alguém que está superando o que eu considero um dos maiores desafios do ser humano hoje... independente de suas crenças, escolhas e seu nível intelectual.”

 

Este tema é bem importante, principalmente neste momento da humanidade. Muitos irão se surpreender, mas um dos principais aspectos de desarmonia atual é a incapacidade dos indivíduos de lidar com os prismas das consciências individuais. O que são estes prismas?

 

Bom, no momento atual do desenvolvimento da humanidade, o ser humano está em sua jornada para a individualização, para o pensar próprio e se tornar uma expressão única da manifestação. Um ser único, autêntico e diferente de todos os outros. Esta é uma longa jornada, um processo gradual, na qual caminhamos da consciência coletiva, da mente coletiva humana, das cargas hereditárias, culturais e sociais para o pensar próprio/individual.

 

Cada ser humano passa a carregar sua própria concepção da realidade, seu prisma de consciência individual. Cada um tem suas próprias crenças, suas próprias incertezas e capacidades. Quanto mais distante da mente coletiva, mais singular se torna o seu pensar.

 

A desarmonia não surge do pensar individual, mas da incapacidade de aceitar, de respeitar o pensamento diferenciado. Este é o grande desafio atual, independe do conhecimento intelectual, da raça, de suas crenças, de suas raízes, de suas escolhas, mas da sua capacidade de caminhar como sociedade ao lado dos outros prismas de consciências individuais em harmonia.

 

Eu vejo as pessoas se colocando por cima das outras por sua forma de pensar, achando que realmente são melhores e lutando para impor suas concepções para todos… pejorando toda a forma de pensar que não vai de encontro a sua.

 

Esse processo não acontece de forma unilateral, mas polar, pois independe da forma de pensar e sim da incapacidade de lidar com o prisma de consciência alheio, que só pode ser superado por uma elevação de consciência baseada no respeito e tolerância: Como podemos nos aceitar e viver em harmonia buscando o bem comum?

 

Por exemplo:

 

Criticam a crença religiosa alheia, ou a falta dela… (ateus x seguidores de alguma doutrina/ pessoas espiritualizadas), então luto para que seja imposta a minha opção. Ateus queimarão no inferno enquanto os doutrinados/espiritualizados seriam acéfalos, drogados ou ovelhas…

 

Conservadores X liberais: Tenho minha fórmula de família e esta tem que ser seguida por todos. Tenho uma ideologia de gênero, e quero impor isso a todos, inclusive aos filhos das pessoas que não se identificam com isso. Sei como o homem ou a mulher devem se portar e isso tem que ser seguido por todos (machismo / feminismo radical). Os de direita são fascistas, assassinos, misógenos e homofóbicos e os de esquerda são comunistas, vagabundos e drogados…

 

Isso entre uma gama enorme de aspectos nas quais pode navegar uma consciência: o que chamei de prismas da consciência individual.

 

O que acontece? Nasce um ódio crescente nas almas humanas, independentes de suas direções ideológicas e justificativas. Utilizo o que considero correto como justificativa para alimentar o meu ódio a algum movimento ou alguém. Se torna inconcebível um sentimento de acolhimento, respeito e amor a estes grupos e indivíduos.

 

Lembre-se: Acolher a percepção e opinião do outro, não é seguir e ter a mesma concepção das coisas, mas respeitar e honrar o caminho de desenvolvimento da consciência individual. Estes são os que tem a capacidade de transformar a sociedade e criar uma verdadeira harmonia baseada no respeito, tolerância e liberdade.

 

E você?

 

Você tem raiva ou defende a violência contra quem pensa diferente?

Você faz comentários negativos, com adjetivos pejorativos quando a opinião não segue sua ideologia?

Você justifica as posições, ações e atitudes do seu lado e acusa as do outro, indiscriminadamente?

Vc é simpático ou antipático às pessoas apenas por escolha ideológica?

 

Você pode até se achar superior e mais inteligente do que os outros, mas isto demonstra apenas uma incapacidade… de respeitar e acolher o outro naquilo que é da sua liberdade. 

 

Leonardo Maia

Publicado originalmente em: https://www.antroposofy.com.br/forum/os-prismas-das-consciencias-individuais/