SUBMETER-SE AO ESPÍRITO

Na Maçonaria, deparamo-nos, de forma inegável, com o elemento “Espírito”. Mas do que se trata tal “elemento”?

Essa questão deve ser abordada com zelo, visto que gera más interpretações e equivocadas ligações religiosas.

Espírito, espiritismo, reencarnação, fenômenos etc., e ainda temos dois Landmarks que alguns Irmãos insistem na conotação devocional.

19º. A crença no Grande Arquiteto do Universo é um dos mais importantes Landmarks da Ordem. A negação dessa crença é impedimento absoluto e insuperável para a iniciação.
20º. Subsidiariamente a essa crença, é exigida a crença em uma vida futura.

Se lermos ao “Pé da Letra”, fica difícil não estabelecer vinculação. Porém, se eles nos forem apresentados desta maneira?

19º. A crença EM UM PRINCÍPIO CRIADOR, O QUAL DENOMINAMOS Grande Arquiteto do Universo, é um dos mais importantes Landmarks da Ordem. A negação dessa CONVICÇÃO MAÇÔNICA é impedimento absoluto e insuperável para a iniciação.
20º. Subsidiariamente a essa CONVICÇÃO MAÇÔNICA, é exigida a CONSCIÊNCIA DE QUE HÁ UMA FORMA DE VIDA, APÓS A MORTE, NO PLANO TERRESTRE.

De fato, não há de se modificarem os Landmarks. Contudo, é imperativo que o Padrinho informe e esclareça seu futuro afilhado sobre essas condições.

Às vezes, excelentes candidatos compreendem “a crença em uma vida futura” como reencarnação. Sendo eles protestantes, naturalmente dizem não ao 20º Landmark. Todavia, para todos os Cristãos, há sim “uma vida futura”, seja no Paraíso ou no Inferno.

E assim acontece com várias outras religiões. Entretanto, ressalto que Espiritismo não é religião. É uma doutrina! E segundo seu codificador, Allan Kardec, é uma doutrina que trata da “natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal e as consequências morais que dela dimanam”.

Destaco este ponto para provocar reflexões nos Irmãos:

Algum de vocês já fez seu Testamento? E, nesse mesmo tempo, responderam a questões que submeteram ao seu espírito para, assim, conhecermos os seus princípios e avaliarmos o mérito de suas virtudes.

ESPÍRITO = PRINCÍPIOS = VIRTUDES

Espírito é a coisa incognoscível que anima o ser vivo. Sob a ótica metafísica, remete à consciência e à personalidade; na Filosofia, espírito é definido pelo conjunto total das faculdades intelectuais; em Psicologia, designa a atitude mental dominante de uma pessoa que o motiva a agir de determinado modo.

Mas e para a Maçonaria? Tudo o que foi descrito acima, sobretudo o entendimento da raiz etimológica do latim “spiritus”, significando “respiração” ou “sopro”, assim como pode estar se referindo a “coragem” e “vigor”.

SENDO ASSIM, A SUA VIDA MAÇÔNICA É SUBMETIDA A QUÊ?
VOCÊ TEM CORAGEM DE ESPÍRITO? TEM VIGOR NOS PRINCÍPIOS?
VOCÊ “RESPIRA” E “SOPRA” VIRTUDES?

2024, há 18 anos compartilho instruções maçônicas e provocações para o enlevo moral e ético dos Irmãos, permaneço neste propósito para provocar a reflexão dos Obreiros sobre nossa Ordem. São visões pessoais, não são verdades absolutas, questione sempre o que lê. A verdade é aquilo que conseguimos vivenciar.
Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024
Contato: 0 xx 31 99959-5651 / quirino@roosevelt.org.br
Facebook: (exclusivamente assuntos maçônicos) Sergio Quirino Guimaraes Guimaraes
Os artigos publicados refletem a opinião do autor exclusivamente como um Irmão Maçom.
Os conteúdos expostos não reproduzem necessariamente a ideia ou posição de nenhum grupo, cargo ou entidade maçônica.