O que é a Maçonaria e por que sou Maçom?

Começar esta humilde Peça de Arquitetura, quero pedir a meu Venerável Mestre e a Oficina em geral, sua benevolência para escutar e dispensar os erros em que eu incorra, já que minha capacidade é muito pobre, mas no desejo de cumprir com que foi solicitado pelo Venerável fiz o que pude e comecei dizendo que o significado de Maçonaria, tem muitas definições; mas segundo o define o catecismo do Aprendiz, é um lindo sistema moral, ou o que é o mesmo, uma associação de homens honrados, livres e de bons costumes, que buscam o aperfeiçoamento da humanidade. 

É um sistema de moral dentro do que cabem os princípios e crenças dos homens amantes da humanidade e do progresso e dotados de retidão, de critério e boa votande. Não é uma religião, mas sim berço de todas, já que aceita a toda pessoa sem distinção de raça nem credos.

Maçonaria, segundo a etimologia da palavra inglesa, significa "pedreiro ou arte de edificar", mas os Edifícios Maçônicos, em vez de ter condições e fins materiais, qual é a arte dos pedreiros, não é outra coisa que a edificação moral de todas as associações por meio do trabalho e exercício das virtudes por parte dos homens que compõem a Maçonaria. Isto é o que eu tenho encontrado mais perto dos que para mim é a Maçonaria. 
 
Pois bem, sou Maçom porque me fascina seu lema: "Liberdade, Igualdade e Fraternidade". Porque se pratica a filantropia, que tem sido minha meta antes de entrar em tão augusta Instituição, da qual me sinto satisfeito.
 
Sou Maçom, porque ser maçom, é ser amigo dos pobres e dos desgraçados dos que sofrem, dos que choram e tem sede de justiça. Sou Maçom, porque se pratica a tolerância, se exerce a caridade sem distinção de raças, crenças nem opiniões: se luta contra a hipocrisia e o fanatismo.
 
Fraternalmente,
 
A... M... Benito Pablo Juárez Garcia.
 
(Esta Peça de Arquitetura foi escrita por Benito Juárez que foi Presidente do México).