Os degraus

O Oriente é separado do Ocidente por uma balaustrada – a Grade do Oriente, e tem o soalho mais elevado, para onde se sobe por quatro degraus que representam: Força, Trabalho, Ciência e Virtude

É nesse lugar onde se sentam as autoridades maçônicas, bem como os Mestres Maçons Instaladas, que são aqueles que já sentaram no “Trono de Salomão”, ou seja, já dirigiram uma Loja. E para dirigir bem uma Loja se faz necessário ter força, trabalhar muito, conhecer a ciência maçônica, a Sabedoria, e possuir virtudes a fim de poder bem orientar a seus Irmãos de Loja. 

No eixo principal do Templo, próximo do fundo do Oriente e sobre três pequenos degraus (Pureza, Luz e Verdade), eleva-se o Trono, de forma triangular, destinado ao Venerável Mestre. Este é o que está ali por escolha de seus irmãos, por sentir que ele deverá possuir a Pureza das intenções e de sentimentos para sempre agir sem preconceitos e evitando qualquer prática que desorientem os irmãos. 

A Luz que o ajudará a clarear o caminho de todos com a luta constante contra as trevas. Como disse José Geraldo da Cruz Oliveira “a luz que nos invade o corpo e nos enche de alegria que nos conduz à presença do Criador”.

 E, finalmente a Verdade que deve ser a busca constante de todos para harmonizar a Loja e fazê-la “justa e perfeita”. 

É através dos degraus reais, hierárquicos e simbólicos que um irmão é escolhido para presidir a Loja e receber o título de Venerável Mestre

À esquerda e um pouco à frente da Coluna “B”, sobre um estrado de dois degraus, localiza-se o Altar do 1º Vigilante; à meia distância entre a Coluna “J” e a Grade do Oriente, sobre um estrado de um degrau, o do 2º Vigilante. Estes dois complementam as Luzes da Loja e os degraus expressam somente hierarquia. 

Penso que os degraus na maçonaria vai representar, simbolicamente, o avanço de cada um na escalada maçônica, o seu aperfeiçoamento. Tanto o avanço através dos graus simbólicos como os degraus hierárquicos em que o irmão chega ao topo máximo da Loja para dirigi-la. E para isso é exigido todas as virtudes para chegar lá.

 

 Juarez de Oliveira Castro

 Mestre Maçom (Instalado)

 Loja "Alferes Tiradentes" Nº 20

 Sob a obediência da Grande Loja de Santa Catarina

"Quando você ajuda alguém a subir a montanha, você alcança o topo com ele"

"A Iniciação é o começo para se chegar ao fim do objetivo da criação do homem por Deus"

Juarez de Oliveira Castro

"A verdade deve manifestar-se em nossos pensamentos, nossas palavras e nossas ações"
 
Mahatma Gandhi
"Jamais permita que os nós tapem a vista da janela, pois será através dela que enxergaremos a oportunidade dos laços!"

 

Áureo dos Santos