Decisões.

A Maçonaria sempre, e constantemente, está nos dando oportunidades para decisões na vida. Mesmo antes de ver a Luz, ela pergunta por várias vezes o que queremos, além de fazer refletir sobre os atos da vida, ela manda refletir e dando um tempo, pede que a “obscuridade que envolve os olhos e o horror da solidão sejam os únicos companheiros” e, pergunta de maneira incisiva: “Já refletistes, nas consequências de vossa pretensão? Pela última vez, dizei-me: quereis voltar para o mundo profano ou persistis em conquistar um lugar entre os Maçons?”.  Raríssimos casos ocorreram de desistência do começo da caminhada maçônica. 

E assim, determinado pela vontade de persistir na caminhada e fazer acontecer o maravilhoso momento de ser iluminado pelas luzes da Sabedoria, a Maçonaria manda que façam as “viagens” para sentir que o procedimento não vai ser fácil. 

Para ser Maçom é necessário viajar, experimentar, ousar, aprender a superar as dificuldades e, sobretudo saber viver em comunidade, em grupo, em bando, “porque o ser humano é uma espécie que nasceu para viver em bando”, e além, como diz a música intitulada “Santa Fé” de Jon Bon Jovi: “Dizem que nenhum homem é uma ilha. E coisas boas vêm àqueles que esperam. Mas as coisas que ouço estão aí. Apenas para me lembrar de que cada um terá seu dia”.

Viver em um corpo social (Loja) não é tão fácil assim. Tem uma diversidade muito grande de meios que poderão levá-lo para passagens boas ou ruins. Estamos sempre diante de “escolhas”. E a tarefa é escolher sempre o melhor para si e para o próximo. 

Creio que uma das fórmulas bem compensadora é pensar que em cada círculo há pontos de energia. Cada energia pode ser negativa ou positiva, no sentido de que lhe vai proporcionar melhoria no viver de cada dia. Daria como exemplo de ponto positivo aquela pessoa que acorda com disposição de que é um novo dia e que vai levar para os seus semelhantes momentos de alegria, humor, prosperidade, ou seja, somente coisas boas para melhorar o seu dia. Na sua aglomeração procure se juntar com esse que lhe dará momentos bons. Evite aqueles que trazem pontos negativos. Você faz a escolha. E sempre escolha os pontos positivos

Às vezes, penso que aquele postulado de que não vou a uma reunião porque tem um indivíduo que não gosto, que é muito negativo, que está sempre criticando a administração, e sempre falando dos outros.  Aí está. Ele para você é um ponto de energia negativo. Evite-o. Procure entrar em contato com aqueles que vão lhe trazer compensações de crescimento, de ensinamento e de prosperidade. 

No livro do educador Paulo Freire “Educar para Transformar” ele diz que “ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: os homens se libertam em comunhão”.

Assim, arremato dizendo que a vida é feita de escolhas, e cada escolha feita, a responsabilidade cai sobre cada um que a fez. Se a escolha for perfeita, tudo sairá bem. Se for incorreta, o resultado será um desastre para si.

 

 

 Juarez de Oliveira Castro

 Mestre Maçom (Instalado)

 Loja "Alferes Tiradentes" Nº 20

 Sob a obediência da Grande Loja de Santa Catarina

"Quando você ajuda alguém a subir a montanha, você alcança o topo com ele"

"A Iniciação é o começo para se chegar ao fim do objetivo da criação do homem por Deus"

Juarez de Oliveira Castro

"A verdade deve manifestar-se em nossos pensamentos, nossas palavras e nossas ações"
Mahatma Gandhi
"Jamais permita que os nós tapem a vista da janela, pois será através dela que enxergaremos a oportunidade dos laços!"

 

Áureo dos Santos