A Esperança

Não sei se os Irmãos têm o hábito, que aprendi desde muito tempo, que é ter um livro de cabeceira, ou seja, um livro que fica sempre do lado da cama em que habitualmente folheio antes de dormir. Na realidade ficam dois: o livro que compro para ler e, o permanente que é a Bíblia Sagrada

A Bíblia Sagrada, que nós Maçons chamamos de Livro da Lei, abro-o aleatoriamente. E dessa vez o que me saiu foi o Livro do Novo Testamento em Romanos 5,5: “A esperança não traz confusão, porque o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo”. Na frase estão contidas as virtudes da , Esperança e Caridade

Fé porque para ter o amor de Deus necessita da fé, essa relação do homem com Deus. A esperança porque afirma que “a esperança não traz confusão” quando há o amor. E caridade porque está representado pelos “nossos corações”, em que usamos para fazer o bem ao próximo. 

Com isso o Maçom que possui essas virtudes é forte e capaz de vencer o medo, as dificuldades e as adversidades da vida quotidiana, com compreensão e resignação. 

Na Maçonaria temos a representação simbólica das virtudes citadas acima, (, Esperança e Caridade), quando reparamos no Painel da Loja do grau de Aprendiz Maçom em que é mostrada a Escada de Jacó com todo o simbolismo. 

Não vamos nos aprofundar sobre o assunto em razão de amplo material sobre a Escada de Jacó que é representada no Painel. Limitaremos-nos na representação simbólica dentro do Painel da Loja, da Esperança, que é representada pela Âncora

A Âncora fica no meio da Escada de Jacó, e seu papel é dificultar a nossa caminhada para o topo, uma vez que ela puxa para baixo, querendo nos estacionar no fundo dos vícios. É necessário ter a Esperança para haver perseverança diante das atribulações da vida, mantendo-nos firmes em nossos ideais. Dependendo de como vamos persistir diante das dificuldades, sem perder a Esperança, é que alcançaremos o êxito completo. 

O Maçom tem a Esperança como “força do espírito, amparando-o e animando-o no caminho da vida” (1ª Instrução do Grau de Aprendiz Maçom). É o aperfeiçoamento moral do Maçom. 

Assim, a Escada de Jacó “composta de muitos degraus, cada um deles representa uma das virtudes exigidas ao Maçom para caminhar em busca da perfeição. Em sua base, centro e topo, destacam-se três símbolos, muito conhecidos no mundo profano: Fé, Esperança e Caridade, virtudes morais que devem ornar o espírito e o coração de qualquer ser humano, principalmente do Maçom, que não se esquecerá jamais de depositar fé no Grande Arquiteto do Universo, esperança no aperfeiçoamento moral e caridade para com os seus semelhantes”.

O assunto é empolgante e nos leva à meditação. Essas três virtudes devem sempre fazer parte da vida do Maçom. Todas importantes e fundidas, embora o Apóstolo São Paulo diga que a maior delas é a Caridade. E como disse Voltaire: “A esperança é um alimento da nossa alma, ao qual se mistura sempre o veneno do medo”.

 
 

Juarez de Oliveira Castro

Mestre Maçom (Instalado) da Loja "Alferes Tiradentes" Nº 20

Sob a obediência da M∴R∴G∴L∴S∴C∴

Florianópolis-Santa Catarina