Bens materiais ou espirituais? 

Certa vez o Mestre disse, em uma parábola, que era mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus. 

Evidentemente que o Mestre estava falando simbolicamente isto, querendo dizer que realmente era muito difícil um rico entrar no Reino de Deus. Mas, um rico de coisas materiais que usam esses bens somente para o lado egoísta. Ele falou isso pela situação da época, em que via a situação em que acontecia com a maioria das pessoas que tinham posse. Claro que Ele disse isso, para nos levar a muitas reflexões. 

Uma delas, entre muitas, seria que a riqueza que devemos juntar não é a material, e, sim a espiritual. Não significando que os ricos estão condenados. Não!

A própria natureza em sua sabedoria nos ensina todo dia através de suas formigas. Elas trabalham durante todo o verão para terem o sustento durante o inverno. E, elas sabem usar bem o material que recolhem. 

Tudo vai depender como usamos o nosso bem material, pois que ele é necessário para nossa vida. Empregá-lo bem para o seu próprio bem e dos outros. Como já dizia alguém: 

"É a nossa maneira de empregá-lo, quando nos esquecemos de facilitar a corrente do progresso, através da ação na fraternidade e do devotamento ao bem, com que nos cabe colaborar no engrandecimento do trabalho e da vida". É exatamente isso: saber empregá-lo bem para o engrandecimento de si próprio e dos outros

Aí, dá para lembrar-se de Oskar Schindler, alemão industrial, “espião e membro do Partido Nazi, que teria salvado da morte 1.200 judeus durante o Holocausto”, que usou todo o seu dinheiro a favor dos perseguidos judeus da Polônia, empregando-os em um simulacro de uma fábrica e os sustentando para não serem mortos pelos Alemães. Exemplos não faltam para nos dizer que coisas materiais são necessárias na vida, porém devemos saber empregá-las bem. 

Então, concluímos que ter dinheiro é bom, mas devemos saber utilizá-lo bem para finalidades específicas bem planejadas para uso próprio e da ajuda do nosso próximo, para o bem da humanidade. 

Procurar guardar mais tesouros espirituais, porque os materiais ficam para trás, jamais poderemos levá-los adiante. Já os espirituais deixam rastros, legam marcas de virtude.

 Juarez de Oliveira Castro

Mestre Maçom Instalado da ARLS... "Alferes Tiradentes" 

Florianópolis - Santa Catarina - Brasil.

"Quando você ajuda alguém a subir a montanha, você alcança o topo com ele"

A Iniciação é o começo para se chegar ao fim do objetivo da criação do homem por Deus.

Juarez de Oliveira Castro