Meu renascer

É interessante notar a beleza do Ritual no ingresso de novos Irmãos na Maçonaria, quando, cada vez que se lê o Ritual, aparece em nossa mente a passagem de nossa própria Iniciação. 

O meu renascer veio de um mundo profano para um mundo de luz, de fraternidade e de paz. Foi a minha ressurreição através da Iniciação. Iniciação que é o início de um caminho de aprendizagem através dos tempos no qual devemos nos tornar verdadeiros maçons. 

Na verdade, quando me foi colocado a venda, me vi no mundo da minha ignorância e da minha insignificância, mostrando-me que a vida sem os atributos de uma vida de luz, de fraternidade não tem a beleza necessária para um trabalho de um verdadeiro construtor social. Vendado, senti alguém me dizendo que “eu sou o vosso guia, tende confiança em mim e nada receeis”. 

Com essa confiança em um desconhecido, senti-me forte e pronto para aguentar várias horas de combate e verdadeira guerra dentro de mim, das trevas contra a luz, notando a quantidade de defeitos existentes em mim, e talvez com pouquíssimas virtudes, constatadas através da Câmara de Reflexão. Saí desse recinto de meditação, convicto de que sou pequeno, sendo grande e vencedora a Luz, que ilumina o meu caminho, como um homem novo, sempre com “vigilância e perseverança”, em direção ao campo da sabedoria. 

E realizando três viagens, depois de induzir-me de que tenho primeiro que morrer para renascer, igual que a semente de trigo, consegui ascender o ponto máximo em que foi me dada a Luz. 

Todo esse drama vivido por todos nós, revivemos toda a vez que assistimos a uma iniciação. 

Assim, “é bom e agradável” que revivamos esse momento, compartilhando a todos a emoção de pertencer à família maçônica. 

Finalizo com as palavras de Luiz Gonzaga da Rocha em sua Peça de Arquitetura com o tema “Iniciação e vida maçônica”: “... a iniciação real só pode ser conseguida por aquele que vencendo as suas paixões torna-se seu próprio guia, mestre e iniciador na Arte Real”.

 

 Juarez de Oliveira Castro

 Mestre Maçom (Instalado)

 Loja "Alferes Tiradentes" Nº 20

 Sob a obediência da Grande Loja de Santa Catarina

"Quando você ajuda alguém a subir a montanha, você alcança o topo com ele"

"A Iniciação é o começo para se chegar ao fim do objetivo da criação do homem por Deus"

Juarez de Oliveira Castro