Vamos nos conhecer?

O passo inicial já foi dado para o caminho do bem quando nos convidaram para entrar para Maçonaria. Ela tem o objetivo de formar o homem para viver na comunidade. 

E para isso, no final da iniciação o Orador diz: “Estudai o vosso caráter e as vossas inclinações para poderdes, moralmente, desbastar-lhes as asperezas”. 

E é isso que carecemos fazer: estudar o caráter, isto é, esse conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de cada um de nós. Essa porção de qualidades e defeitos que possuímos é que vão determinar como vamos agir na sociedade.

Às qualidades, devemos cultivá-las cada vez mais. Mas, os defeitos, precisamos podá-los para obter uma formação sólida e incontestável. 

Dispomos de uma ferramenta que funciona muito bem que se chama meditação. Esse mecanismo nos ajuda a nos estudar interiormente, levando a nos conhecer melhor. Ela nos aponta para uma realidade interior: quem sou? E ela, seguramente vai nos levar a conhecer o caráter e as inclinações, podendo “moralmente” desbastar as nossas asperezas. 

Tudo isto porque o trabalho do Aprendiz é: “conhecer-se e aperfeiçoar-se”, a fim de que, livre dos preconceitos e vícios do mundo exterior, os Maçons possam aspirar ao estudo da tradição e da História da Maçonaria, cujos ensinamentos têm continuamente iluminado o mundo, nos relata o Ritual. 

A consciência de ser Maçom nos relaciona a essa aspiração de estar sempre trabalhando para nos conhecer melhor e com isso nos aperfeiçoar cada vez mais. 

Conscientes da vida de Maçom, retomamos a vida diária, esclarecidos pelos deveres de Aprendiz e fazendo dos conselhos recebidos das reuniões maçônicas a “pedra de toque e de amor para com os nossos semelhantes”, amassando com coragem e perseverança, o cimento místico que servirá para edificar o templo do Grande Arquiteto do Universo para abrigar os homens que querem trilhar o caminho do bem.

 

 Juarez de Oliveira Castro

 Mestre Maçom (Instalado)

 Loja "Alferes Tiradentes" Nº 20

 Sob a obediência da Grande Loja de Santa Catarina

"Quando você ajuda alguém a subir a montanha, você alcança o topo com ele"

"A Iniciação é o começo para se chegar ao fim do objetivo da criação do homem por Deus"

Juarez de Oliveira Castro

"A verdade deve manifestar-se em nossos pensamentos, nossas palavras e nossas ações"
 
Mahatma Gandhi
"Jamais permita que os nós tapem a vista da janela, pois será através dela que enxergaremos a oportunidade dos laços!"

 

Áureo dos Santos