O Caminho da Luz 

Quantas vezes nos perguntamos qual o melhor caminho ou se estamos no caminho certo. E complementamos a pergunta se realmente estamos no caminho que deveríamos estar. E que caminho é esse? Claro, o caminho da Luz. 

Cada vez que nos aproximamos da Luz significa que conquistamos uma virtude, fizemos uma boa obra, ajudamos o nosso próximo, ou seja, fizemos coisas boas.

Ao contrário, quando nos distanciamos da Luz é porque fizemos alguma coisa que emperrou a nossa caminhada. Encaminhou-nos para as trevas. Aí tudo desanda na nossa vida. 

“A escolha que temos que fazer todos os dias de nossa vida, entre nos aproximarmos ou nos distanciarmos da luz. Não há meio termo. São decisões nossas, muitas vezes imperceptíveis, mas que com o passar do tempo, somadas umas as outras, acabam por definir a realidade na qual vivemos”.

Quando nos enveredamos para o caminho contrário a Luz, nos conduzimos para o oposto das condições necessárias ao nosso objetivo, que é se aproximar da luz. A distância fará o sofrimento e, talvez, nos levar a um desespero e ao sentimento de estar agindo contra a natureza natural do homem que é fazer o bem para si e para os outros. 

Por outro lado, “sempre que optamos por uma visão mais positiva e alegre da realidade, e abandonamos os nossos sentimentos de mágoa, descobrimos uma nova lógica de existência e que pode nos levar a uma nova experiência de uma vida iluminada”. O caminho da luz. 

Cada dia é um dia, isto é, “nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia. Para isso temos que nos adaptar às diversas situações que a vida nos propõe e encontrar meios de superar essas situações”, disse alguém. Ninguém poderá prever o que irá acontecer na vida. Por isso é necessário apegar no caminho certo, o caminho da luz. 

Como temos livre arbítrio poderemos ter a capacitar de dar um passo à esquerda da vida para experimentar outros caminhos, porém com a certeza e convicção de que poderemos voltar ao verdadeiro caminho, o da luz. Sabendo de antemão de que todo esforço feito mal conduzido será um esforço perdido. No entanto, nos servindo como exemplo para nunca repeti-lo. 

Esse caminho escolhido, o da luz, é para ser vivido, estudado com a finalidade de nos tornar capazes de conhecer todas as suas nuanças, curvas e pedras que virão pela frente, a fim de poder lapidá-las e torná-las úteis para a construção de uma vida melhor.

 

Juarez de Oliveira Castro

Mestre Maçom (Instalado) da ARLS... "Alferes Tiradentes" 

Florianópolis - Santa Catarina - Brasil.

"Quando você ajuda alguém a subir a montanha, você alcança o topo com ele"

A Iniciação é o começo para se chegar ao fim do objetivo da criação do homem por Deus.

Juarez de Oliveira Castro