Donde se firmar?

É notório e bem claro nos rituais que todos os cargos são importantes, e devem ser exercidos com amor e dedicação. Uns têm mais notoriedade do que outros, porém todos de importância dentro de cada necessidade de execução. 

No entanto, o cargo de Venerável Mestre é difícil, porém ao mesmo tempo muito fácil, quando se trata de conduzir uma Loja com Obreiros dedicados e colaborativos, e estando convicto de que não é o cargo que faz a pessoa ter honra ou não, mas a maneira correta como se opera o cargo

O Venerável Mestre deve procurar se firmar sempre e seguir o “Código Moral Maçônico” que enuncia que o Venerável Mestre deve ser “livre sem restrições entre os profanos; grande, sem orgulho; humilde, mas honrado; e entre os Irmãos, firme, sem ser radical; severo, sem ser inflexível; e submisso, sem ser servil”. 

O importante para um Venerável Mestre é ser constantemente um grande apreciador daqueles que trabalham para o bem da humanidade, e todos que um dia bateram na Porta de um Templo Maçônico, e estarem compromissados para fazer uma Humanidade mais feliz. Para isso entramos para a Ordem Maçônica.

Então, está confirmado de que o Venerável Mestre deve ser firme, sem ser radical, mas, também não deve ceder facilmente aos desejos de opiniões que vão de encontro ao bom andamento dos trabalhos de Loja, devidamente comprovados de conformidade com os Rituais.

Deve estar convicto de que os Oficiais, Dignitários, Conselho de Mestres Instalados e Comissões estão na lista da gestão de um Venerável Mestre para auxiliá-lo, porém, nunca para ser razão de dificultar o bom andamento dos trabalhos, dificultando a ascensão de seus obreiros. 

Nenhum membro de comissão de uma Loja pode, de última hora, modificar um cronograma de trabalho por motivos que não foram analisados e planejados com antecedência, prejudicando obreiros na apresentação de Peças de Arquitetura. Não tem esse direito

Se tiver algo que não condiz com o Regulamento ou Regimento Interno, compete ao Orador chamar a atenção do Venerável Mestre para agir de conformidade com o prescrito no Regulamento e Regimento Interno, nunca na percepção de um membro de Comissão, Oficial ou Dignitário, com exceção do Orador. Quem decide qualquer Peça de Arquitetura de sua validade é o Plenário da Loja

Aí o Venerável Mestre precisa ter o pulso necessário para prosseguir no que foi elaborado para continuar, principalmente, o correto caminhar dos Irmãos na senda programada. 

O Venerável Mestre necessita sempre “ser firme, sem ser radical; severo, sem ser inflexível; e submisso, sem ser servil”.

 

 Juarez de Oliveira Castro

 Mestre Maçom (Instalado)

 Loja "Alferes Tiradentes" Nº 20

 Sob a obediência da Grande Loja de Santa Catarina

"Quando você ajuda alguém a subir a montanha, você alcança o topo com ele"

"A Iniciação é o começo para se chegar ao fim do objetivo da criação do homem por Deus"

Juarez de Oliveira Castro

"A verdade deve manifestar-se em nossos pensamentos, nossas palavras e nossas ações"
 
Mahatma Gandhi
"Jamais permita que os nós tapem a vista da janela, pois será através dela que enxergaremos a oportunidade dos laços!"

 

Áureo dos Santos