Determinação

O que a Maçonaria fala para nós sobre a determinação? Antes de entrar no assunto, permita-me citar o que Fran Christy, formada em Administração de Empresas com especialização em Planejamento Estratégico, confirma que determinação “é a certeza íntima de direcionamento. Ser determinado é ter metas claras e definidas e uma convicção plena de que irá alcançá-las”

A primeira pergunta que vem é: A Maçonaria tem metas claras e definidas? Claro que tem. E muitas. Poderia aqui citar uma variedade de metas que a Maçonaria nos propõe. Uma delas muito conhecida: Fazer feliz a humanidade. Outra: Polir a Pedra Bruta. São metas importantes e que devemos ter a convicção de que iremos alcançar o sucesso na consecução. 

Obstáculos, iremos encontrar, constantemente, e muitos, mas são temporários. Precisamos manter-nos firmes e não nos deixar contaminar pelos sentimentos negativos, já que temos algo muito importante a realizar. Esses sentimentos negativos são os vícios que, às vezes, insistem em permanecer, mas temos que “levantar Templos à virtude” para ter uma força interior forte e a certeza de que alcançaremos a nossa meta. 

Citando novamente a Fran Christy ela diz: “Para ser determinado, portanto, é necessário definir metas muito objetivas e claras de forma que elas possam ser explicadas em detalhes e mensuradas, de preferência, quantitativamente. Depois das metas vem a força interior e a certeza de que o que se deseja será alcançado. Essas duas coisas juntas formam a determinação. Metas sem força e certeza jamais são concretizadas; força sem metas é apenas intenção, esperança”

Aí nos leva a uma situação muito importante durante a Iniciação, em que se diz que “Na Maçonaria nada se faz que não tenha razão de ser”. E o Venerável Mestre adverte aos candidatos: “Esforçai-vos por compreender, porque do resultado desses esforços dependerá toda a extensão dos conhecimentos que, como Maçom, deveis adquirir”.

Não é nada menos do que a determinação para compreender, se esforçando para apreender bem a extensão dos conhecimentos maçônicos durante toda a jornada. E como foi dito, obstáculos aparecerão como que nos lembrando da primeira viagem que fizemos, “com seus ruídos e obstáculos”, “mostrando o emblema da vida humana, com seus tumultos de paixões e suas dificuldades; os ódios, as traições, as desgraças que ferem o homem virtuoso”

E a determinação é necessário e salutar, lembrando o que disse Dalai Lama: “Determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso. Não importa quais sejam os obstáculos e as dificuldades. Se estamos possuídos de uma inabalável determinação, conseguiremos superá-los. Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho”

Finalizo mencionando a frase, que gosto muito, do Augusto Branco: “Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante”.

Então vamos à luta com determinação?

 Juarez de Oliveira Castro

Mestre Maçom Instalado da ARLS... "Alferes Tiradentes" 

Florianópolis - Santa Catarina - Brasil.

"Quando você ajuda alguém a subir a montanha, você alcança o topo com ele"

A Iniciação é o começo para se chegar ao fim do objetivo da criação do homem por Deus.

Juarez de Oliveira Castro