Amor e Progresso

A Maçonaria foi criada para ser um caminho diferente para os homens trilharem. Uma Maçonaria que tem como princípio o Amor. Amor e felicidade da humanidade. Ela está baseada na Fraternidade. 

Somos treinados constantemente em nossas Sessões Ordeiras para sermos cidadãos de bem com o propósito de atingir o Progresso quando colocados no meio da comunidade para a construção do Templo da Glória de todos os seres humanos. Uma missão grandiosa, elevada e de grande responsabilidade, sendo um verdadeiro sacerdócio. 

Nesta missão do Maçom, vejo contida a frase de Auguste Comte, filósofo Francês (1790 – 1857), que dizia: “Amor por princípio, Ordem por base, Progresso por fim”

Amor, quando abraçamos e aceitamos o convite formulado para entrar nesta Instituição honrosa e superiora, cuja causa é a dedicação ao próximo. E só com dedicação à Instituição é que suportaremos os sacrifícios oriundos dos afazeres cotidianos, nos conduzindo à Ordem gerada por este Amor

A Ordem nos levando a executar as tarefas maçônicas diárias satisfatoriamente, com a consciência tranquila de estar cumprindo o dever maçônico. 

Esta harmonia, Amor-Ordem, nos transportará a ascender o fim diário de nossa missão, ou seja, o nosso Progresso. Aqui entra o que fazemos semanalmente na Loja: “... fazer novos progressos na Maçonaria, estreitando os laços de amizade que nos unem como verdadeiros irmãos”

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Somos treinados constantemente em nossas Sessões Ordeiras para sermos cidadãos de bem com o propósito de atingir o Progresso quando colocados no meio da comunidade para a construção do Templo da Glória de todos os seres humanos. Uma missão grandiosa, elevada e de grande responsabilidade, sendo um verdadeiro sacerdócio.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Três coisas dinâmicas, (AmorOrdemProgresso), importantes na vida maçônica do Homem escolhido e iniciado, em que na falta desta dinâmica, certamente e efetivamente nos conduzirá à frustração. 

A lógica da tríade vivencial nos arrastará a ser, verdadeiramente, um Maçom, facilitando a missão Maçônica de: “tornar feliz a Humanidade pelo amor, pelo aperfeiçoamento dos costumes, pela tolerância, pela igualdade e pelo respeito à autoridade e à crença de cada um”.  

Notamos que a missão é grandiosa e poderá até nos adormentar, mas reflitamos o que disse o mesmo Filósofo, Auguste Comte, de que: “Cansamo-nos de agir e até de pensar, mas jamais nos cansamos de amar”

E o amor é o princípio de tudo.

 

 Juarez de Oliveira Castro

Mestre Maçom (Instalado) da ARLS... "Alferes Tiradentes" 

Florianópolis - Santa Catarina - Brasil.

"Quando você ajuda alguém a subir a montanha, você alcança o topo com ele"

A Iniciação é o começo para se chegar ao fim do objetivo da criação do homem por Deus.

Juarez de Oliveira Castro