Precisamos transcender

As “Leis Básicas”, que são as “antigas leis fundamentais”, ou seja, “as leis gerais da sociedade”, ou ainda, regras para os maçons, “que foram extraídas dos antigos documentos da Loja de Ultramar, da Inglaterra, da Escócia e da Irlanda, aprovadas em 1723, as quais”, diz o Manual, ”devem ser lidas sempre que o Venerável Mestre julgue oportuno”, nos traz uma passagem interessante a respeito de conduta dos Irmãos, que entre outras, diz que os Irmãos “devem abster-se de dizer ou fazer alguma coisa que possa ferir ou romper a boa harmonia que deve reinar sempre entre todos; por esta razão, não se devem levar a estas reuniões ódios privados, nem motivo algum de discórdia...”.

É natural do ser humano ser dominado pelo desejo de receber só para si. De querer sempre estar com a razão de suas ideias. Mas, é preciso e necessário nos aproximar mais dos outros, dedicando um pouco do nosso tempo e dar atenção aos outros e compartilhar o que temos de melhor. Isso nos fará nos sentir muito melhor. 

Precisamos transcender, isto é, suplantar esse natural desejo do ser humano, sublimando e alcançando uma visão mais elevada, para nos aproximar mais dos outros. Lembremos-nos da máxima da Maçonaria, que é a Fraternidade, e dentro de Loja recordemos que todos são “absolutamente iguais”, “sem distinção de prerrogativas profanas, de privilégios que a sociedade confere. A Maçonaria a todos nivela nas reuniões Maçônicas”, expressa o Landmarque nº 22. Afinal estamos nos reunindo toda a semana para nos transformar em “Construtores Sociais”

Se cada um de nós não abater a tendência natural do ser humano, de ser ele e somente ele, não poderemos jamais chegar naquilo que a Maçonaria se fundamenta: a Fraternidade. E esta, por sua vez, exige muita Tolerância

Assim, finalizo dizendo que devemos preencher a falta de pessoas na queixa do Ernesto Guevara de La Serna, vulgo “Che” Guevara que enunciava:

“Na terra fazem falta pessoas que trabalhem mais e critiquem menos; que construam mais e destruam menos; que prometam menos e resolvam mais”.

 

 Juarez de Oliveira Castro

 Mestre Maçom (Instalado)

 Loja "Alferes Tiradentes" Nº 20

 Sob a obediência da Grande Loja de Santa Catarina

"Quando você ajuda alguém a subir a montanha, você alcança o topo com ele"

"A Iniciação é o começo para se chegar ao fim do objetivo da criação do homem por Deus"

Juarez de Oliveira Castro