Luzes
Venerável Mestre: Afonso Celso Prazeres
Primeiro Vigilante: Alfredo Jorge Cherem
Segundo Vigilante: Noir Manoel Bruno
Dignitários
Orador: Eleutério Nicolau da Conceição - Hamilton Pacheco da Rosa
Secretário: Theodoro Carlos do L. Dücker - Antonio Sergio Gouvêa
Tesoureiro: Aldo Waldemar Vieira Filho - Adalberto Gallon da Silva
Chanceler: Antônio Sergio Gouvêa - Ricardo Polly
Oficiais
Primeiro Diácono: Licinio de Souza Junior
Segundo Diácono: Adolar Benkendorf
Mestre Cerimônias: João Paulo de Souza
Hospitaleiro: Jatyr Ribeiro Borges - Adilson Martins
Primeiro Experto: Lonarte Sperling Veloso
Segundo Experto: José Paulo da Cunha Brito
Porta Espada: Mário Eduardo Panyagua
Porta Estandarte: Eduardo Cezar da Silveira Ribeiro
Guarda do Templo: Milton Antônio Lazzaris
Cobridor Externo: Elson Tadeu Pucci
Arquiteto Templo: Aguinaldo Chilomer - Jaime França de Morais
Mestre Harmonia: Ivan Farias - João Carlos Rossin Gonçalves
Bibliotecário: Carlos Costa Pacheco
Mestre Banquete: Luiz Carlos Martins - Sigfrido Maus
Alteração: Secretário: Antônio Sérgio Gouvêa (a partir de 26.02.1988).
Comissões
1 - Administração Superior: Eduardo Cezar da Silveira Ribeiro, Lonarte Sperling Veloso, Walter Pacheco Junior
2 - Solidariedade: Alberto Leônidas Moreira Pinto, Elson Tadeu Pucci, Mário Eduardo Panyagua
3 - Finanças: Adolar Benkendorf, José Paulo da Cunha Brito, José Wellington Machado Cavalcanti
Observações:
Fatos da Administração
Em 26/06/1987, o Irmão Wilson Pacheco foi sagrado como Garante de Paz e Amizade da Loja Padre Roma II Nº 34, junto a Loja Alferes Tiradentes Nº 20.
Em 09/10/1987, os Aprendizes Maçons, Jaime França de Moraes, Ricardo Polli, Adalberto Gallon da Silva, Élson Celestino de Oliveira, Sigfrido Maus e Adilson Martins foram Elevados ao grau de Companheiro Maçom.
Em 06/11/1987, foi Elevado ao grau de Companheiro Maçom, o Aprendiz Maçom: Anilso Cavalli.
Em 28/11/1987, foram efetuadas as Iniciações dos Obreiros: Hideo Suzuki, Túlio Carioni, Marcos José Muller e Juarez de Oliveira Castro. Nessa mesma Sessão Magna de Iniciação, foram oficialmente encerrados as comemorações referentes ao 10º aniversário de fundação da Loja Alferes Tiradentes, com o descerramento de uma Placa alusiva na Galeria dos Ex-Veneráveis. Foram agraciados com o Troféu Alferes Tiradentes – ANO 10, os Irmãos: Noir Manoel Bruno, Thésio Silva, Lonarte Sperling Veloso, Walter Pacheco Júnior, José Abelardo Lunardelli, James Gilson Berlim e Vadi Nozar de Melo.
Estiveram presentes na Sessão os Grãos-Mestres do GOSC, Irmão Francisco Vady e do GOESC-GOB Irmão Elmo Bittencourt e o Representante do Grão-Mestre de GLSC Irmão Moysés Schmidt. Os Veneráveis Mestres das Lojas: Pitágoras Nº 15, Solidariedade Nº 28, Padre Roma II Nº 34, Fraternidade Josefense Nº 30, 14 de Julho Nº 3, Duque de Caxias Nº 21, Universo Nº 43, Obreiros de São João Nº 13 do Oriente de São Bento do Sul, 15 de Novembro Nº 25 do Oriente de Imbituba, Januário Corte Nº 7 e mais noventa e três (93) Irmãos entre visitantes e Obreiros do Quadro da Loja nessa nona (9ª) Iniciação da Loja Alferes Tiradentes em comemoração ao décimo (10ª) aniversário de sua fundação.
Em 03/12/1987, o Irmão Vidal José Vieira foi sagrado Garante de Paz e Amizade na Loja Universo Nº 43 para a Loja Alferes Tiradentes Nº 20.
Em 07/12/1987, o Irmão Airton Edmundo Alves foi sagrado Garante de Paz e Amizade na Loja Fraternidade Josefense Nº 30 para Loja Alferes Tiradentes Nº 20.
Em 08/12/1987, o Irmão Delcir Iguatemy da Silveira da Loja Pitágoras Nº 15 foi sagrado Garante de Paz e Amizade para Loja Alferes Tiradentes Nº 20.
Foram sagrados Garante de Paz e Amizade para a Loja 9 de Junho Nº 124, Oriente de São Paulo, o Irmão José Paulo da Cunha Brito; e, Garante de Paz e Amizade para Loja Universo Nº 43, o Irmão Aldo Waldemar Vieira Filho.
Em 09/03/1988, o Irmão João Carlos Rossin Gonçalves foi Elevado ao grau de Companheiro Maçom.
Em 11/03/1988, através da LEI MUNICIPAL Nº 2.837, o Sr. Edson Adrião Andrino de Oliveira, Prefeito Municipal de Florianópolis, sanciona projeto de autoria do Vereador Arno Seara, considerando como de UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL a Loja Alferes Tiradentes.
Em 03/05/1988, mediante Lei Estadual Nº 7.210, o Sr. Pedro Ivo Campos, Governador do Estado de Santa Catarina, sanciona projeto de Lei dos Deputados Aloysio Piazza e Sidney Carlos Pacheco, ambos Irmãos, considerando de UTILIDADE PÚBLICA para o Estado de Santa Catarina a Loja Alferes Tiradentes. A concessão desses títulos foi o reconhecimento da comunidade ao trabalho desenvolvido pela Loja Alferes Tiradentes ao longo dos últimos dez anos.
A Loja “Fênix”, do Oriente de Lages, abriu concurso para criação do seu logotipo e logomarca, havendo o Irmão Antônio Sérgio Gouvêa vencido o mencionado concurso, tornando-se o criador do logotipo, logomarca e Estandarte da Loja ‘’Fênix“.
Neste período administrativo, o Irmão Walter Pacheco Júnior foi agraciado com o título de Membro Correspondente e Pesquisador Maçônico, da Loja de Pesquisas Maçônicas BRASIL, bem como indicado para Membro Correspondente da Academia Brasileira Maçônica de Letras.
Durante o período administrativo foram proferidas as seguintes palestras:
- Palestra do Irmão José Paulo Rubim Rodrigues sobre entorpecentes no dia 14/08/1987.
- Palestra do Sr. Adilson Ventura, presidente da ACIC e cego, com o tema "A Visão" no dia 21/08/1987.
- Palestra do Irmão José Abelardo Lunardelli com o tema "A Iniciação" no dia 11/09/1987.
- Palestra do Irmão Ricardo Polli versando sobre a "AMORC", no dia 18/09/1987.
- Palestra do Irmão Eleutério Nicolau da Conceição com o tema "O Universo" no dia 13/11/1987.
- Palestra do Sr. Ricardo Di Bernardi abordando o tema "O Espiritismo" no dia 11/12/1987.
- Palestra do Irmão Manoel Gomes aos Irmãos iniciados (28/11/1987) sobre Toques, Sinais e entrada no Templo no dia 25/03/1988.
- Palestra do Irmão Eleutério Nicolau da Conceição com comentários a respeito da viagem feita a Singapura no dia 08/04/1988.
- Palestra do Irmão Walter Pacheco Junior com o tema "Controle da mente e Positivismo" no dia 15/04/1988.
- Palestra do Irmão Moacir Sérgio com o tema "Controle da mente e o Positivismo" no dia 22/04/1988.
- Palestra do Irmão José Abelardo Lunardelli sobre o "Momento atual da Maçonaria" no dia 24/06/1988.
Relativo às Festividades da Loja: Viagem à cidade de Foz do Iguaçu com os Obreiros e as Cunhadas.
Festa de Final de Ano realizado na Academia da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, sendo revestida de brilho com comparecimento de 99% dos Irmãos e presença do Papai Noel com distribuição de brindes, balas e outros mimos.
Quadro "Quem Sou?": Participaram do quadro os Irmãos: Jaime França de Morais, Elson Celestino de Oliveira, José Paulo da Cunho Brito, Aldo Waldemar Vieira Filho, João Carlos Rossin Gonçalves, Antônio Sérgio Gouvêa, Adilson Martins, Hideo Suzuki, Marcos José Müller, Juarez de Oliveira Castro e Túlio Carioni.
Frequência de Loja: Durante a Administração o Quadro da Loja foi composto por setenta e três (73) Obreiros, sendo que quarenta e sete (47) são membros ativos frequentando normalmente os trabalhos, destes, trinta e cinco (35) são Mestres Maçons, oito (08) Companheiros Maçons e quatro (04) Aprendizes Maçons. Foi alcançado um índice de 45,44% de frequência. Dezesseis (16) Irmãos pagam e não frequentam a Loja. E nove (09) que não pagam e não comparecem. Durante a Administração somente dois (2) Irmãos obtiveram 100% (cem por cento) de frequência: Afonso Celso Prazeres (Venerável) e Aldo Waldemar Vieira Filho (Tesoureiro).
Por ocasião das Eleições para o período seguinte, foram apresentadas quatro (4) chapas, três das chapas tiveram como candidato a Ven.·. Mestre o Ir.·. João Paulo de Souza, e a quarta o Ir.·. Francisco José Battistotti, lançando para provocar, que depois a retirou do páreo. Ganhou a chapa tendo como Ven.·. Mestre o Ir.·. João Paulo de Souza, 1º Vig.·. Ir.·. Eleutério Nicolau da Conceição e 2º Vig.·. Ir.·. Milton Antônio Lazzaris.
Em razão desse fato (apresentação de quatro chapas), o Ir.·. Lonarte Sperling Veloso fez um "bilhetinho", feito a vinte e seis anos (26) atrás, que o guarda até hoje, ao Ir.·. João Paulo de Souza com o seguinte teor: "Ir.·. João Paulo nas eleições deste ano em nossa Loja teremos pela primeira vez uma condição interessante, qual seja, receberás o maior número de votos, mas não vais se eleger. A quantidade de votos que receberes será divido por três. O Battistoti tem apenas uma chapa, logo, individualmente e proporcionalmente, será o mais votado. Como é que fica isso, meu caro?".
O Ir.·. João Paulo de Souza respondeu no próprio bilhete: "Quando as posições individuais se sobressaem, o interesse da maioria fica prejudicado. Parabenizo o Ir.·. Battistotti pelo senso de oportunidade, ele está como centro-avante bem colocado para o gol, se assim ele merece. O ideal é que se retire uma chapa, foi assim que 1933, Hitler subiu ao poder porque quem podia ganhar se dividiu em facções, pois cargos não me interessam, não me atraem por si mesmos, os cargos assim tomados representam fardos e não compromisso com a Loja, em especial pelo seu crescimento”.




