A fraternidade de um maçom

 

Os textos da Maçonaria nos dizem: "A Maçonaria é uma associação essencialmente fraternal e uma escola de melhoria espiritual”.

 

Fraternidade é entendida como união e boa correspondência entre irmãos ou entre aqueles que são tratados como tal. Depois da minha iniciação como AM (Aprendiz-Maçom), o termo fraternidade ganhou outro significado na minha vida. Quando eu estava em contato com pessoas que eu não conheci antes e sentir que eles me deram carinho e respeito como se nos tivéssemos conhecido durante toda a vida, percebi algo que o VM (Venerável Mestre) disse na cerimônia de iniciação: "Que somos irmãos”.

 

O termo fraternidade vem do latim “frater” = irmão; Então, eu não estava entre amigos, mas entre irmãos.

A amizade implica o conhecimento mútuo entre os dois seres e está condicionada à correspondência e à certa afinidade do pensamento, gostos e passatempos. Mas, ao mesmo tempo, a amizade é muito frágil, uma vez que qualquer discrepância poderia quebrá-la. É por isso que há um ditado que diz que as amizades devem ser cuidadas como uma flor e cultivadas com grande sutileza.

 

A fraternidade, por outro lado, é um vínculo indestrutível que nos une com nossos semelhantes em nossos interesses comuns; sem implicar qualquer condição. É uma expressão que vem da alma, é uma manifestação livre de amor para com os nossos semelhantes. Não importa que tenhamos diferentes crenças, ideologia, gostos, passatempos ou diferentes posições sociais.

 

Proclamado como um dogma religioso no Antigo e no Novo Testamento, a fraternidade também foi ensinada como um princípio filosófico pelos estóicos da Grécia e de Roma, a partir daí o termo de fraternidade foi adotado por algumas associações, então surgiram fraternidades e confrarias da mesma origem etimológica do “frater”.

Como mencionei, a fraternidade implica muitas ligações com nossos pares e isso é traduzido em carinho mesmo em pessoas que nunca vimos e que, unidas a uma comunidade de interesses que é a busca da nossa perfeição espiritual, cooperam conosco para alcançar nossos ideais, maneira espontânea e livre de preconceitos.

 

Uma pequena lenda diz que, no ano de 1789, quando "os direitos do homem e do cidadão" foram promulgados, a justiça, a igualdade e a liberdade foram faladas no início.

Mas não se pode falar de igualdade se não for fraterno e não pode falar de liberdade sem fraternidade; e porque a justiça só pode ser transmitida por alguém semelhante ou por um irmão; Assim, o termo está marcado como igualdade, fraternidade e liberdade.

 

Na comemoração dos 200 anos da Revolução Francesa, as autoridades desse país disseram que não iriam falar sobre os excessos daquela revolução, mas sobre a fraternidade que existiu entre esses irmãos e seus companheiros, porque sem pensamento livre e igualitário, não teria havido mudança que levou a uma nova estrutura social na França e no mundo.

 

A fraternidade é a aprendizagem de nossa própria natureza, que nos induz a conhecer a nós mesmos, pelo conhecimento de nossos semelhantes e, ao mesmo tempo, pelo companheirismo de nossos afins, para conosco e para alcançar nossos ideais.

 

A fraternidade é o domínio que nos conduz através dos caminhos da perfeição por meio do ensino mútuo.

 

A fraternidade é aquela chama que ilumina e descobre todas aquelas ciências ocultas, que existem em nós mesmos, que nos mostram a razão da nossa própria natureza.

 

A fraternidade deve dominar a nossa língua e evitar a intriga e a difamação; porque a intriga e a calúnia afogam o amor fraternal e se mudarão por ódio e desconfiança; Fraternidade é oferecer, dando, sem esperar receber nada em troca, compreensão e tolerância.

 

Também pode-se dizer que, para confraternizar, devemos reconhecer nossos erros e estar dispostos a reconhecer os erros e falhas dos outros.

 

Ninguém poderá conhecer o significado de fraternidade e confraternizar, se não estiver disposto e disponível para ser fraternal, porque primeiro devemos ser fraternais se queremos saber o que é confraternizar. Lembremos que primeiro é dar e depois receber.

 

Mas, se pode ser fraternal com todos? Talvez não, mas o homem moderno fez da fraternidade um termo que é a solidariedade. A fraternidade não é maciça nem coletiva, nem da cultura das massas sem rosto e sem alma.

 

O amor fraterno implica que os irmãos se reconheçam como pessoas distintas, únicas e irrepetíveis, mas iguais em dignidade e direitos; iguais diante de Deus. Não podemos construir a fraternidade a partir do individualismo nem da massificação.

 

Finalmente, a fraternidade deve ser conquistada e mantida; Isto exige compreensão, perdão e renúncia ao egocentrismo …

 

Tony Iñiguez

 

Tradução livre feita por: Juarez de Oliveira Castro

Fonte: https://www.diariomasonico.com/