A influência dos Ancestrais
Permita-me uma afirmação que pode surpreendê-lo: Você possui, como qualquer outro ser humano da raça que você é, um parentesco com toda a vida.
Com esta afirmação quero dizer que você não é apenas você, mas um conjunto de circunstâncias que ao longo das épocas acabou desembocando em você. Você possui uma bagagem dada pelo lugar em que nasceu e os estudos recebidos, mas também possui um passado ligado aos ancestrais. O que você herdou do passado foi transmitido a você através de uma longa linhagem de ancestrais, da qual você é o resultado final, a menos que você tenha filhos, netos ou bisnetos. Nesse caso, eles herdarão de você certas características físicas e mentais, que se misturarão com tudo o que havia antes e que os ajudarão a ser o que você é hoje.
Pode não parecer, mas um simples exemplo provará o contrário. O que você aprende na escola – e na vida – é baseado no que já aconteceu. Você aprende matemática, física, química... porque outros antes de você descobriram o que você estuda agora. E se você descobrir algo relevante em qualquer ciência, seus futuros filhos, netos, bisnetos... estudarão. Nosso conhecimento é baseado no que já foi experimentado e aprendido por outros. Sem a nossa história, sem o que outros antes de nós descobriram, estaríamos nus diante do mundo. Você pode imaginar que todo ser humano teria que redescobrir o que já sabemos pela boca de nossos ancestrais? Quanto tempo teria que ser então uma vida para poder alcançar um nível de inteligência e avanço semelhante ao atual! ... e como seria difícil!
Potencialmente, quando você veio a este mundo não era melhor ou pior do que qualquer outra pessoa existente, que existiu ou que pudesse existir. Você teve que aprender muitas coisas com seus ancestrais e também aprendeu isso de acordo com a forma como esses ancestrais, ao longo de centenas de anos, decidiram que era a melhor maneira de transmitir esse conhecimento. Deixando de lado o tema do bem e do mal, esses conhecimentos e sistemas de transmissão são projetados para torná-lo um cidadão utilizável pela sociedade. Busca-se que todos aqueles que vivem na sociedade em que existe sejam úteis para a mesma e que esta cadeia de transmissão não pare. O melhor sábio não é aquele que mais sabe, mas aquele que melhor transmite o que sabe para as gerações vindouras. De que adianta conhecer todos os segredos do Universo se eles desaparecem com a sua morte? Não seria melhor saber um pouco menos e ser capaz de transmiti-lo aos outros? Não será melhor dar aos que nos seguem os meios para que possam nos superar?
Um velho professor me disse uma vez: "Se meu aprendiz não me superar, me considerarei um fracasso como professor"
Você chegou à vida em um corpo com certas características, em um determinado lugar e fazendo parte de uma linhagem melhor ou pior. No entanto, o Universo sempre conspira para que você possa melhorar. De um modo e de outro surgem oportunidades para sua melhoria – tanto social, quanto intelectual ou espiritual – que pode ou não aceitar. Tudo depende de você. É a conhecida Lei de Causa e Efeito: você é o que você escolhe ser. Suas ações agora determinarão o que você será no futuro.
Gostemos ou não, viemos a este mundo com determinadas cartas, mas somos nós que decidimos como jogá-las. Podemos fazer isso como um louco e perder o jogo quase com certeza, ou podemos fazê-lo com inteligência e tentar tirar o máximo proveito do que tivemos. Como digo, é óbvio que devemos brincar com as cartas que recebemos, sem reclamar, o mais alegre e corajosamente possível, se quisermos ganhar nossa parte de saúde, felicidade ou o que o mundo chama de evento ou fama.
Mas procuremos ou não a fama, procuremos ou não o conhecimento, a sabedoria, a iluminação ou o que quer que busquemos; a influência de nossos ancestrais estará sempre lá, ao nosso lado, como uma pepita de grilo que nos lembra de onde viemos e... é bom porque para saber para onde vamos precisamos saber de onde viemos
Agora só resta que, como sempre lhes digo: Pesquisem e aprendam, não dêem nada por definitivo, é a única maneira de alcançar a Luz.
Mario Lopez
Fonte: https://iluminando.org/
Tradução livre feita por: Juarez de Oliveira Castro