A insustentável leveza de caráter...

Sempre tivemos dúvidas a respeito desta questão, se caráter é fruto de hereditariedade, ou do ambiente em que fomos criados e convivemos.

Vemos cada vez mais verdades sendo distorcidas e a dignidade indo parar no ralo, pois a ridícula cultura do brasileiro, de querer sempre se dar bem, sem esforço nenhum, esta enrustida em nosso âmago, e infelizmente, nossos jovens tendem a seguir esses exemplos.

Quantos de nossos jovens se perderam no tráfico, na ânsia de enriquecer com a falsa idéia de que podemos vencer na vida sem qualquer esforço, na ilusão de que caráter tem preço, na falsa ideia que uma roupa de grife cobrirá a falta de estudo e a retidão de princípios.

Como podemos explicar para nossas crianças, que o “modus operandi” de alguns de nossos políticos é totalmente inadequado, que tomar posse do que não é nosso é algo gravíssimo, é roubo, passível de cadeia, e baseado em que falaremos isso, se todos nòs sabemos que na grande maioria das vezes, ladrões de colarinho branco, não vão para a cadeia, que a força da lei alcança somente os ladrões de galinha. Como podemos ensinar aos nossos filhos tais princípios, se na contramão da educação paterna, vemos novelas e programas de televisão, onde caráter e honestidade passam longe.

Um programa de televisão, onde um país todo para pra espionar fantoches previamente escolhidos a dedo, protagonizado por mulheres gostosonas e seus glúteos polpudos, recheadas de silicone e malicia, juntamente com rapazotes bombados com seus hormônios a flor da pele, de gosto e caráter duvidoso.

A falta de dignidade passada em horário nobre, como nestas novelas, em que tudo é permitido, onde valores primordiais são deixados de lado, em favor do “se dar bem na vida”.

Causa-nos arrepios ver a maneira fútil com que a vida é mostrada através da TV.

Pra que estudar? Se todos os dias temos exemplos de jovens que viraram celebridades instantâneas, largaram seus estudos e hoje vivem da mídia negativa, da mídia que explora, suga e depois descarta feito lixo.

Como é árdua a vida dos pais e mães do século XXI, parabenizo aqueles que tem conseguido de maneira equilibrada educar seus filhos, numa época totalmente tomada pela comunicação via internet e televisão.

Pode parecer repetitivo, mas pais que usam o controle remoto e mudam de canal, podem estar transformando o futuro de seus filhos...

Saudade da infância inocente, sem dúbias verdades, saudade da TV feita para entreter e não erotizar, saudade das estórias contadas por nossos avòs a beira dos fogões a lenha, saudade do tempo em que crianças de doze anos se preocupavam apenas em brincar e estudar, saudade da velha e batida frase e “eles foram felizes para sempre”....


* Marlise Julião

Publicado originalmente no Portal Nassif.

Voltar