A Maçonaria!

A Maçonaria, essa nossa antiga fraternidade que remonta a tempos imemoriais, é um caminho de busca pela verdade e iluminação. Somos convidados a embarcar em uma jornada interior e exterior em busca de conhecimento, sabedoria e autoaperfeiçoamento.

No coração da Maçonaria está o simbolismo da luz. Desde os tempos antigos, a luz tem sido visto como um símbolo de conhecimento, verdade e compreensão. Assim somos incentivados a buscar a luz da sabedoria, a iluminar as trevas da ignorância e o enxergar além das aparências superficiais da vida.

Nossa jornada maçônica é pontuada por nossos rituais, cerimônias e ensinamentos simbólicos, todos destinados a transmitir lições profundas sobre moralidade, filosofia e espiritualidade. Cada grau maçônico oferece novas perspectivas e desafios, convidando os iniciados a refletir sobre seu próprio lugar no universo e sua responsabilidade para com os outros.

Além disso, a Maçonaria valoriza a fraternidade e a comunidade. Nos reunimos em lojas para compartilhar ideias, experiências e apoio mútuo. Nossas reuniões não apenas fortalecem nossos laços de fraternidade, mas também oferecem oportunidades para o crescimento intelectual e espiritual.

Ao longo de nossa jornada maçônica, somos desafiados a cultivar virtudes como tolerância, compaixão e justiça. Somos encorajados a agir com integridade e a buscar a verdade em todas as suas interações com o mundo.

A busca pela verdade e iluminação através da nossa instituição é uma jornada pessoal e contínua. Não há um destino final a ser alcançado, mas sim uma constante busca pelo conhecimento e pela compreensão mais profunda do universo e de si mesmo. É uma jornada que desafia, inspira e transforma aqueles que têm a coragem de empreendê-la.

Joaquim Domingues Filho
Grão Mestre adjunto da Grande Loja do Estado de São Paulo - GLESP
Membro da ARLS “União e Lealdade” Nº 547 - GLESP
Oriente de Osasco-SP
Administrador da Revista Acácia
Fonte: Revista Acácia - Janeiro de 2024