A PERSONALIDADE DO MAÇOM

Sob a perspectiva acadêmica, personalidade é o conjunto de características do ser humano, que determina padrões do pensar, sentir e agir.

A partir da forma como a personalidade se organiza física, psicológica e moralmente, surgem, entre outras, as classificações: “personalidade marcante” ou “não tem personalidade”.

Sabemos, todavia, que ninguém nasce com a personalidade pronta. Formada durante a vida, ela é baseada nas relações sociais. Inicia no núcleo familiar, passa pelas instituições de ensino e permanece se formando em todos os ambientes do nosso entorno.

Como, então, entender a Personalidade do Maçom?

Traçamos um paralelo esclarecedor entre a Teoria da Personalidade desenvolvida por Sigmund Freud e os graus simbólicos da Maçonaria. Freud organiza o aparelho psíquico em três estruturas: Id, Ego e Superego, que os associamos aos graus de Aprendiz, Companheiro e Mestre.

O ID se vincula às pulsões, uma energia inconsciente, que nos remete aos desejos orgânicos, à dificuldade em articular labores mais complexos e nos apresenta como um piso dual da existência humana. Por um lado, a alvura da pulsão da vida; por outro, a escuridão da pulsão da morte. Assim é o Aprendiz e a constante dificuldade em vencer as paixões e submeter a vontade própria, mesmo tendo sido impactado pela reflexão: “se queres bem empregar a tua vida, pensa na morte”, ancorada na expressão latina Memento Mori, muito utilizada na Maçonaria.

O EGO é o segundo nível da personalidade. Ele regula a força das pulsões e nos apresenta a beleza iluminada da razão. Sua racionalidade nos faz marchar na retidão e permite correções de direção apenas como uma possibilidade de ampliar o conhecimento, porém, sem se desviar da condição de razão. Quando bem formado, o Ego oferece o coração como complemento penitencial da razão e assim segue sua busca na elevação. Tal como o Companheiro que interage com os Aprendizes e Mestres, o Ego busca a harmonia entre a impulsividade do Id e a força repressora do Superego.

O SUPEREGO é a plenitude do processo da mente humana. Ele impõe limites salutares às impetuosas pulsões do Id, consolida a elevação do Ego acima dos interesses menores que atormentam o profano e regula os costumes pelos princípios da Moral. Em uma única palavra, ele representa o que, de fato, é necessário para o equilíbrio das relações sociais:  A Moral.

De posse de um Superego bem formado, o Mestre Maçom, com sensibilidade e o necessário equilíbrio da força, cumpre a sua verdadeira missão: Tornar-se um Construtor Social.

ASSIM COMO A PERSONALIDADE HUMANA É COMPOSTA PELA CONJUNÇÃO DO ID + EGO + SUPEREGO, A EVOLUÇÃO DA PERSONALIDADE DO MAÇOM SE CONSOLIDA PELA CONJUNÇÃO DOS GRAUS DE APRENDIZ + COMPANHEIRO + MESTRE.

Seguimos neste ­16º ano de compartilhamento de instruções maçônicas, porque acreditamos fielmente que um mundo melhor se constrói pela qualificação do artífice. Precisamos nos reanimar permanentemente para o bom uso do malho e do cinzel.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!

Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024
Sérgio Quirino
MI  33  MMM  KTP Shriner GM
Contato: 0 xx 31 99959-5651 / quirino@roosevelt.org.br
Facebook: (exclusivamente assuntos maçônicos) Sergio Quirino Guimaraes Guimaraes
Os artigos publicados refletem a opinião do autor exclusivamente como um Irmão Maçom.
Os conteúdos expostos não reproduzem necessariamente a ideia ou posição de nenhum grupo, cargo ou entidade maçônica.