A romã

A romã já vem a ser utilizada como símbolo há muitos anos por várias religiões e organizações incluindo, claro, a Maçonaria – vou demonstrar um pouco disso:

Emblema solar, que representa segundo a sua cor e forma, a fertilidade (útero materno) e o sangue vital; na Roma Antiga, jovens recém-casados usavam coroas de ramos de romãzeira.

Na Mitologia Grega, a romã era atributo das deusas Hera, deusa das mulheres, do casamento e do nascimento, e Afrodite, deusa da beleza, do amor e da sexualidade, sendo uma fruta associada ao rejuvenescimento.

Na Ásia a romã está associada aos órgãos genitais femininos, a vulva, e por isso, é o símbolo de desejo e a sexualidade feminina. Na Índia, muitas vezes, as mulheres tomavam sumo de romã, afim de assegurar a fertilidade e combater a esterilidade.

Note que a romã possui 613 sementes, tal como os 613 mandamentos ou provérbios judaicos chamados de “Mitzvots”, presentes no livro sagrado, a Torá. Dessa forma, na tradição judaica, no feriado chamado “Rosh Hashanah”, dia em que começa o ano judaico, é comum consumir romãs, símbolo de renovação, fertilidade e prosperidade.

Cristianismo

No Cristianismo, a romã simboliza a perfeição divina, o amor cristão e a virgindade de Maria, mãe de Jesus. Fruto divino, na Bíblia, as romãs surgem em algumas passagens e estavam esculpidas no Templo de Salomão, em Jerusalém. Na tradição católica, a romã é consumida no Dia de Reis, 6 de Janeiro.

Perséfone

Na mitologia, Perséfone, deusa da agricultura, da natureza, da fertilidade, das estações, das flores, dos frutos e das ervas, após ser raptada pelo seu tio Hades, o deus do submundo, recusou qualquer alimento enquanto esteve no reino dos mortos na medida que a lei dos infernos era o jejum e quem sucumbisse à fome, ou à vontade de comer, não voltaria ao mundo dos imortais.

Entretanto, ao saber da sua libertação, acaba comendo três sementes de romã, associada neste caso, ao pecado, as quais asseguram o seu retorno ao inferno e ao amante, por três meses a cada ano, os quais simbolizam a estação do Inverno.

Note que a sua descida ao mundo subterrâneo possui uma conexão com o aspecto transformador do feminino. Sendo assim, a opção de Perséfone, simboliza o reconhecimento de que não é mais a mesma donzela guardada até então, ciosamente, por sua mãe.

Etimologia da Palavra

Do inglês, o termo “pomegranate”, deriva do latim, sendo constituído por dois termos: “pomum” que significa maçã e “granatus”, com sementes. Do hebraico, a palavra para “rimon” (romã), significa “sino”. Em Roma, a fruta era chamada de “mala granata” ou “mala romana”, que significavam, respectivamente “fruto de grãos” ou “fruto romano”. Do espanhol, a palavra “granada” significa romã”.

E na MAÇONARIA, a romã representa um emblema que simboliza a união dos maçons, encontradas na entrada dos templos maçónicos. As sementes do fruto significam a solidariedade, a humildade e a prosperidade, que acredito que ela resume bem o conteúdo da Quarta Instrução, pois além de simbolizar tudo o que já foi dito, simboliza também os segredos, pois as suas semente, que são frutas, ficam guardadas, protegidas (Publicado em freemason.pt) ou até mesmo escondidas sob um invólucro, uma casca grossa, que protege todas, somente podendo serem vistas quando esse invólucro é rompido ou aberto.

Paulo Roberto Henrique

Fonte: https://www.freemason.pt/