A SABEDORIA É ESPADA OU ESCUDO?

Sabemos serem três os pilares a sustentarem uma Loja e que praticamente tudo na vida pode ser relacionado à Força, à Beleza ou à Sabedoria.

Os princípios simbólicos desses pilares representam os três domínios, que devem se manifestar para a perfeita construção e conservação de tudo.

A faculdade predominante da Força é ser o resultado de uma ação que ela produziu. No mundo da natureza, a Força é uma ação dinâmica a alterar o estado de repouso ou o movimento de um corpo.

Este conceito se aplica também aos planos simbólicos do comportamento humano. Quando, pela ação da força mensurada e refletida, se retira a mente da inércia e se movimenta o espirito, esta força é a FORÇA DE VONTADE!
Na mesma linha, entendemos ser a Beleza, materialmente, uma característica ou um conjunto delas, que nos chama a atenção e nos cativa. Ao transpor o plano físico e compreendendo que uma obra de arte pode agradar a uns e não a todos, concluímos que a beleza não pertence ao objeto observado, mas, sim, ao observador. BELEZA É SENSIBILIDADE.

A Sabedoria, por sua vez, é um conceito meio desgastado no mundo profano. É comum qualificarmos um homem culto como sábio. O acesso ao conhecimento nutre a mente de informações e com elas se amplia a possibilidade de apresentar resultados e soluções, que podem levar a variantes perniciosas, próprias dos astutos.

O homem culto, em tese, trabalha para o aperfeiçoamento constituindo-se, muitas vezes, importante ferramenta intelectual para o desenvolvimento social. Mas, nem sempre ele se dedica a combater suas paixões. Os pseudo sábios ou astutos são os corruptos que agem sem princípios e abusam da confiança das pessoas.

O homem sábio, assim, como o culto e o astuto, guardam componentes de inteligência no acesso a informação e sabem se aproveitar das experiências vividas. Porém, o verdadeiro Sábio, que se assemelha ao Prudente, desenvolve o discernimento necessário para que sua inteligência não o afaste dos ingênuos, dos de boa fé e dos que ignoram as sutilezas da realidade. O Sábio, avalia prudentemente as informações a que tem acesso e, principalmente, suas experiências positivas e negativas lhe causam enlevo. SABEDORIA É DISCERNIMENTO!

O que nos move no aprendizado da vida é a FORÇA DA PERSEVERANÇA, para que possamos galgar níveis superiores, destinados àqueles que compartilham o que viveram, pois tiveram seus sentidos como os seus mais sinceros mentores e compreenderam que a BELEZA É SENSORIAL

Tudo isto nos encaminha para o discernimento das dualidades da vida, com as quais nos tornamos sábios pelos acertos e erros, pelo aprendizado e o compartilhamento. A maestria é alcançar a plenitude reconhecendo que a Sabedoria não é uma espada de ataque, mas um escuro de defesa.

A SABEDORIA NÃO ESTÁ EM CASTIGAR OS ERROS,
MAS EM PROCURAR-LHES AS CAUSAS E AFASTÁ-LAS.

Seguimos neste ­16º ano de compartilhamento de instruções maçônicas, porque acreditamos fielmente que um mundo melhor se constrói pela qualificação do artífice. Precisamos nos reanimar permanentemente para o bom uso do malho e do cinzel.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024