AO BEM DA VERDADE

Primeiramente esclareço que não há erro de digitação ou de sintaxe no título.

Nos estudos profanos aprendemos que o conceito de “verdade” é o oposto de falsidade e nele se inclui a propriedade de estar de acordo com o fato real ou a realidade. A verdade pode também ser uma conclusão lógica do exame de toda a gama de fatos e dados, com base em evidências, como tal, despojada de paixões, desejos, autoridade ou preconceito. Ou seja, um fato inevitável, independente da forma como se chega a ele.

Várias locuções são usadas como complemento do substantivo Verdade. Entre as mais comuns tem-se “A bem da verdade”, expressão usada para se referir a uma realidade.

Já, quando usamos a forma “NA verdade”, somos alertados de que a afirmação pode não ser falsa, mas oculta alguma informação. Esta forma nos encaminha para o raciocínio das virtudes da honra, lealdade, fidelidade e a princípios morais e éticos. Outra forma é “EM verdade” usada para desmascarar uma mentira.

Aprendemos nos estudos maçônicos que devemos trabalhar incessantemente pelo bem da Verdade, pois ela nos inspira a transformar a teoria das instruções e das alegorias em ações e comportamentos do verdadeiro Maçom.

Há uma passagem no Livro da Lei, chamada “Elogios da Lei”, em Salmos, Cap. 118 (Cap. 119 em algumas edições); versículo 30, que nos instrui a escolher o caminho da verdade e se propor a seguir os preceitos do Criador.

Na forma “Ao Bem da Verdade”, tudo deve ser feito para preservar ou resgatar o que é realmente verdadeiro. Não é tarefa fácil ser fundamentalmente verdadeiro e às vezes pode até custar amizades. Mas, como confiar em “amigos” que sustentam mentiras?

Lutamos pela Verdade. Ela é dignificante, reconfortante e nos permite olhar-se no espelho sem temer que o reflexo abaixe nossos olhos envergonhados.

A VERDADE É O MAIS CARO DOS VALORES MAÇÔNICOS.
ELA ESTÁ ACIMA MESMO DA PUREZA E DA LUZ.
SOBRE ELA É QUE SE APOIA A CADEIRA DE NOSSOS DIRIGENTES.

Mas, onde se encontra esta instrução em nossos rituais?

Respondo por meio de outra pergunta: - Sobre qual degrau se encontra o Trono de Salomão?

Seguimos neste ­16º ano de compartilhamento de instruções maçônicas, porque acreditamos fielmente que um mundo melhor se constrói pela qualificação do artífice. Precisamos nos reanimar permanentemente para o bom uso do malho e do cinzel.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!

Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024