ÁRIES - OUTUBRO - FOGO - MAÇONARIA

Que ligação poderá haver entre essas palavras? Na verdade, não entre as palavras, mas entre o que elas representam e as possibilidades do simbolismo que carregam em nossas instruções.

Áries ou Ares, na mitologia grega, é filho de Zeus e de Hera. Venerado como o Deus da Guerra, ansiava por conquistas. Já na astronomia, é uma das 88 constelações mapeadas, icnografada nos céus na forma de um carneiro, o qual em latim se escreve “aries”. Por Fim, na astrologia, é o primeiro signo zodiacal.

O Outono, por sua vez, é uma das quatro estações do ano, cujas características principais são o declínio das temperaturas, a diminuição do tempo de claridade durante os dias, o tempo mais seco e o vento mais forte.

O Fogo é fogo! Seria desnecessária a explicação. Todavia há um aspecto para o qual gostaria de chamar a atenção: Fogo é um fenômeno que consiste no desprendimento de calor e luz advindo da relação entre um combustível e um comburente.

Maçonaria? É uma escola de Moral e Ética que utiliza símbolos e alegorias para, com eles, desenvolver nos Maçons a capacidade de especularem de onde vêm, onde estão e para onde vão COMO CIDADÃOS E PARTÍCIPES CONSCIENTES DOS GRUPOS EM QUE ESTÃO INSERIDOS.

Apresentado um resumo bem técnico e, até mesmo, profano das palavras, vamos às provocações alegóricas.

Há 21 dias, em 20 de março, celebramos o Equinócio de Outono – época de mudanças, após a agitação e a luminosidade do profano verão e antes da quietude e do penumbroso, porém sacro, inverno. Precisamos nos preparar para uma época tão ímpar que até como nos vestimos é interessante: nem com pouca nem com muita roupa.

Nesse sentido, iniciamos uma verdadeira batalha, cujo primeiro passo é junto à primeira coluna zodiacal do Templo, que é a Coluna de Áries. As mudanças exigem e resultam em crescimento e desenvolvimento a partir da fagulha da iniciação, cujo fogo promoverá o calor da moralidade e a luz da conduta ética.

Entre os acasos que não existem, foi justamente no dia 20 de março que o Sol, essa grande bola de fogo, iniciou pela Constelação de Áries sua marcha pelo céu, encetando, desse modo, um novo Ano Astrológico. Ele assim o faz há 4,6 bilhões de anos.

QUANTAS VEZES SERÁ PRECISO INICIAR UMA MESMA JORNADA?
QUANTAS VEZES DEVEREMOS VIVENCIAR UMA MESMA ÉPOCA?
QUANTAS VEZES  PRECISAREMOS SENTIR A MESMA COISA?
QUANTAS VEZES HONRAREMOS A CONDIÇÃO DE MAÇOM?

As respostas serão muitas e diversificadas. O importante é que estejamos atentos a tudo o que nos rodeia. Os símbolos podem e devem ser vistos sob inúmeros pontos de vista.

Ressaltei acima a passagem: desprendimento de calor e luz advindo da relação entre um combustível e um comburente.

Tal desprendimento de calor e luz é o ardor iniciático que devemos ter a cada instante de nossa vida, pois a relação entre a Virtude e o Vício, pode queimar e consumir ou aquecer e iluminar.

Neste ­17º ano de compartilhamento de instruções maçônicas e provocações para o enlevo moral e ético dos Irmãos, permanecemos no nosso propósito maior de disponibilizar uma curta reflexão a ser discutida em Loja. O Ritual não pode ser delapidado. A Ritualística deve ser seguida integralmente. O Quarto-de-hora-de-estudo é fundamental em uma sessão Justa e Perfeita.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!

Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024
Contato: 0 xx 31 99959-5651 / quirino@roosevelt.org.br
Facebook: (exclusivamente assuntos maçônicos) Sergio Quirino Guimaraes Guimaraes
Os artigos publicados refletem a opinião do autor exclusivamente como um Irmão Maçom.
Os conteúdos expostos não reproduzem necessariamente a ideia ou posição de nenhum grupo, cargo ou entidade maçônica.