As três joias móveis da Loja

O ESQUADRO, o NÍVEL e o PRUMO são as três joias móveis de uma Loja. Assim chamadas porque são transferidas a cada mandato aos novos Veneráveis e Vigilantes, com a passagem da administração, fazendo assim referência ao aspecto rotativo dos cargos que governam uma Loja Maçônica. Se as joias são móveis, quer dizer que ninguém pode perpetuar-se no poder, pois a Maçonaria é uma sociedade de iguais.

A Maçonaria trata dos títulos dos cargos da administração da Loja e das joias, de forma indissociável. Cada título se vincula a uma joia que o representa e a união de ambos origina uma unidade simbólica, através da qual a Loja Maçônica se organiza administrativamente e transmite os princípios que adota.

As joias distintivas dos cargos, confeccionadas em metal branco, encontram-se presas à extremidade dos colares ou fitas que se adaptam ao pescoço das Dignidades e Oficiais. As joias das Luzes da Loja são conhecidas como superiores e móveis, porquanto são entregues aos sucessores no dia de posse da nova administração.

O ESQUADRO, joia do Venerável Mestre (V∴M∴), representa a matéria; por isso é que, em Loja de Aprendiz, ele se coloca sobre o Compasso.  É a predominância da matéria sobre o espírito. Simboliza a retidão e constante conciliação entre as oposições necessárias que o V:.M:. deverá ter em seus trabalhos e sentimentos perante seus obreiros e a Loja. 

É um artefato simbólico de capital importância para o processo de transformação da Pedra Bruta em Pedra Cúbica; portanto é confiado naquele que tem a missão de criar Maçons perfeitos e cuja responsabilidade é de ser o Maçom mais reto e justo da Loja por ele presidida.

Constitui um símbolo dos mais expressivos em defesa da inteligência e melhoramento moral da raça humana. Representa a retidão de ação e caráter. Determina a moralidade da conduta humana, demonstrando que é a linha e a régua maçônicas que indicam o caminho da virtude que devemos trilhar na vida maçônica ou profana, por pensamentos, ações e palavras que nos tornarão dignos do Grande Arquiteto do Universo (G∴A∴D∴U∴).

A horizontalidade do Nível e a verticalidade do Prumo são unidas através de um ponto, o que determina o ângulo reto. Apresentam dois lados desiguais, como os dois lados do triângulo retângulo de Pitágoras. Desta união surge o ESQUADRO, instrumento que representa o equilíbrio entre a vontade e a razão, descrevendo ai o papel da sabedoria.

Se colocado em forma de “L”, fazendo com o solo um ângulo de 90°, irá simbolizar através de sua linha horizontal, a senda reta que o homem iniciado precisa percorrer na Terra, aplicando no quotidiano os conhecimentos secretos que adquiriu. A linha vertical representará sua caminhada rumo ao cosmo, ao infinito: ou seja, ao G∴.A∴D∴U∴.

O NÍVEL é a joia distintiva do cargo do 1º Vigilante (1º Vig∴ ),  guardião da coluna do Norte, tem em sua simbologia o direito natural, que é a base para a igualdade social e a que dele derivam todos os direitos.

É formado por um ESQUADRO de has­tes iguais, de cujo ângulo desce uma Per­pendicular (PRUMO). Lembra ao Maçom que todas as coisas devem ser consideradas com serenidade e que o seu simbolismo tem como corolário, noções de medida, imparcialidade, tolerância e igualdade, bem como o correto emprego dos conhe­cimentos.

Dada a sua importância, o 1º Vig∴ é o segundo em ordem hierárquica depois do Venerável Mestre, e tem como responsabilidade a instrução dos irmãos aprendizes sobre suas obrigações no trabalho e a doutrina do seu grau; ou seja, o nivelamento inicial e a transformação da pedra bruta em pedra cúbica (polida). Após verificação da aprendizagem, fará então a proposição para o aumento de salário, ou seja: elevação de grau.

O PRUMO ou perpendicular, joia que ornamenta o 2º Vigilante (2º Vig∴ ), simboliza o desapego ao interesse ou à afeição no trato com os obreiros. Esta joia sugere que não se deve parar no aspecto interior das coisas, mas que se deve penetrar o sentido ocul­to das alegorias e dos símbolos. Ele re­presenta o símbolo da pesquisa da ver­dade nas profundezas onde se oculta, assim como da elevação dos sentimentos maçônicos em direção às alturas. No alto como em baixo, descobre-se a bele­za do espírito e do coração.

É ele na Maço­naria fixado no centro de um arco. Aliado ao ESQUADRO, permite a correta e perfeita construção do Templo.
O NÍVEL e o PRUMO se auto-completam e devem sempre co-existir para que através da justiça, imparcialidade e observância dos regulamentos maçônicos, os homens estejam sempre em posição de igualdade para responder ou se valer de seus atributos como Maçons sem qualquer facilitação ou pendências para qualquer um, sob pena de, em havendo qualquer deferência à pessoa, ficar abalado o equilíbrio que deve haver para todos em todo o mundo.

Cabe ao 2º Vig∴, guardião da coluna do Sul, a instrução e verificação dos irmãos companheiros, que já burilados pelo 1º Vig∴ começam a ostentar a beleza dos conhecimentos adquiridos na senda da retidão.

Ailton Alves 

Obreiro da ARLS∴ "Alferes Tiradentes" Nº 20

Grande Loja de Santa Catarina - Florianópolis - SC