Atenção! Você sabe a diferença entre EMOÇÃO e SENSAÇÃO?

Milhões de bits nos são apresentados a cada segundo e destes, somente cerca de três mil, os mais concentrados conseguem definir exatamente.


Cores, texturas, sons, odores e gostos compõem uma ciranda incomensurável de informações que nunca para de girar. Como se já não bastasse, toda esta informação vem com um item acoplado: o sentimento.

Primeiro, penso ser necessário fazer um adendo para tentarmos definir sentimento.

Sensação e Emoção são facilmente confundidas. Não só na ponta da pena do escriba, mas, e até mesmo, em nossos próprios corpos.

Também, pudera!
A escola da vida se esqueceu de incluir, como matéria curricular, o desenvolvimento do lado direito do cérebro que “comanda” esta parcela, exaltando apenas as “exatas” para manter a pacata sociedade.

Emoção, etimologicamente, significa MOVIMENTO. É a reação por algum impulso neural.

Sensação ou Sentimento é totalmente diferente. Está ligada diretamente com os SENTIDOS. Um sinônimo simples seria PERCEPÇÃO.

A DOR, por exemplo tem conotação tanto para emoção quanto para a sensação. É uma sensação desconfortável por reação emocional.

Chorar vendo um filme comovente é EMOÇÃO ou SENSAÇÃO?
Aquele que chora é Sensível ou Emotivo?
 
Se o choro é a reação de um organismo, então existe a Emoção!

O sentimento - mais uma vez - intimamente ligado aos sentidos, são os efeitos que acreditamos perceber estando ou não na presença da substância ou objeto. Sendo assim, sentimental, todos somos. Sensíveis e sensitivos também. Salvo os que possuem alguma anomalia nos cinco sentidos.

Definido o sentimento como sendo as sensações que sofremos, apenas relacionadas aos sentidos, compreendemos mais daqueles bits de informações quando nossa percepção está mais aguçada. Isto é se atinarmos para as sensações, nossa “visão” periférica aumenta.

Não só a visão, mas todos os sentidos são aguçados.

Tente cerrar um de seus órgãos dos sentidos – os olhos, por exemplo – por um tempo e perceberá que os outros se aguçam para facilitar a captação de informações. Os demais órgãos se adequam as mais diversas situações e podem elevar vertiginosamente a capacidade cognitiva de interpretação dos dados recebidos.

Ouço reclamações a cada instante. Alguns por não saber determinado assunto, outros por que não concordam. Vejo indiferenças a todo momento. Uns por egoísmo, outros por ceticismo. Sinto o gosto da vingança todos os dias. Poucos por sentirem na pele, muitos por serem fraternos ao momento de amargura. Deveríamos nos desbastar utilizando alguma ferramenta presente em nossas mãos. Uns construindo e outros demolindo. O Cheiro de vitória passa rapidamente à nossa frente. Alguns que perdem as oportunidades e outros que sequer a percebem.

Atenção, meu caro!
Atenção é a ausência de tensão (?) !

Relaxe. Coordene seus movimentos. Livre-se das tensões. Concentre-se. Dedique-se. O resultado vem à tona.

Objetivos e metas são facilmente alcançados. A realidade e o tempo devem ser respeitados. Coincidências não existem. Sorte é o encontro da oportunidade com a preparação.

Esteja preparado. A todo momento você tem o poder de mudar sua vida!
E com isso, contagie seu colega ao lado.

Temos uma chance de mudar nossa realidade. Eleições à vista é sinônimo de grandes mudanças. Seja consciente. Tenha um desejo. Muitos não esperam nada... por isso “está bom como está”.

Consciência, meu irmão, e vamos mudar nossa postura. Sempre com COMPROMETIMENTO e ATENÇÃO para fazermos, no mínimo, uma pátria amada ainda mais amada, ainda mais soberana.

Bons pensamentos!

VaLEO
Leo Cinezi

Voltar