CÂNCER - INVERNO - ÁGUA - MAÇONARIA.

No artigo anterior (922: Áries – Outono – Fogo – Maçonaria), abordamos quatro conceitos que remetiam ao Equinócio de Outono e ao início da caminhada maçônica. Proponho três passos à frente, ainda ao norte, para especularmos sobre o signo de Câncer, o estado do Inverno, o elemento Água e a relação desses com a Maçonaria.

O primeiro ponto a esclarecer será o próprio nome da constelação que nos remete à doença tratada pelos oncologistas. A “verdadeira” designação teria sido Karkinos que, em latim, significa caranguejo, visto que, observando-se as estrelas pequenas que a compõem, lembra a forma e a disposição das patas desse animal. Por isso, o caranguejo simboliza o signo de Câncer, dos nascidos entre 21 de junho e 22 de julho. Assim, retornamos ao famigerado substantivo. Nesse sentido, precisamos regressar ao quarto século antes de Cristo, aos estudos de anatomia de Hipócrates, que descreveu as semelhanças encontradas entre tumores e os vasos sanguíneos dispostos ao seu redor. Tais estruturas assemelhavam-se ao caranguejo e suas patas.

Mas como esse caranguejo foi parar nos céus?

Hércules, o grande herói grego, era filho de Zeus e de uma mortal. A Deusa Hera, esposa de Zeus, não nutria simpatia pelo bastardo e, durante o segundo dos 12 Trabalhos de Hércules, mandou um caranguejo para ajudar a Hidra de Lerna. Hércules derrotou tanto a Hidra como o enorme caranguejo, que foi levado aos céus por Hera.   

Por fim, na astrologia, Câncer é o primeiro signo do elemento Água, regido pela Lua, e encontra-se nos Templos na quarta Coluna Zodiacal.

O Inverno é a estação que se segue ao outono, e, de modo equivocado, apenas o visualizamos como frio e sombrio. Contudo tais condições externas são imprescindíveis para a mudança de condições internas.

A Água é vida! Um homem pode sobreviver até mais de 50 dias sem alimento, porém não mais de três dias sem água. Além disso, a água é essencial não só para o corpo físico. Nas antigas iniciações, a purificação da alma se fazia por meio da água.

Maçonaria? É uma escola de Moral e Ética que utiliza símbolos e alegorias para, com eles, desenvolver nos Maçons a capacidade de especularem de onde vêm, onde estão e para onde vão COMO CIDADÃOS E PARTÍCIPES CONSCIENTES DOS GRUPOS EM QUE ESTÃO INSERIDOS.

Façamos, então, nossas reflexões alegóricas e simbólicas.

Às 11 horas e 58 minutos do próximo dia 21 de junho de 2023, ocorrerá o Solstício de Inverno. O Hibernum é a estação do frio, mas não pode ser da falta de calor. Essa época traz consigo a energia do recolhimento e da introspecção, da interiorização e da conservação dos valores que carregamos em nosso cerne.

Assentados sobre a Coluna de Câncer, visualizando a Lua, a qual, estando nas trevas, deseja a Luz não para si, mas para refleti-la e iluminar a Terra e se fazer refletida nas águas, compreendemos o quanto a vida é um grande oceano e o quanto estamos expostos às furiosas vagas das ilusões.

QUANTAS VEZES COMPREENDEMOS O VERDADEIRO SENTIDO DAS PALAVRAS?
QUANTAS VEZES PERCEBEMOS QUE O MELHOR ABRAÇO É O DA ALMA?
QUANTAS VEZES ENTENDEMOS QUE PRECISAMOS APENAS FLUIR E
DESVIAR-NOS DOS OBSTÁCULOS QUE SURGEM NO LEITO DO RIO DE NOSSA VIDA?


Neste ­17º ano de compartilhamento de instruções maçônicas e provocações para o enlevo moral e ético dos Irmãos, permanecemos no nosso propósito maior de disponibilizar uma curta reflexão a ser discutida em Loja. O Ritual não pode ser delapidado. A Ritualística deve ser seguida integralmente. O Quarto-de-hora-de-estudo é fundamental em uma sessão Justa e Perfeita.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!

Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024
Contato: 0 xx 31 99959-5651 / quirino@roosevelt.org.br
Facebook: (exclusivamente assuntos maçônicos) Sergio Quirino Guimaraes Guimaraes
Os artigos publicados refletem a opinião do autor exclusivamente como um Irmão Maçom.
Os conteúdos expostos não reproduzem necessariamente a ideia ou posição de nenhum grupo, cargo ou entidade maçônica.