CAPRICÓRNIO - VERÃO - TERRA - MAÇONARIA

Estamos a duas colunas de completarmos nosso ciclo solar. Devemos finalizar nosso preparo para alcançarmos a plenitude maçônica, equivocadamente compreendida como entronização de direitos. Aos que acreditam nisso, lamento informar que a plenitude é de deveres.

E é fácil compreender essa realidade. Quando nos deparamos com um Irmão de avental branco, somos tolerantes com as falhas ritualísticas ou o conteúdo das indagações. O mesmo não acontece com os portadores de avental orlado de azul ou vermelho. Afinal, ele é um MESTRE, ainda que sua exaltação tenha ocorrido na noite anterior.

Sob esse viés, adentramos no título do artigo. Na mitologia grega, a Constelação de Capricórnio tem relação com Amalteia, uma cabra que alimentava o menino Zeus. A estrela mais brilhante dessa constelação é a Alpha Capricorni, a qual os árabes chamavam de Algiedi que, em português, significa cabrito. E cabrito é um bode novo que só chegará à condição de adulto se conseguir transpor todos os obstáculos postos em sua marcha.

Outro aspecto interessante envolve o signo zodiacal da décima Coluna do Templo. A divindade mitológica associada à Constelação de Capricórnio é Hefesto, Deus da Metalurgia, conhecedor da arte de fundir, forjar e trabalhar o bronze e o ferro. O que chama a atenção é que, no Livro da Lei, em Gênese, capítulo 4, versículo 22, encontramos: “Zilá também deu à luz um filho, chamado Tubalcaim, que fabricava todo tipo de ferramentas de bronze e de ferro...”.

O Verão é a estação da luz e do calor. Época propícia para nos mantermos acordados muito além da compreensão de termos despertado do sono. O “acordado” em questão é o estar atento, vigilante e, ao mesmo tempo, firmado e ajustado para as súbitas mudanças, não só quanto ao que se passa no mundo exterior quanto no mundo interior.

Essa estação tem uma característica notável que afeta diretamente o elemento Terra. O verão apresenta-se com tempo quente e úmido, e os mais antigos lembraram-se da palavra “estiagem”, que é quando temos o tempo quente e seco.

Uma vez que essa parte do verão acontece, a terra se torna seca, comprometendo toda a vida que pouco antes havia germinado na esperança da abundância. E o homem, que veio do pó da terra umedecida, necessita de firmeza e coragem para enfrentar os perigos da secura causada pela mudança do tempo. Assim como a terra craquelada, o caminhar torna-se tortuoso e escabroso. Todavia só pelas dificuldades é que se pode alcançar a verdadeira iniciação.

Maçonaria? É uma escola de Moral e Ética que utiliza símbolos e alegorias para, com eles, desenvolver nos Maçons a capacidade de especularem de onde vêm, onde estão e para onde vão COMO CIDADÃOS E PARTÍCIPES CONSCIENTES DOS GRUPOS EM QUE ESTÃO INSERIDOS.

Firmemos os pés na terra e projetemos nossa mente ao céu!

O Solstício de Verão acontecerá no dia 22 de dezembro de 2023, início da influência dos símbolos da Coluna de Capricórnio. Patas bem firmes na montanha da evolução, mudando de patamar ou degrau conscientemente; ruminar em silêncio e preparar-se para as intempéries do tempo da vida.

QUANTAS VEZES O SUCESSO É APENAS O RESULTADO DA DETERMINAÇÃO?
QUANTAS VEZES ESTAMOS PREPARADOS PARA AS MUDANÇAS?
QUANTAS VEZES COMPREENDEMOS A IMPORTÂNCIA DE TERMOS DEVERES?
O BODE NÃO SOBE A MONTANHA BERRANDO NEM TRAÇA TRILHAS. CADA UM TEM SEU TEMPO, SEU ELEMENTAL E SUA DISTÂNCIA A SER PERCORRIDA
.

Neste ­17º ano de compartilhamento de instruções maçônicas e provocações para o enlevo moral e ético dos Irmãos, permanecemos no nosso propósito maior de disponibilizar uma curta reflexão a ser discutida em Loja. O Ritual não pode ser delapidado. A Ritualística deve ser seguida integralmente. O Quarto-de-hora-de-estudo é fundamental em uma sessão Justa e Perfeita.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!

Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024
Contato: 0 xx 31 99959-5651 / quirino@roosevelt.org.br
Facebook: (exclusivamente assuntos maçônicos) Sergio Quirino Guimaraes Guimaraes
Os artigos publicados refletem a opinião do autor exclusivamente como um Irmão Maçom.
Os conteúdos expostos não reproduzem necessariamente a ideia ou posição de nenhum grupo, cargo ou entidade maçônica.