COM FERVOR E ZELO

Encontramos essa expressão em alguns escritos maçônicos e, em destaque, na Maçonaria trabalhada por meio do Rito de York.

Aos que procuram o entendimento pela simples vinculação ao Livro da Lei, sugiro uma leitura mais atenta. Dessa maneira, os Irmãos verificarão a inversão das palavras. Primeiro vem “zelo” e, depois, “fervor”, a exemplo de Romanos, capítulo 12, versículo 11: “Nunca falte a vocês o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor”.

Contudo a posição das palavras muda alguma coisa diante do chamamento à ação?

Primeiro vamos entender o sentido das palavras individualmente. 

No sentido figurativo, Fervor é um sentimento intenso ligado à fé, e Zelo é a ação de grande cuidado ou a preocupação com alguém ou algo.

Mas não sendo a Maçonaria uma religião, por que a conclamação de Fervor aos Maçons?

O FERVOR, PARA OS MAÇONS, TEM POR SINÔNIMO: EMPENHO.

É interessante que, nesse caso, o Fervor deixa de ser um sentimento e passa a ser um comportamento.

Por sua vez, o Zelo vai além da ação de preocupação, transformando-se em uma forte disposição da alma.

O ZELO, PARA OS MAÇONS, TEM POR SINÔNIMO: DEDICAÇÃO.

E precisamos estar muito atentos ao não entendimento da força do Fervor e do Zelo. Permitam-me criar uma analogia: o Fervor é o vento; o Zelo, a água. Infelizmente nos deparamos com Irmãos sem fervor, sem empenho... são brisas de mormaço enjoativo.

Por outro lado, encontramos os Maçons “fervorosos”, cujo empenho é encher enormes balões de instruções e regras; ocupam e cobram muito espaço em nossa Ordem e são mestres em apontar e exigir o cumprimento do “preto no branco”. Isso demonstra claramente a diferença entre conhecimento e entendimento. Normalmente, acabam por “estourar”, justificando que não aguentam mais tantas arestas que têm as “pedras brutas”.

A alegoria do Zelo como água é muito simples de compreender. Todos nós temos sede e necessidade de várias coisas na vida. Os sedentos são diferentes dos necessitados. Portanto, para mudança de condição, é preciso dedicar-se à procura do bem-estar.

Quando a dedicação resulta no além de suas necessidades e posses, cria-se o hábito desgraçado do aviltamento das paixões. Por isso devemos sempre avaliar nosso tempo, nosso espaço e nossa dedicação a tudo. Ninguém vive sem água; no entanto ela pode saciá-lo ou afogá-lo.

NOSSO FERVOR DEVE SER O RESULTADO DA RELAÇÃO EFETIVA DA MAÇONARIA COM O MAÇOM, E NOSSO ZELO, A CONSTRUÇÃO AFETIVA DO MAÇOM COM A MAÇONARIA. AQUI ENCONTRAMOS UM BOM EXEMPLO DE COMO AS DIVERSIDADES NÃO SÃO OPOSITIVAS, MAS COMPLEMENTÁRIAS. VIDE PAVIMENTO MOSAICO.

Neste ­17º ano de compartilhamento de instruções maçônicas e provocações para o enlevo moral e ético dos Irmãos, permanecemos no nosso propósito maior de disponibilizar uma curta reflexão a ser discutida em Loja. O Ritual não pode ser delapidado. A Ritualística deve ser seguida integralmente. O Quarto-de-hora-de-estudo é fundamental em uma sessão Justa e Perfeita.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!

Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024
Contato: 0 xx 31 99959-5651 / quirino@roosevelt.org.br
Facebook: (exclusivamente assuntos maçônicos) Sergio Quirino Guimaraes Guimaraes
Os artigos publicados refletem a opinião do autor exclusivamente como um Irmão Maçom.
Os conteúdos expostos não reproduzem necessariamente a ideia ou posição de nenhum grupo, cargo ou entidade maçônica.