COMO SER ÁGUIA NA MAÇONARIA?

A imagem que ilustra este artigo é da Águia que adorna a entrada da Sala dos Passos Perdidos do Templo Nobre da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais.

Revitalizada recentemente e colocada em lugar de destaque, tem por propósito inspirar nossos Irmãos a valores que uma Águia encerra.

Mas quais são os simbolismos emanados por essa ave? Nosso inconsciente coletivo remete-nos ao seu porte para a liderança e a determinação. Sua vista aguçada, que consegue localizar o objetivo a três quilômetros de distância, resultou no jargão “olhos de águia”.

Tal adjetivo indica pessoas além do padrão, as quais conseguem visualizar uma nova jornada. Seu bico e suas garras denotam força e coragem; sua escolha pela solitude representa autonomia e independência.

Quando se encontra em pouso, suas asas fechadas parecem um manto nobre sobre suas costas, aludindo à realeza, soberania e imponência.

Em voo, com asas abertas, é a própria liberdade, majestade e agilidade. Com tantas qualidades e virtudes, é de esperarmos que todos desejem ser uma Águia na vida.

Porém, permitam-me dizer que a grande lição da Águia não está em suas características e habilidades aparentes. Como todos os seres vivos, ela tem inimigos. Um único e proporcionalmente insignificante inimigo.

Contudo, tal inimizade não é por estar a Águia em sua cadeia alimentar como predadora ou como presa. Seu inimigo é o Corvo, que simplesmente resolve atacá-la quando ela está voando.

O Corvo senta nas costas da Águia e começa a bicar seu pescoço. A Águia, por sua vez, não reage nem luta com o Corvo. Ela não gasta seu tempo ou sua energia com ele. Em vez disso, ela abre mais suas asas e começa a voar mais alto pelos céus.

Quanto mais alto a Águia sobe, mais difícil fica para o Corvo respirar e, eventualmente, ele cai por falta de oxigênio.

Em âmbito simbólico, o Corvo são os vícios, a malquerença, a inveja – tudo o que avilta o homem e que lança seu intento pelas costas.

Mas nada abala a Águia, pois ela tem foco! Conhece seus limites e suas capacidades. Sabe que sua natureza é voar mais alto. As bicadas do inimigo são apenas testes para sua resiliência.

ANTES DE PENSAR EM SER ÁGUIA NA MAÇONARIA,
REFLITA SE SUPORTARÁ OS CORVOS DA VIDA MAÇÔNICA.
TERÁ QUE CONVIVER COM OS HIPÓCRITAS, QUE ENGANAM;
OS PÉRFIDOS, QUE DEFRAUDAM; E OS SEM PRINCÍPIOS,
QUE ABUSAM DA CONFIANÇA DOS IRMÃOS.
A ESTES NÃO SE COMBATE SEM PERIGO!

2024, há 18 anos compartilho instruções maçônicas e provocações para o enlevo moral e ético dos Irmãos, permaneço neste propósito para provocar a reflexão dos Obreiros sobre nossa Ordem. São visões pessoais, não são verdades absolutas, questione sempre o que lê. A verdade é aquilo que conseguimos vivenciar.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024
Contato: 0 xx 31 99959-5651 / quirino@roosevelt.org.br
Facebook: (exclusivamente assuntos maçônicos) Sergio Quirino Guimaraes Guimaraes
Os artigos publicados refletem a opinião do autor exclusivamente como um Irmão Maçom.
Os conteúdos expostos não reproduzem necessariamente a ideia ou posição de nenhum grupo, cargo ou entidade maçônica.