Conhecimento é Liberdade. Por quê?

A afirmação de que "conhecimento é liberdade" parece às vezes possuir um status de axioma. Parece uma verdade alcançada de maneira intuitiva, indemonstrável. Mas há, na verdade, algumas demonstrações possíveis da veracidade dessa proposição, e uma delas é a que se segue.

Primeiramente devemos esclarecer o que queremos dizer com "liberdade". Fato é que nossa liberdade é do tamanho das nossas possibilidades de escolher. O quanto podemos escolher, isso é o quanto somos livres. É somente isso que queremos dizer por "liberdade" neste argumento.

O conhecimento, por sua vez, à medida que se amplia, nos fornece cada vez mais categorias de interpretação da realidade, nos abre novas possibilidades de apreensão e compreensão do real. Recordemos-nos do Mito da Caverna, de Platão: o homem acorrentado, após se libertar de seus grilhões e ver os objetos reais fora da caverna, tinha uma nova interpretação das sombras que ele considerava antes como as únicas coisas reais que existiam. Isso é, o conhecimento adquirido lhe possibilitou uma nova interpretação da realidade.

Dessa forma, se o conhecimento amplia nossa capacidade de interpretação do real, expande com isso nossas possibilidades de escolher e direcionar nossas ações e decisões. E sendo que nossa liberdade é do tamanho das nossas possibilidades de escolher, quanto maior o conhecimento, maior a liberdade. Quanto maior a ignorância, maior a escravidão, pois pouco temos entre o que escolher, pouco temos em que pensar, pouco sabemos decidir e, assim, poucos parâmetros temos para agir.

Este argumento pode ser resumido no seguinte silogismo:

Nossa liberdade é do tamanho das nossas possibilidades de escolher.

O conhecimento aumenta nossas possibilidades de escolher.

Logo, o conhecimento aumenta nossa liberdade.

Glauber Ataíde

Originalmente publicado no Blog: https://glauberataide.blogspot.com.br/2009/03/conhecimento-e-liberdade-por-que.html