Conhecimento Maçônico, é como queremos?

A edificação do conhecimento maçônico é construído e adquirido numa simplicidade enorme, mas, funda-se em uma organização mínima de ideias, as quais levam a compreensão daquilo que se requer no momento.

Construído ele, (o conhecimento) pela busca daquele que deseja ou adquirido, quando mesmo inconsciente o sujeito, lhe é transmitido informações ás quais são boas, belas e verdadeiras. Acumula o conhecimento no ser.

Diria que assim caminha o conhecimento maçônico, de momentos em momentos, de degrau em degrau e de lances em lances.

A virtude é um pré-requisito, para aquele que deseja alcançar algo mais.

Sempre é bom relembrar que a construção ou a reconstrução interior do ser humano é o ideal da Maçonaria. Sustentada nessa visão o ensinamento maçônico é todo voltado para uma conduta e procedimentos corretos de seus membros. Com vistas a que sejam bons pais, bons chefes de família, profissionais exemplares e bons cidadãos.

Quando isso se der pela reconstrução, ou seja, pelo aprimoramento obtido pela iniciação, a vitória poderá ser maior ainda, porque no coração do maçom estará a paz pelo reencontro com Deus seja deísta ou teísta a sua acepção.

Mesmo que algum homem perca a sua chance na primeira tentativa para construir uma vida feliz, outras lhe são concedidas para reconstruir o seu caminho natural e o seu templo interior. Quando ingressa na Ordem estas portas lhe são abertas com premência.

Para este fim a Maçonaria coloca à disposição do iniciado toda a sua cultura acumulada por séculos de aperfeiçoamento filosófico. Pares, alguns eruditos e profundos conhecedores da Arte Real. É Só aproveitar e degustar do conhecimento!

Esperando ter colaborado com a reflexão, em dias em que a própria cultura dita “em geral” esta largada às traças, portanto, é de não se descuidar para que a dita “maçônica” não suba no mesmo barco.

Que o Grande Arquiteto do Universo dirija constantemente nossos passos, e nos conduza ao conhecimento salutar, para que a vida como um todo seja melhor, para que a felicidade da humanidade seja uma verdade!

* Ivair Ximenes Lopes.

Fonte: https://blog.msmacom.com.br/o-conhecimento-maconico/