Conhecimento versus Sabedoria

Que é a Sabedoria?

Que é o conhecimento?

 

Bem. Vamos ver as definições destas duas palavras, para ver se nos prestam ajuda ao que vem depois.

 

Sabedoria: “prudência”, “instrução”; saber: “ciência”, “cultura”, “doutrina”, “onisciência”. Conhecimento: “ação de conhecer”, “ter a ideia ou a noção de uma pessoa ou coisa”.

 

A sabedoria é mais forte que o conhecimento, implica em certo modo, uma decantação do conhecido, uma maior profundidade, uma sorte de conhecimento impregnado de coisas boas, de ética, de experiência de uma análise das decisões ou ações em função do mal e do bem, etc. 

 

Em muitas coisas da vida tremendamente mais complexas que o dilema entre fazer e não fazer, ser ou não ser…, temos idêntica contradição: existe o conhecimento mas não sempre está acompanhado da sabedoria. Conhecemos que as guerras são terríveis, mas a humanidade continua em sua louca carreira fratricida pela falta de sabedoria para evitar conflitos.

 

Conhecemos que diversos fatores resultam imprescindíveis para nosso desenvolvimento e supervivência como pessoas e como povos, mas muitas vezes carecemos da sabedoria para buscar um denominador comum que nos permita conviver, progredir ou triunfar, sem brigas internas, inveja nem ódios, em um marco de plena solidariedade social.

 

(((Tomemos a mão direita e a levemos apoiada no peito sempre com compromisso e a mão esquerda levantada mostrando a palma, ensinando a transparência da humildade e da pureza)))

 

Para acabar este brevíssimo artigo, queria terminar com três ditos muito bons:

 

Com o espírito sucede o mesmo que com o estômago: só pode confiar nele aquele que possa digerir. (Churchill)

 

Há duas classes de homens: aqueles que fazem a história e aqueles que padecem. (Camilo José Cela).

 

Se não podes avançar uma polegada, retrocede um passo.

 

Sergio Pita Andon

 

Fonte: Publicado originalmente em https://iluminando.org/

 

 

Tradução livre feita por Juarez de Oliveira Castro