Cora Coralina e seu legado

O legado que Cora Coralina nos deixa vai muito além da literatura, ela nos encantou com palavras simples que enobrecem nossa alma.

Anna Lins Dos Guimarães Peixoto Bretas, que adotou o pseudônimo Cora Coralina, nasceu em Goiás em 20 de Agosto de 1889, e faleceu em 10 de Abril de 1985 aos 95 anos, foi uma poetiza e uma das mais importantes escritoras brasileiras. Doceira de vida simples, casa singela, alheia a modismos literários, Cora Coralina nos deixa um legado além da literatura.

A Felicidade na simplicidade. A senhora que encantou o Brasil com sua forma de escrita, e suas ideias tem muito mais a nos ensinar do que podemos perceber apenas no primeiro olhar sobre sí e suas respectivas obras. Nelas, são retratadas gestos do simples cotidiano de cidades do interior do Brasil. Senhora de poderosas palavras, Cora, prezava mais a mensagem inserida em seus textos que a forma deles, escrevia com simplicidade e sutileza. Preocupada em entender o mundo em que vivia e compreender o real papel que deveria representar. Cora busca respostas para sua vida e o ambiente em que a rodeava a permitiu entender e retratar em suas obras que a simplicidade é o melhor caminho para a riqueza de espírito.

Em um de seus poemas, “Humildade”, ela deixa claro a ideia que a verdadeira conquista da felicidade está nos detalhes, está nas pequenas coisas que não damos o real valor, e passam despercebidas aos nossos olhos. A felicidade expressa por Cora nesse poema é sintetizada com o agradecimento de coisas simples a Deus.

Se pudermos estabilizarmos o olhar por alguns instantes a mais, podemos perceber a riqueza da herança de Cora. Entenderemos que o sucesso não se prende verdadeiramente a bens materiais e sim àqueles detalhes simples que fazem realmente diferença no modo em que sentimos as coisas.

Portanto, deixo um conselho a todos que leem esse texto: se interessem mais por Cora Coralina, a senhora do interior do Brasil que nos encantou com suas palavras humildes, capazes de enobrecer nossos corações. Ela tem muito mais a nos deixar e nos ensinar que a literatura. Ela nos ensina a sentir a vida com o coração.

Mel Biaso

formada de inspirações, idealizada de sonhos. Acredito que nós leitores somos psicólogos dos grandes escritores.
"A verdade deve manifestar-se em nossos pensamentos, nossas palavras e nossas ações"
 
Mahatma Gandhi
"Jamais permita que os nós tapem a vista da janela, pois será através dela que enxergaremos a oportunidade dos laços!"

 

Áureo dos Santos