CUMPRIR OBRIGAÇÃO – O VALOR DA PALAVRA


 

 

Ultimamente, tenho pensado muito sobre esse assunto: dever obediência a alguém. Principalmente quando se fala da diferença entre os povos de algumas regiões e as imposições que a geografia lhes impõe. Penso que no Brasil, por exemplo, o que ocorre é que temos que nos adaptar a algo de que não necessitávamos antes. O Estado europeu foi imposto aqui? Imagine um nativo acostumado com a vida que levava tendo contato com uma cultura totalmente diferente, Estado, religião, língua escrita. Ainda sofremos os efeitos colaterais. 

Mas, afinal, o que se entende por obediência? ²Obediência é um substantivo que define a ação de quem obedece, de quem é dócil ou submisso. Uma pessoa que segue, cumpre ou cede às vontades ou ordens de alguém”.

Acredito que, diante de qualquer circunstância, o valor humano é maior, mas deve ser mais bem trabalhado, pois temos a possibilidade de desenvolver a mais avançada sociedade do planeta. O instrumento, para tanto, é a comunicação e a educação. Assim, poderemos entender a verdadeira realidade dos valores agregados a uma pessoa obediente ou até mesmo cumprir uma verdadeira obrigação. E é isso que precisamos urgentemente discutir. Isso é o que importa a nós brasileiros.

Vivemos em um ambiente opressivo, no sentido dos valores empregados pela mídia à sociedade, e com o regresso das religiões, que era o lugar a que as pessoas recorriam na sua ignorância, onde só nos restava ler e empregar certas palavras, muitas delas sem sentido, totalmente relativos e dependia do referencial adotado.

Ser obediente é importante? E o dever obediência? Sem dúvida tanto é importante quanto fundamental, tanto é, pelo forte valor da palavra agregada, que a Bíblia e o crucifixo foram retirados do planalto, assim ninguém mais está honrando mais nada. Infelizmente assim caminha o país, sem lenço, sem documento e sem palavra. 

Mas também precisamos ser bastante cautelosos quanto a esta palavra tão significativa. Devemos dizer sempre aos nossos filhos... sim é sim, não é não... parece pouco, mas estabelece limites.  O não posso nesse momento também é importante. 

O valor da palavra honrar é vital para se manter conectado com a energia positiva, fluente e benéfica para a nossa aura, correlacionada com as nossas amizades, nossa ligação com o semelhante e o mundo. Quando há um “corte” muda-se toda a harmonia do ato prometido, ficando um vazio e uma energia desfavorável.

Ser honesto, integro, verdadeiro e cumpridor em nossas relações, às vezes transparece em outros olhos a beleza do nosso interior. Só que às vezes é no meio do caminho que se percebe o erro e mudar de direção se torna necessário, porque não é necessário sempre chegar ao fim, o mais importante é que isso seja benéfico, se não for, é melhor desistir e buscar fazer algo que traga mais sentido para nossa vida.

Hoje em dia, em alguns setores da vida social, somos carentes de alguns adjetivos que são fundamentais para uma vida digna; tais como: – a amizade, família e o trabalho… estará também a política inserida neste contexto? Pois as pessoas que as legislam, devem assumir com total responsabilidade, para que possamos viver em uma sociedade melhor! E honrem seus compromissos!

Existe um proverbio que diz: “se conselho fosse bom não se dava, vendia”. Mas, os conselhos sem dúvida são fundamentais para as pessoas honrosas, a pessoa que honra seus compromissos, sem dúvida é uma pessoa que só colherá bons frutos num futuro próximo. Porém, ainda são poucas as pessoas que não têm essa credibilidade. Devemos compreender que, às vezes, é difícil honrar, mas é fundamental que se nos esforcemos para honrá-los. 

 

¹ Valdeci Martins

Graduado e Adm. de Empresas, Graduado e pós-graduado em Ciências Políticas e Planejamento Estratégico ADESG-UCDB. Policial Militar da RR, Escritor Membro da União Brasileira de Escritores de MS – UBE/MS e da Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul.

 

² Significado de Obediência. Disponível em < https://www.significados.com.br/obediencia/>. Acesso em: 13 de outubro de 2018.

"A verdade deve manifestar-se em nossos pensamentos, nossas palavras e nossas ações"
 
Mahatma Gandhi
"Jamais permita que os nós tapem a vista da janela, pois será através dela que enxergaremos a oportunidade dos laços!"

 

Áureo dos Santos