Da continuidade.

Em todo o mundo há somente duas espécies de pessoas: as que sabem e as que não sabem. (Krishnamurti in Aos pés do Mestre).

Na nossa Sublime Instituição encontramos vários ensinamentos que nos orientam sobre o caminho a tomar, sobre o que fazer, como fazer, para que fazer, onde fazer, enfim, o conhecimento disponibilizado é infinito. A essência desse conhecimento se concentra em um acróstico simples, direto e profundamente sábio, que sintetiza tudo: VITRIOL. Visita Interiorem Terrae Rectificandoque Invenies Occultum Lapidem. Filosoficamente ela quer dizer: “Visita o Teu Interior, Purificando-te, Encontrás o Teu Eu Oculto”, ou, "a essência da tua alma humana", a pedra oculta, a origem, a pedra filosofal. É o símbolo universal da constante busca do homem para melhorar a si mesmo e a sociedade em geral.

Esta sigla está presente na Câmara de Reflexão, uma área utilizada na Maçonaria para onde o neófito é conduzido, refletindo sua mortalidade material e consequente necessidade de elevação espiritual.

Para os místicos, este é o termo mais misterioso e secreto que se conhece, a verdadeira palavra-passe ou o "abre-te Sésamo" para o "Mundo Oculto dos Deuses" ou dos "Homens Semi-Deuses".

Esse conhecimento nos mostra o verdadeiro caminho: a busca no interior de nós mesmos. e que nos dará o norte para o nosso aprimoramento constante. É mais uma confirmação de que o caminho é interior, dentro de nós e não fora. É dentro que iremos encontrar o verdadeiro significado da evolução. Através da meditação e da prática constante.

Então, que nossos pensamentos e sentimentos sejam sempre luminosos! Nós estamos aqui por um motivo. Cada dia é uma bênção e fonte de eterno recomeço. Mas jamais descobriremos isso pelas vias da mente racional. Nem com o passar dos anos na carne; e nem com todo conhecimento do mundo. Uma parte de nós sabe e compreende o mistério. Sim, aquela parte que habita em nossos corações. Aquela que é a verdadeira essência. A fonte. A origem.

Esse é o caminho.

O que você sabe não tem nenhum valor; o que tem valor é o que você faz com o que você sabe. (Princípio da Filosofia Kung Fu).

Autor

Ir... Heitor Freire, M. ́. M. ́.
Obreiro da Aug.·. e Resp.·. Loja Simbólica Amor e Caridade

 

 

 

Fonte: Folha Maçônica No 512, 4 de julho de 2015.