Fraternidade Maçônica, condição indispensável à Ordem


Fraternidade, esta doce e forte palavra, signo de caridade e doação, é a expressão de aceitação e entrega incondicional frente ao outro manifestada na atitude de disposição para estender a mão ou pô-la sobre o ombro, como em nossa iniciação, não há lugar para temor porque nosso ser reconhece que estamos entre irmãos.

O que não é fraternidade? A fraternidade não é a condição recíproca de esperar algo em troca. Não deve ser confundido com o fato de esperar que o outro aja como eu, ou que me ajude como eu o ajudei na época.

Sem a fraternidade é difícil entender a maçonaria, nela nos sentimos protegidos, porque formamos uma cadeia, que a fazemos forte, podemos ser, podemos nos dirigir e nos expressar com honestidade, a fraternidade maçônica é tão representativa porque controla as palavras ou ideais, mas, é distintiva?, é expressiva? De que forma a vivemos. É verdade que como em toda sociedade existe diretrizes que nos regem, há um esquema que determina como nos conduzir, e, ante disso, haverá quem se radicalizem e se apartam do mesmo. Logo, então, podemos, apegados a nós mesmos, estabelecer limites, restrições, mas, como vivemos essa fraternidade se se reparte com aqueles que só pertencem a uma jurisdição?

Podemos compreender a diferença expressada na diversidade de ritos, é difícil se tratando do nosso. Mas existem laços que nos unem. É certo que temos que nos conduzir diante da luz, mas, da luz à escuridão, da escuridão à luz.
O sétimo brinde da Loja de Mesa diz: por todos os maçons dispersos pela face da terra. Não diz: por todos os maçons regulares ou confederados senão por todos os dispersos, pelos regulares e irregulares, por quem se encontram adormecidos, por todos que dizemos ser homens livres e bons costumes que conhecemos a verdadeira luz, que aceitamos e reconhecemos como tal.

Faltar à fraternidade é faltar à igualdade, pois colocamos a condicionante de que deixamos de ser iguais por estar em uma situação jurídica distinta que me faz me sentir no bom, no correto, e, portanto se perde a liberdade de estar com o outro, não sendo discreto no discreto, senão a liberdade expressa de reunirmos.

Tomando uma paisagem do evangelista Lucas que diz: “Se vocês amam somente a quem vos amam, que recompensa merecem? Não fazem o mesmo os publicanos? E se saúdam somente a seus irmãos, que fazem de extraordinário? Não fazem o mesmo os pagãos?”

A fraternidade digo que é desinteressada, é verdade que toda relação interpessoal se rege através de um interesse, o ponto está em que a fraternidade se rege em ser incondicional por convicção não por compromisso, não por complacência, senão com plena liberdade, em inteira verdade para o outro, somos um mosaico maçônico, como se compõe um mosaico? Por várias peças de diferentes tamanhos e cores, se as separarmos não há ordem ou figura nelas, mas, se unirmos cada uma onde cabem, veremos que no final uma bela peça se configura e a beleza também é a harmonia de ordem, por isso também regidos pela ordem, devemos ser peças que contribuam para formar aquela bela figura e não peças rebeldes que querem brilhar separadamente.

É incondicional, porque nos descobre o sentido da tolerância, ser tolerante não significa que se está de acordo com tudo o que a outra pessoa pensa, diga ou faça, ser fraterno é ser incondicional, não é ser um seguidor surdo e mudo. Somos irmãos, reconhecemos e ver as diferenças entre nós, ser conscientes dos atos do outro e não julgá-lo se ele está mal ou se está equivocado, é que cada um atua baixo diversos contextos de acordo às circunstâncias que o rodeiam, e em relação à sua formação ou grau de madureza.

Dentro da mesma existe uma emoção e sentimento muito importante, chamado amizade, é o laço forte, é unidade e comunidade, mas, a fraternidade pode desenvolver a amizade ou a amizade sempre será fraterna? Que é mais simples reconhecer a um amigo ou e ainda irmão. Temos escutado e lido que um irmão nem sempre será teu amigo e um amigo sim poderá ser teu irmão, é verdade, mas a amizade está sobre a fraternidade? Se é assim pode-se viver debaixo do princípio de igualdade e liberdade?

Voltando a abordagem inicial, um amigo é leal, fiel e incondicional com o outro seu amigo, mas não o ter que ser com os demais, pode haver grupos de amigos, mas serão esses grupos, e não pretendo ser o conto da bruxa, então, sejamos amigos de uma convicção e não de um ideal ou relação.

Como poder falar da fraternidade como princípio de liberdade e de igualdade, como sustento da justiça, como preservação de nossos costumes como ânimo e sustento que compila o melhor que somos, nossa mais doce expressão de vida e ensinamento, nossos princípios, signos mistérios de LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE, são o código para viver, vivermos e não só a compilação estrita do acatamento de normas, que nos equiparam ao seguimento de dogmas como se o que fizéramos aqui fora teologia, nossa origem e a fundação dos mesmos define nossas vidas e nossa cor, a aceitação está fundada no reconhecer-nos frente ao outro, só assim podemos nos abraçar honestamente e nos alegrar por encontrar o lugar que nos corresponde, transmiti-lo aos demais, se bem, a maçonaria como estilo de vida, como guia para o crescimento pessoal, como diretriz como cada um queira ou aceite impregnar-se dela, enraizar-se dela, tem que ser expressada no mundo profano, cão com a percepção de ver aos demais como bichos raros, mas como irmãos.

Fraternidade é também sinônimo de amizade. Sejamos amigos da humanidade de nossos irmãos, deste mundo profano, pois dele viemos, nos movemos e vivemos, sejamos maçons fraternos neste mundo, sem ser do mundo. Posto que a fraternidade nos exige, nos demanda, não é uma qualidade, não está dotada de uma característica, senão é a convicção que vivemos dia a dia, assim como para que o matrimônio funcione primeiro deve aprender se aceitar, conviver, ser amigos e saber que aquilo que os une são suas diferenças (não irreconciliáveis claro) senão estes detalhes que fazem distintos e, por sua vez, os complementam em uma sinfonia de amor e traição, em uma canção de união e dedicação. Portanto, somos a harmonia que marca a batida da Sinfonia da Fraternidade.

Luiz Angel Samano Abrica
Tijuana, Baja California
Tradução livre por Juarez de Oliveira Castro
Fonte: https://www.diariomasonico.com/