HEREDITARIEDADE MAÇÔNICA

Em tese, o conceito de hereditariedade está vinculado à biologia, onde há transmissão de características genéticas entre os indivíduos que, por sua vez, são transmitidas pelos ascendentes aos seus descendentes.

Como analisar este conceito sob o ponto de vista da Maçonaria?

Primeiramente, o que significa para nós a expressão popular: “Filho de peixe, peixinho é!”?

Ela sugere que a semelhança física se reflete nas qualidades ou habilidades que supostamente foram transmitidas pela hereditariedade, não é isso?

Especulemos, agora, sobre a expressão “Pau que nasce torto, morre torto”.

Neste caso, afirma-se que na característica genética há a ocorrência de fato desfigurador no gene resultando no destino final. Certo?

Continuemos o exercício procurando respostas: - Filho de maçom, iniciado é?
- Homem que nasceu profano morre profano?

Atualmente, quando poucas são as gerações de Maçons na Ordem e muitas gerações sem parentesco biológico, como explicar os estreitos laços de família que nos unem?

A herança biológica é transmitida pelo DNA (Ácido Desoxirribonucleico) dos pais para os filhos. A Maçonaria também tem seu DNA e muitos ainda não se deram conta de sua existência.

Por que será que a plena maioria das sessões maçônicas são realizadas em Grau 1?

Por causa da Dedicação Natural ao Aprendiz, que bem nos cabe. Da mesma forma que os pais transferem aos filhos suas características físicas, cabe aos Mestres transferir aos Aprendizes as características morais e éticas.

A HEREDITARIEDADE MAÇÔNICA NÃO ADVÉM DA MATERIALIDADE DO SER
MAS DA ESPIRITUALIZAÇÃO DO SER MATERIAL.

Para garantir que nossos “peixinhos” sejam como tal reconhecidos, não basta trazê-los à vida (iniciá-los). Eles precisam de alimento (instruções), devem compreender a função e as obrigações inerentes ao cardume (Loja) e compreender que o falso brilho das escamas pode, simplesmente, isolá-lo em um aquário.

Por outro lado, o mais aprumado dos paus pode, pela ação da arrogância dos ventos, ou da estiagem das gotas de afeto, tender a desvios; ou por nascerem em solos tortuosos ou em ambiente lúgubres terem aparência e manifestações “tortas”. Mas, quem de nós é totalmente “limpo e puro”?

O maior legado, ou seja, a herança que nós Maçons devemos deixar é a conduta. Indiferente da “aparência” (peixinho ou pau torto) dos Irmãos, iniciados ou não, temos o compromisso de tornar feliz a humanidade pelo amor e pelo aperfeiçoamento dos costumes.
Exercitemos, pois, a consciência. Doe amor, proteção e educação que os pais devem aos filhos e faça esta correlação como uma das nossas obrigações de Mestre.

QUE EM ESPÍRITO SEJAMOS ETERNOS APRENDIZES
MAS, MATERIALMENTE TENHAMOS CONDUTAS DE ETERNOS MESTRES.

Atingimos quinze anos de compartilhamento de instruções maçônicas. Nosso propósito fundamental é incentivar os Irmãos ao estudo, à reflexão e tornar-se um elemento de atuação, um legítimo Construtor Social.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!

Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024