HOMENS, RATOS, SAPOS E ESCORPIÕES

A natureza sempre nos dá lições...
Percebo que algumas pessoas estão sempre atarefadas dando um duro danado e, às vezes, depois que trocamos algumas palavras me ponho a pensar sobre estas poucas palavras:
Imagine o que o Brasil, o País e o planeta seriam se todas as pessoas fizessem a sua parte, estudassem, trabalhassem e ajudassem os demais como estas pessoas? Como você, por exemplo, que está sempre ajudando alguém... Se não houvesse os que estão sempre esperando que os outros façam, deem ou ajudem...?

Quando penso nisso, sempre me vem à mente às imagens de quando era criança, a invasão de uma infinidade de ratos no paiol. Meus pais trabalhavam o ano inteiro embaixo de sol e chuva plantando milho e outros seriais para a gente comer durante o ano seguinte, inclusive eu e meus irmãos mesmo como crianças...

Recordo que com o passar dos meses e os seriais armazenados no paiol apareciam os ratos em bandos e faziam seus ninhos e comiam tudo de graça... Sem esforço algum. Eram tantos que os gatos não davam conta...

Qual foi o aprendizado disso? Que se não trabalha, não planta, não vai colher, vai passar fome e não tem onde buscar... Que alguém pode até te emprestar momentaneamente, mas ninguém vai te dar gratuitamente…

Hoje olho para as pessoas que só querem se aproveitar dos outros, principalmente das empresas e do Governo. O pior ainda são os comportamentos agressivos e preguiçosos. Dormem de dia e fazem festa a noite, reclamam de tudo, de todos e não fazem nada, mas querem o fruto daqueles que trabalham como os ratos no rancho lá na minha infância e, o que é ainda pior... Filhotes de rato são educados como ratos, a invadir as fazendas e paióis dos outros e não a estudar e a trabalhar.

Pior que isso, é que almejam o lugar dos empresários e do Governo que odeiam. Projetam raiva, desejam ter aquilo que é conquistado com estudo e trabalho, mas não se dispõe a fazer por si mesmos, ou seja, a entrar em ação e conquistar por mérito... Mas, você é inteligente e saudável percebe claramente que com tantos ratos invadindo o paiol, o milho e demais grãos não durarão muito tempo... Basta olhar para as fazendas da América do Sul onde a praga da preguiça alimentada pela ideologia invadiu ou está invadindo a saúde do futuro. Aliás, os ratos só percebem o aqui e agora, não tem visão de futuro, do amanhã.

A ideologia de roedor não tem nenhuma noção de espírito, de respeito, de ética e compaixão pelo semelhante. Percebe apenas o seu próprio ego, por isso não capta ou não sente necessidade de se preparar para o futuro ou um pós-morte.

Quando os ouvimos analiticamente logo percebemos que são portadores de uma consciência limitada, uma consciência que não se amplia que não percebe que se ninguém plantar, cultivar ninguém irá colher e o alimento logo acaba. Trata-se de um cérebro subdesenvolvido, ainda infantil que não estuda que sempre tem direito a tudo, mas sem obrigação alguma.

Para tentar entender este imbróglio do bem e do mal... Sim porque isto é algo bem maior onde há uma sabedoria para além desta dimensão... O TODO não criou o mal. O mal não existe, o que existe é falta da prática do bem, se o TODO é 100% e só for praticada uma percentagem % de bem, automaticamente faltará à outra parte. Isto é que é pensado como mal... Pura preguiça atávica.

Você conhece a fábula do sapo e do escorpião?

É uma fábula sobre um escorpião que pede a um sapo que o leve para a outra margem do rio. O sapo tem medo de ser picado durante a viagem, mas o escorpião argumenta e assegura ao sapo que se picar o sapo iria afundar e o escorpião iria se afogar. Então o sapo concorda em transportar o escorpião, mas quando chega no meio do rio o sapo sente a ferroada e pergunta: porque você fez isso?
A moral da fábula é que: é da natureza maldosa do escorpião picar e da natureza ingênua do sapo confiar; porém, o que o escorpião não sabe é que apesar do sapo parecer ingênuo ele tem outros recursos, ele afunda, sente dor, mas não more afogado. Com dificuldades, mas ele alcança a outra margem, enquanto que o fim do escorpião é um jazigo no fundo do rio. Portanto, o bem sempre vence!

Assim também é com os que se esforçam, estudam e trabalham, mesmo que muitas vezes, aparentemente sejam roubados, explorados ou magoados, eles sempre tem outros recursos e consegue atravessar o rio da vida com seu trabalho, conhecimentos e sabedoria, enquanto que o escorpião com seu veneno e preguiça, a única coisa que consegue é acabar morto no fundo do rio sem conseguir atravessá-lo, razão pela qual veio ao planeta, bem como os ratos...
Para aprender a diminuir a percentagem % do mal e alcançar o bem e  harmonia com o TODO.

Maria Aparecida Kuerten