Ikigai Maçônico

Como ocidentais, o conhecimento Ikigai é pouco difundido entre nós. Trata-se de uma metodologia desenvolvida pelos japoneses que visa à satisfação individual e coletiva.

O termo representa o motivo que cada um tem para começar um novo dia, sua motivação de viver ou “Razão pela qual se levantar da cama todos os dias”.

O Ikigai é o resultado das respostas a quatro perguntas:

O que amo fazer?
O que posso fazer bem?
O que posso ser pago para fazer?
Do que o mundo precisa?

Contudo, o que isso tem a ver com Maçonaria?

Este ano, em todo o Brasil, ocorrerão as eleições nas Lojas de várias Potências Maçônicas. É sempre salutar que os Irmãos se disponham a ocupar cargos nas novas direções. A fim de que haja “satisfação individual e coletiva”, adaptarei o Ikigai aos nossos labores.

RAZÃO PELA QUAL VOU À LOJA TODOS OS DIAS DE REUNIÃO.

Qual cargo amo desempenhar?

Tenho paixão pela ritualística? (MC) Gosto de organização? (Secr.) Amo música? (Harm.) Sou metódico? (Tes.) Aprecio ficar quieto/concentrado? (GT). ENTÃO, NO DIA DA REUNIÃO, LEVANTO-ME E PROCURO SUBSÍDIOS PARA O BOM DESEMPENHO.

Qual cargo posso fazer bem?

É importante saber quais são nossos outros pontos fortes, visto que, na Maçonaria, o coletivo deve estar à frente do individual. Eu gosto disto, porém precisam de mim nisto. ENTÃO, NO DIA DA REUNIÃO, LEVANTO-ME E CONSCIENTIZO-ME DE QUE, AONDE FOR, TEREI UM BOM DESEMPENHO.

Qual cargo me trará ganhos ao fazê-lo?

Para a terceira reflexão, é necessária uma visão realista. Afinal, vamos ao trabalho, porém há necessidade de agregarmos algo a nós mesmos. ENTÃO, NO DIA DA REUNIÃO, LEVANTO-ME E SINTO A FELICIDADE DE IR AO ENCONTRO DOS IRMÃOS.

Do que a Ordem precisa?

Por mais abstratas que nossas missões possam parecer, elas são reais, baseadas em nosso comprometimento. Tornar Feliz a Humanidade? Sim! Nossa família é a humanidade mais próxima de nós. ENTÃO, NO DIA DA REUNIÃO, LEVANTO-ME E ENTENDO QUE UMA PARTE DA HUMANIDADE ESTÁ AO ALCANCE DE MINHAS MÃOS.

A FILOSOFIA IKIGAI CULTIVA A META DE UMA VIDA PLENA E AGRADÁVEL.
O IKIGAI MAÇÔNICO TRADUZ-SE NA COMPREENSÃO DA PALAVRA “OBREIRO”.

Decerto, essa filosofia não deve ser aplicada apenas nos dias de reunião. É sempre salutar a procura da “Razão pela qual se levantar da cama todos os dias”. Que a resposta seja uma obra em prol da sociedade.

2024, há 18 anos compartilho instruções maçônicas e provocações para o enlevo moral e ético dos Irmãos, permaneço neste propósito para provocar a reflexão dos Obreiros sobre nossa Ordem. São visões pessoais, não são verdades absolutas, questione sempre o que lê. A verdade é aquilo que conseguimos vivenciar.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024
Contato: 0 xx 31 99959-5651 / quirino@roosevelt.org.br
Facebook: (exclusivamente assuntos maçônicos) Sergio Quirino Guimaraes Guimaraes
Os artigos publicados refletem a opinião do autor exclusivamente como um Irmão Maçom.
Os conteúdos expostos não reproduzem necessariamente a ideia ou posição de nenhum grupo, cargo ou entidade maçônica.