Integração da Loja

 

 

Uma Loja Maçônica, grande ou pequena, deve ajudar seus membros a crescerem como pessoas e se tornarem cada vez mais cidadãos responsáveis. Os irmãos que fazem parte de uma Oficina que tenha uma política projetada para enriquecer seu potencial humano têm de fato muita sorte. O conhecimento de si mesmo e a habilidade de ser objetivo são qualidades que acreditamos, deveriam ser cultivadas nos membros pela administração das Lojas Maçônicas.

 

O Venerável enfrenta todos os tipos de situações imprevisíveis e ele deve analisar corretamente cada situação e reagir com a decisão mais apropriada. 

No entanto, ele não pode avaliar uma situação corretamente, a menos que conheça suas partes fortes e fracas.

Uma Loja Maçônica ou qualquer outra Instituição com essa finalidade, composta de pessoas que se conheçam e que possam lidar adequadamente com qualquer situação que surja, certamente terá sucesso. Este tipo de Oficina, além de trabalhar muito bem em conjunto, estará livre de dissidências e as suas decisões serão sempre unânimes.

Existem diversas maneiras de dirigir uma Loja. Uma é usar a sabedoria e exercer uma liderança carismática, a fim de inspirar seus obreiros a darem o melhor de si. Outra maneira é consultar o plenário da Loja, pedindo a todos sua sabedoria. Existem irmãos que são mais favoráveis quando são recorridos a dar conselhos do que quando se tenta lhes dizer como fazer tudo.

Não devemos esquecer que cada irmão se constitui num recurso valioso, desde que haja um bom relacionamento com a administração da Loja, principalmente quando o Venerável procura explorar o lado positivo dos seus obreiros, pois é mais importante notar os méritos nos irmãos do que apontar os defeitos.

A Loja Alferes Tiradentes, felizmente, tem tido a sorte na escolha de seus Veneráveis, até porque através das eventuais falhas temos adquirido a sabedoria e às vezes a “derrota” nos tem dado uma carga de experiência da qual nos temos nos valido no futuro. As falhas também permitem que analisemos a nós mesmos e as nossas particularidades.

Lembre-se, a confiança e sucesso são construídos tendo por base a experiência.

LONARTE SPERLING VELOSO

Mestre Maçom Instalado da Loja Alferes Tiradentes.

"Jamais permita que os nós tapem a vista da janela, pois será através dela que enxergaremos a oportunidade dos laços!"
Áureo dos Santos