Integração Maçônica

Muito em voga nos últimos anos, o termo “globalização” soa como possibilidade de encurtar distância nas áreas econômica, política e social. 

O avanço das novas tecnologias, principalmente na comunicação, fez o mundo parecer menor, o que também limita nossos horizontes de vida às telas de um computador.

Se, por um lado, houve reconhecido ganho de acesso a longínquas e antes inacessíveis fontes de informação, por outro, estamos expostos a informações não fidedignas e, por vezes, maliciosamente publicadas. O pior é que acabamos nos seduzindo pela novidade em detrimento às nossas convicções. Aí é que surge o ufanismo maçônico.

Não me refiro ao orgulho de ser Irmão, mas ao ufanismo dos que se regozijam excessiva e vaidosamente de serem maçons. 

Nesta condição, o iniciado perde o princípio, meio e fim de seu propósito maior: Tornar feliz a humanidade em ações concretas.

 
A MAÇONARIA DISPONIBILIZA AO PROFANO UMA ESTRUTURA ADEQUADA PARA:

INICIAR NOVA FORMA DE VER A VIDA
ELEVAR-SE ACIMA DOS VÍCIOS DA VIDA
SER EXALTADO COMO MODELO DE VIRTUDE PARA A VIDA

Mas tudo isto perde o valor se não compreendermos que este processo nos transforma em “ferramentas” adequadas para atuar na sociedade do mundo real.

Não somos Maçons da ou para a Maçonaria. Somos Obreiros da e para a sociedade!

Como homens justos e de bons costumes, construtores sociais, artífices da Arte Real e demais títulos, devemos promover a integração da Maçonaria com todos os segmentos da sociedade que visem o bem comum.

Comecemos em nosso lar, aproximando a cunhada e sobrinhos às entidades paramaçônicas. Vejamos em nosso bairro se há alguma entidade assistencial que possa ser atendida pela hospitalaria de nossa Loja.

Procuremos nas Lojas de nossos orientes, Irmãos que pertençam a outras Instituições (Lions, Rotary, Escoteiros, etc) para potencializar ações sociais pela união de força.

Precisamos também nos aproximar de entidades religiosas, classistas e até mesmo políticas. Não nos cabe discussão de dogmas, mas o combate ao vício passa pela religação da criatura ao Criador. Na conscientização para o cumprimento de nossos deveres ampliaremos nossa condição de luta por direitos, seja qual classe for.

A proibição de assuntos políticos em Loja deve ser limitada pautas de política partidária. Assunto apaixonante, mas, o que fazemos em Loja?

Vencemos paixões e submetemos nossa vontade!

Mas, não há como trabalhar para o progresso da sociedade sem entrelaçar braços fortes e pés bem direcionados em uma Cadeira de União, em prol da Política de Saúde, Política de Educação e Política de Segurança.

PRECISAMOS NOS CONSCIENTIZAR DE QUE O TODO, INEVITAVELMENTE, SERÁ MAIOR DO QUE A SOMATÓRIA DAS PARTES.

 
PODEMOS E DEVEMOS POTENCIALIZAR A MAÇONARIA PELA INTEGRAÇÃO.

Atingimos quinze anos de compartilhamento de instruções maçônicas. Nosso propósito fundamental é incentivar os Irmãos ao estudo, à reflexão e tornar-se um elemento de atuação, legítimo Construtor Social.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!

Fraternalmente
Sérgio Quirino
Candidato a Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024