IRMÃO "DURMICIDO"

 
Não há erro de grafia. Apenas nos apropriamos da forma típica do mineiro falar.

Nas terras das Minas Gerais fazemos elisão de sílabas e criamos novas palavras: 
Môr (amor); Xonei (apaixonei); Lidileite (litro de leite): Badacama (debaixo da cama); Nossinhora (Nossa Senhora) e o famoso Uai, que é simplesmente Uai e pronto!

Já no dialeto maçônico, Irmão Adormecido é o iniciado que tem oficialmente reconhecido seu direito de se retirar dos labores maçônicos, através do Quitte Placet.

Ressaltamos que qualquer outro instrumento de afastamento do iniciado de sua Loja, não o coloca na condição de adormecido e sim de excluído.

Mas, o Irmão ao qual nos referimos neste artigo é aquele que se encontra fisicamente vinculado à Loja, mas seu espirito está ausente, ou seja, ele está dormindo.

Não estamos falando do estado mental de fechar os olhos e o espirito sair do corpo, mas da apatia em que alguns Irmãos se encontram frente à nova realidade dos trabalhos maçônicos imposta pela pandemia.

Peço desculpas por ser incisivo e aparentemente insensível, mas precisamos de uma mudança de atitude.

Esqueçamos o passado: “- No meu tempo!”; “Antes era melhor!”; Tinha isto ou aquilo e vamos enaltecendo o que ficou no passado, como se fosse possível chegar a algum lugar com segurança, olhando para trás e caminhando para frente. Não sejamos saudosistas.

Não nos concentremos no futuro: A lição mais pesada que o COVID-19 nos impôs é a consciência de que o futuro é um tempo muito além da nossa realidade. Ele pode, simplesmente, não existir em nossa vida. Não espere o amanhã para viver a sua vida.

O presente exige a presença do espírito: O espírito é o que anima a matéria. Precisamos nos conscientizar da realidade que estamos vivendo. Ela não é negativa ou positiva, ela é simplesmente real! Não existe vida boa ou vida ruim, existe missão.

Precisamos abrir os olhos, acordar e viver! Assim sobreviveremos! A questão agora é despertar os Irmãos para o mesmo posicionamento, a mesma atitude. Indiferente das angustias pessoais, devemos acolher todos aqueles que nos procurarem.

Daremos o pão, mas, se ele faltar, daremos a palavra e se ela estiver embargada, daremos nossas orações. Lutemos, amados Irmãos, contra a apatia. Não nos tornemos perjúrios negligenciando nossos compromissos, pois os valores da Acácia nos é conhecida.
                                                                                    
O OTIMISTA É UM TOLO.
O PESSIMISTA, UM CHATO.
BOM MESMO É SER UM REALISTA ESPERANÇOSO.
(Ariano Suassuna)
 
Atingimos quinze anos de compartilhamento de instruções maçônicas. Nosso propósito fundamental é incentivar os Irmãos ao estudo, à reflexão e tornar-se um elemento de atuação, legítimo Construtor Social.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!

Fraternalmente
* Sérgio Quirino
Candidato a Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024