Jean Baptiste Willermoz

Este pequeno trabalho é um auxiliar de memória para os que conhecem a vasta obra de Jean Baptiste Willermoz e um apanhado de temas a pesquisar para quem o quer conhecer. Filho de um mercador negociante de sedas, de origem espanhola, estabelecido em Lyon, na França, Jean Baptiste Willermoz desde muito jovem sentiu necessidade de se tornar independente e de garantir a sua posição social.

Começou a trabalhar, como empregado, aos 14 anos de idade e aos 24 montou a sua própria empresa. Evoluiu na sociedade cooperando na vida activa da cidade, tendo desempenhado funções como administrador do hospital de Lyon, gestor dos hospícios civis da cidade, membro do conselho paroquial de Santo Policarpo, ou conselheiro geral do departamento do Ródano.

A sua actividade maçónica também evoluiu vertiginosamente.

Iniciado na Maçonaria aos 20 anos de idade (1750), passados apenas 2 anos foi eleito Venerável Mestre.

Em 1753 fundou a Loja ‘A Perfeita Amizade”, onde se manteve como Venerável Mestre durante oito anos.

Em 1756, filiado no Grande Oriente de França, fundou a obediência das Lojas Regulares de Lyon e tornou-se o seu primeiro Grão Mestre.

Em 1760 contribuiu para a formação da Grande Loja dos Mestres Regulares de Lyon, reconhecida no ano seguinte pela Grande Loja de França.

Em 1767 foi Admitido na “Ordem dos Cavaleiros Maçons Eleitos Cohen do Universo”, uma Sociedade Maçónica tolerada pela Igreja Católica Romana, fundada por Martinez de Pasqually, de quem era discípulo e a que também pertenceu Louis Claude de Saint-Martin.

Em 1773 foi iniciado na Estrita Observância Templária, praticada na Grande Loja da Alemanha, tendo então sido instalada em Lyon a Loja Escocesa Rectificada “La Bienfaisance”.

O Rito Escocês Rectificado, nascido em 1756, consolidou-se em 1778 no Convento de Lyon, e reafirmou-se em 1782 no Convento de Wilhelmsbad, sempre com a intervenção de Willermoz.

Neste Convento foram adoptados, o “Código Maçónico das Lojas Reunidas e Rectificadas” e o “Código Geral dos Cavaleiros Benfeitores da Cidade Santa”, que regem o Regime Escocês Rectificado. O termo “Rectificado” tem origem na Estrita Observância Templária e nas Lojas Escocesas que foram reformadas em Dresden, na Alemanha.

Para um conhecimento pormenorizado da evolução da Maçonaria Rectificada, torna-se indispensável conhecer melhor cada um dos obreiros dessa trindade formativa:

O Martinesismo de Martinez de Pasqually ( 1727 – 1774 )
Willermosismo de Jean Baptiste Willermoz (1730 – 1824)
O Martinismo de Louis Claude de Saint-Martin ( 1743 – 1803 )
Segundo um manuscrito intitulado “Meus pensamentos e os dos demais”, Jean Baptiste Willermoz orava assim a Deus: “Verdade Eterna, Tu cercas-me com os Teus raios, mas as sombras escuras da minha alma elevam-se sem cessar e impedem-me de dirigir os olhos para Ti. Todos os dias, às tardes e à meia-noite, às manhãs e ao meio-dia, Te invoco com ardor. Meus esforços são vãos e inúteis. O espesso véu das minhas afeições materiais afastam a minha vista da Tua Luz.

As imagens dos objectos aos quais entreguei os meus sentidos colocam-se entre a Tua acção benfeitora e os débeis esforços da minha vontade; elas apartam-me do caminho e levam-me pelo das ilusões enganadoras. Tu escapas-me, e perco a esperança de chegar a Ti.

Oh verdade, sem a qual o meu ser não é nada, nunca deixarei de Te invocar. Até que tenhas escutado o meu desejo, os meus desejos serão a minha única existência. Escuta a minha voz, vem ao socorro daquele que Te chama com tanto ardor. Renuncio aos objectos sensíveis; é a Ti somente que quero amar e sempre contemplar como a minha única vida. Pois Tu és a vida do homem e, sei, com clareza, que o meu destino é viver para sempre em Ti e por Ti.

Então, onde posso encontrar a ciência e a sabedoria? Passei dias e noites na busca e nas meditações e, contudo, pergunto-me onde está escondida. O homem está muito distante de a conhecer e de saber o seu preço.

Não está nem nas profundezas do mar, nem nas profundidades da terra. Onde está, então, essa sabedoria e inteligência? Onde a poderei encontrar? Consultei todos os seres vivos; ninguém ainda a percebeu, e vi que ainda não a possuem… Somente Deus conhece o caminho que conduz a ela; apenas Ele sabe onde ela está.

Quando Ele deu as leis a todos os seres, quando submeteu às suas ordens os ventos e as tormentas, e quando dirigiu o relâmpago dentro da rota que lhe foi imposta, à frente estava a Sabedoria. Então, disse ao homem: Não encontrarás a ciência nem a inteligência, senão no temor a Deus.”

Vítor S.

Fonte: https://www.freemason.pt/