JURAMENTO OU COMPROMISSO?

Existem os dois tipos de obrigação na Maçonaria, embora, salvo melhor juízo, creio que bastaria apenas um deles.

Juramento é a afirmação solene, na qual nos dispomos a seguir determinado caminho com a promessa de não nos desviar do que fora traçado, sempre invocando as bênçãos de uma entidade imaterial.

Em todas as ocasiões, o trâmite de um juramento requer uma postura física, gestos ou posição das mãos, um texto decorado ou repetido em voz alta para os presentes e de um elemento simbólico material, seja um livro, uma escultura ou peça de cunho sacro representando um Ser Superior com poder de vigilância e de possível punição.

O problema contido neste penhor é a sua vinculação com as religiões. Elas foram pretextos usados para travar terríveis perseguições no passado e perpetuar preconceitos no presente. No mundo profano assumimos comportamentos e rotinas que se assemelham a liturgias e ofícios divinos das igrejas cristãs.

A questão fica mais complexa quando lembramos que grande parte dos juramentos maçônicos não diz respeito ao cumprimento de leis, regras e constituições profanas, pois esses são comportamentos compatíveis aos deveres de qualquer cidadão. Palavras podem ser ditas por qualquer um que possua um mínimo de discernimento quanto aos seus deveres junto à sociedade. A rigor, não haveria necessidade de se proceder um juramento.

Diferentemente, o compromisso é uma promessa que fazemos a nós mesmos, sob os auspícios da nossa consciência. Podemos até proferir palavras falsas, mas sabemos da veracidade de nossos pensamentos e do peso humilhante de mentir para si mesmo.

Comumente, é necessária a presença de testemunha para celebrar um juramento, o que não ocorre com o compromisso, que é o trabalho solitário, longe das vistas profanas ou irmanadas.

Não há como fazer um juramento, por exemplo, para se tornar um elemento de paz e concórdia. Necessitamos do compromisso com a paz e com a concórdia, sem sofismas e equívocos, honesta e naturalmente. Conservar-se como cidadão digno, amigo da família, Irmão leal, defensor e protetor de quem dele necessitar - isso é compromisso.
O JURAMENTO É ESSENCIALMENTE DIFERENTE DE COMPROMISSO.
JURAMENTO SE REALIZA DE DENTRO PARA FORA,
COMPROMISSO SE REALIZA DE DENTRO PARA DENTRO.

Uma lenda conta de um Monge que fora preso por pregar a doutrina cristã. Seus algozes exigiram que ele pisasse em um crucifixo ou seria morto.
Crendo que seria uma grande blasfêmia e contra seus juramentos de fé, ele negou e sua morte foi decretada para o dia seguinte.
À noite, foi despertado por uma voz que o chamava. Ao se levantar da cama, percebeu que seus pés se apoiavam no peito de Jesus Cristo deitado no chão de sua cela, que lhe disse: - Meu filho, preciso de você vivo. Faça o que tem de ser feito. E completou:
- Tenha compromisso com aquilo que eu represento e não com aquilo que me representa.

Seguimos neste ­16º ano de compartilhamento de instruções maçônicas, porque acreditamos fielmente que um mundo melhor se constrói pela qualificação do artífice. Precisamos nos reanimar permanentemente para o bom uso do malho e do cinzel.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!

Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024