Lapidando a Pedra Bruta

A natureza é sabia. Se nos vermos frente à grandeza dos céus, somos apenas um grão microscópico em tudo o que foi criado.
Para haver vida na terra, foi necessário a harmonia do Universo. 

Tudo que foi deixado para nós, veio das mãos de um Arquiteto, de um Poderoso
Arquiteto, de um Grande Arquiteto. 

Sem o Sol, que é fonte de vida, calor e luz seremos vazios sem vida sem amor, sem a energia que contagia, que reflete, que acaricia, que beija, que enche de prazer, de alegria, que transforma.

Sem a Lua somos invadidos por catástrofes intermitentes, haveria o desequilíbrio constante, ficaríamos preocupados constantemente sem saber para onde ir.
O homem precisa se reencontrar com a harmonia da natureza, que é a harmonia pelo qual as mãos Daquele Arquiteto nos deu como exemplo a seguir.
O homem precisa valorizar a si mesmo, precisa valorizar seu irmão, precisa valorizar seus pais, precisa valorizar seus filhos, precisa valorizar sua esposa, os filhos precisam valorizar seus pais e as esposas precisam valorizar seus maridos.
Essa constante troca equilibra-nos exatamente com a natureza.
O homem precisa seguir a natureza e aquilo que ela nos deixou de tão belo para conquistarmos a felicidade.
O homem precisa conhecer melhor a si mesmo, precisa cuidar das nossas crianças com muito amor e carinho e nesse trabalho constante evitará de punir os homens amanhã e contribuirá para um mundo melhor para os seus filhos seus netos e toda a sua geração.
O homem precisa se lapidar, entendendo os desequilíbrios que o mantém em confronto contra si e seu semelhante. O homem precisa se lapidar para estar acima de qualquer problema.
O homem precisa cuidar da sua beleza, da beleza de sua casa, da beleza de seus filhos, da beleza do seu bairro, do seu município.
O homem precisa se valorizar, se encontrar com aquilo que pode fazer de melhor. 

O homem precisa fazer o seu próximo feliz e só assim conseguirá melhorar a vida em seu lar, em seu bairro, em seu município, em seu país e no mundo.
Dentro de todos esses princípios a Maçonaria, através de seus trabalhos, lutando contra os vícios dos homens, consegue sobreviver e continuar trabalhando para o bem do Universo.


* Jairo Duppre Lacerda Filho
Mestre Maçom (Instalado) - Loja Cidade de Guarujá
Oriente de Guarujá - SP.