LIBRA - PRIMAVERA - AR - MAÇONARIA

Cruzamos o eixo da Loja, mudamos o sentido da visão e trabalharemos no mais belo Grau da Maçonaria Simbólica. Para além do aprendizado, cabe-nos o compartilhamento do que vivenciamos e o acompanhamento daqueles que precisam de um avental maior para sua proteção.

Estamos agora assentados sobre a sétima Coluna Zodiacal. Junto à Balaustrada, na Coluna do Sul, iniciamos uma nova caminhada sob os influxos da Constelação de Libra. Pela mitologia grega, essa constelação está ligada a Astreia, Deusa da Justiça e da Pureza, que deixou a Terra por desistir da humanidade intolerante e belicosa.

Nessa constelação, encontramos detalhes muito interessantes. Sua iconografia celeste é de uma balança, constituída por 15 estrelas. Destas, as três de maior intensidade luminosa, relativamente equidistantes, formam um triângulo, como se fosse um cabide. A estrela de cima é onde se “segura” a balança, ao passo que as debaixo, onde se “prendem” os pratos da balança.

Os árabes nomeavam as “estrelas suportes” de Zubenelgenubi e Zubeneschamali, que traduzimos como Garra do Sul e Garra do Norte. Na astronomia, por sua vez, recebem o nome de Alpha Librae e Beta Librae.

Mas por que o nome Libra?

Os babilônios chamavam-na de Tashritu, que significa balança, cuja tradução para o latim é grafada como Libra.

De forma simplista, a Primavera é a estação da Beleza, combinando muito bem com a Deusa Vênus, uma vez que é o arquétipo da Coluna do Sul. Tal Beleza se manifesta não na sensualidade, mas na sensorialidade. Isso porque nossos sentidos são nossos melhores conselheiros. 

E quando nos falta a visão, quais são os sentidos mais importantes?

O olfato e a audição! E, para atuarem, eles precisam do elemento divino que chamamos de Ar, afinal “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente”.

Quando perdemos o fôlego, perdemos a vida. E a Primavera está no ar, no aroma das flores e no canto dos pássaros. Essa é a beleza do Companheiro que doa parte de si, de forma natural, e não fazendo alarde da doação.

Maçonaria? É uma escola de Moral e Ética que utiliza símbolos e alegorias para, com eles, desenvolver nos Maçons a capacidade de especularem de onde vêm, onde estão e para onde vão COMO CIDADÃOS E PARTÍCIPES CONSCIENTES DOS GRUPOS EM QUE ESTÃO INSERIDOS.

Atuemos, agora, como Maçons Especulativos.

No dia 23 de setembro de 2023, às 3 horas e 50 minutos, terá início o Equinócio de Primavera.  Devemos nos conscientizar de que a grande missão não é frutificar em Graus e Títulos; que não importa quão vistosas sejam nossas “folhas”, elas cairão. O brilho e a beleza das conquistas não podem ofuscar, mas devem inspirar, ser frutos a fortalecerem o outro.

QUANTAS VEZES USAMOS CORRETAMENTE A BALANÇA DA JUSTIÇA?
QUANTAS VEZES ESQUECEMOS QUE, APÓS TODO INVERNO, VEM A PRIMAVERA?
QUANTAS VEZES DEIXAMOS DE VIVER POR NÃO COMPARTILHARMOS EMOÇÕES?
SEJAMOS, POIS, OS MELHORES COMPANHEIROS NESTA JORNADA DA VIDA!


Neste ­17º ano de compartilhamento de instruções maçônicas e provocações para o enlevo moral e ético dos Irmãos, permanecemos no nosso propósito maior de disponibilizar uma curta reflexão a ser discutida em Loja. O Ritual não pode ser delapidado. A Ritualística deve ser seguida integralmente. O Quarto-de-hora-de-estudo é fundamental em uma sessão Justa e Perfeita.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!

Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024
Contato: 0 xx 31 99959-5651 / quirino@roosevelt.org.br
Facebook: (exclusivamente assuntos maçônicos) Sergio Quirino Guimaraes Guimaraes
Os artigos publicados refletem a opinião do autor exclusivamente como um Irmão Maçom.
Os conteúdos expostos não reproduzem necessariamente a ideia ou posição de nenhum grupo, cargo ou entidade maçônica.