MAÇONARIA NÃO É REFORMATÓRIO

O título pode soar estranho e até mesmo desvinculado da Ordem Maçônica, o que, de certa forma, deve ser.

Porém é preciso salientar um equívoco na propositura “DA Pedra Bruta” ser transformada EM “Pedra Cúbica”, inclusive a interpretação comum do Maçom SER a pedra. O Maçom não é a pedra.

A ideia errônea de que somos uma pedra bruta se passa quase como um dogma. Mas, se realmente o fôssemos, haveria contradições balizares que antecedem à iniciação.

Então, o padrinho não conhecia a “brutalidade” do candidato? Os documentos apresentados, que atestam a polidez do candidato não seriam legítimos? Os sindicantes teriam sido superficiais no desenvolvimento da lavra? Houve falta de compromisso no escrutínio?

Por isso, afirmamos que a Maçonaria não é um reformatório, uma vez que não somos um estabelecimento de reeducação para delinquentes ou em perigo de delinquência. Desculpem a forma incisiva, mas precisamos esclarecer que:
MAÇONARIA É UMA ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO!

As instruções maçônicas servem para aprimorar O QUE EU SOU, a fim de me tornar melhor DO QUE SOU. Os labores maçônicos sobre O QUE EU SOU são o arremate para completar O QUE EU SOU. E, finalmente, os valores maçônicos me aprofundam no MEU EU, para me tomar exímio na minha essência, no MEU verdadeiro EU.

Então, que estória é esta de Pedra Bruta e Pedra Cúbica?

NÓS NÃO SOMOS PEDRA BRUTA E NUNCA NOS TORNAREMOS PEDRA CÚBICA.
VIVER SIGNIFICA UM PROCESSO DE ETERNO APRENDIZADO.
SE HOUVESSE PERFEIÇÃO, NÃO ESTARÍAMOS NESTE PLANO.

Há algo de negativo em cada ser humano, uma brutalidade inerente à nossa condição primária de animal. Encontramos o personagem de “coração de pedra” não apenas, nas estórias infantis. Esta é nossa alegoria. Não somos a pedra. Porém há dentro de nós uma pedra desforme, pesada e bruta.

A lapidação na Maçonaria se dá internamente; e não externamente. Como provocação para reflexões, visualizemos este processo: Fácil imaginar que pensarão em um homem com uma pedra cúbica dentro do peito, após a lapidação.

Mas, o que é uma Pedra Cúbica? Resposta imediata: Uma pedra em forma de cubo.

Mas, o que é um cubo? Na geometria, é um sólido composto de seis faces quadradas de igual tamanho.

Mas, e se o cubo em questão não for de geometria, mas sim de álgebra?

Em álgebra, o cubo é a terceira potência de um número, ou seja, um valor multiplicado por si três vezes. Por exemplo: 3X3X3.

ENTÃO, ATRÁVES DE SÍMBOLOS E ALEGORIAS, A MAÇONARIA POTÊNCIALIZA AO CUBO OS VALORES QUE JÁ POSSUÍMOS PROMOVENDO NOSSO APERFEIÇOAMENTO, O QUE NOS TORNA MENOS BRUTOS.

Seguimos neste ­16º ano de compartilhamento de instruções maçônicas, porque acreditamos fielmente que um mundo melhor se constrói pela qualificação do artífice. Precisamos nos reanimar permanentemente para o bom uso do malho e do cinzel.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!

Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024
Sérgio Quirino

MI  33  MMM  KTP Shriner GM
Contato: 0 xx 31 99959-5651 / quirino@roosevelt.org.br
Facebook: (exclusivamente assuntos maçônicos) Sergio Quirino Guimaraes Guimaraes
Os artigos publicados refletem a opinião do autor exclusivamente como um Irmão Maçom.
Os conteúdos expostos não reproduzem necessariamente a ideia ou posição de nenhum grupo, cargo ou entidade maçônica.