Maçonaria: Uma Grande Palhaçada

Atualmente o termo “Palhaço” tem sido bastante utilizado de forma pejorativa para todo tipo de pessoa sem graça e que não deve ser levado a sério e até mesmo a muitos personagens tragicômicos responsáveis pelas pataquadas no congresso. Mas hoje não! Abordaremos o tema de forma respeitável a umas das profissões mais dignas que existe e como de costume ligar personagens importantes da classe a Maçonaria.

 

O Palhaço, classe de artistas conhecidos no mundo inteiro, responsáveis por gargalhadas desde priscas eras, seres que ganharam notoriedade e a alcunha de ser “o único a fazer piada com o rei e não perder a cabeça”, tem uma semana inteira dedicada e ele a nível internacional (International Clown Week), que ocorre entre 5 e 12 de outubro. No Brasil o dia do Palhaço é comemorado no dia 10 de dezembro, e teve início em 1981 por iniciativa da Abracadabra Eventos.

 

George Savalla Gomes, mais conhecido pelo nome Carequinha foi um importante Maçom e um dos mais notórios palhaços brasileiros.

 

A Maçonaria, hoje uma associação de homens livres que tem seus ensinamentos morais através de símbolos e alegorias, reúne irmãos de diversas profissões e é claro que há Palhaços em nossas fileiras, aqui na terra de São Sebastião tem uma Loja inteira dedicada a artista de Circo. A Loja Salomão N°21, jurisdicionada ao GOB-RJ, fundada em 03 de julho de 1833 e tendo seu funcionamento as segundas feiras, segundo Del Debbio (2010), teria atraído diversos artistas que tinha a folga justamente no primeiro dia útil da semana. O mesmo texto de Del Debbio (Homenagem a Gilberto Fernandes) traz importantes informações acerca do trabalho da Loja Salomão, que transcreverei agora:

 

Aos artistas circenses sucederam os artistas de rádio e teatro. Essa plêiade cumpria os Rituais com interpretação magistral. As cerimônias de Iniciação, Elevação e Exaltação, na Loja Salomão eram concorridíssimas, com a presença de grande número de visitantes que apreciavam o cunho de realidade impregnado naquelas Sessões. Por isso a Loja passou a ser chamada de “Loja Escola”, que perdura até a presente data, pois ainda mantêm em seus Quadros alguns artistas e além disso, prima pela manutenção daqueles elevados padrões de outrora.

Segue alguns nomes de Irmãos Palhaços Brasileiros para apreciação:

Cartaz “O HOMEM PROJECTIL”, show de Eduardo Temperani, nos Anos 1930

Palhaço Quero-Quero ou Irmão Mario Sabino Campioli;

 

Irmão Eduardo Temperani (Esse conhecido como o 1º homem bala do Brasil);

Irmão Carlos Angel Lopes (Presidente da Associação Brasileira de Proprietários de Circo e Empresários de Diversões, além de Palhaço);

Palhaço Carequinha ou Irmão George Savalla Gomes;

Papai Papudo ou Irmão Gilberto Fernandes;

Palhaço Fred ou Irmão Frederico Viola;

Palhaço Zumbi ou Irmão Aymoré Pery;

Palhaço Arrelia ou Irmão Waldemar Seyssel;

Palhaço Picolino ou Irmão Roger Avansi.

Este último foi a inspiração para a confecção deste texto. Na última segunda feira, dia 10 de dezembro de 2018 o Irmão Roger Avansi faleceu aos 96 anos de idade, justamente no dia do palhaço, Picolino partiu para o picadeiro eterno. Ainda em vida para a Rede Colmeia, publicado no blog “O Malhete” em 2012, o Irmão Avanzi conta que ingressou na Maçonaria durante a segunda Guerra Mundial através de um tio e sobre a fraternidade declarou:

 

Pin utilizado pelos membros do International Shriner Clowns Association

 

“Para ser palhaço é preciso ter alma forte e nervos de aço. A maçonaria me ajudou muito a praticar isso e a melhorar internamente”.

 

No resto do mundo a adesão de Palhaços a Maçonaria não é tão diferente, inclusive há um braço do Shiners

exclusivamente dedicado a palhaçada. O International Shriner Clowns Association (Associação de Palhaços do Shiners Internacional) promove desde apresentações circenses a concursos de fantasias e maquiagem. A clausula 4 de seus estatutos visa “Promover diversão e entretenimento para qualquer ocasião, desde que esteja de acordo com nossas obrigações como Maçom e Shriner.

 

2018 Imperial Session Clowns do International Shriner Clowns Association

 

Finalizaremos essa pequena homenagem com as Palavras do nosso Irmão Rogério Bittencourt de Miranda, que também é palhaço e Maçom.

Os palhaços são conhecidos há aproximadamente 4.000 anos, temos no teatro indiano o registro da figura cômica Vidusaka, escudeiro fiel do herói, que ajudava o povo a entender os enredos da história com suas intervenções cômicas, por ser o único a falar prakrit, língua das mulheres e das camadas sociais inferiores, ele conseguia decodificar o enredo, pois a maioria dos atores falava sânscrito, língua dos deuses e reis.

 

O palhaço é o anti-herói mais amado por todos, mesmo sendo estigmatizado, nada elegante, podendo ser um esnobe, um vaidoso, egoísta, covarde, desastroso ou um verdadeiro idiota.

 

Seu principal objetivo é expor nossos erros e defeitos, ridicularizando-os a ponto de não levarmos tudo tão a sério. O palhaço é aquele que é. Que pode ser o único a dizer as verdades ao rei sem ser morto, aquele que usa a menor máscara do mundo, o nariz vermelho, que pode ser interpretado por estar ele adoentado ou vermelho pelo uso do álcool que o esquenta no frio. Usa roupas largas, que podem nem ser as dele, pegou emprestado ou ganhou e mesmo com todas essas questões ele causa riso.

 

Roger Avanzi como Palhaço Picolino.

 

Temos diversos palhaços maçons, como nos conta o nosso Irmão Cloves e uma instituição todinha para nós: A ISCA (International Shriner Clowns Association) que tenho a honra de fazer parte.

 

Dia 10 foi o dia do palhaço, vamos celebrar esse que nos traz alegria e nos faz muitas vezes pensar!

Salve a alegria!

Palhaço Ranzinza

O Maçonaria Tupiniquim dedica ao Irmão Palhaço Picolino essa singela homenagem e a todos os Irmãos Palhaços do Brasil.

 

Referências:

Dia Universal do Palhaço. Disponível em: https://www.calendarr.com/brasil/dia-universal-do-palhaco/. Acesso em dezembro de 2018.

Marcelo Del Debbio. Homenagem a Gilberto Fernandes. Dispnível em: https://www.deldebbio.com.br/homenagem-a-gilberto-fernandes/. Acesso em dezembro de 2018.

GOB-RJ. Relação de Lojas. Disponível em: https://www.gob-rj.org.br/relacao/index.php. Acesso em dezembro de 2018.

Rede Colmeia. Relação entre circo e Maçonaria é mais estreita do que parece. Disponível em: www.omalhete.blogspot.com. Acesso em dezembro de 2018.

 

 

Fonte: https://www.maconariatupiniquim.com.br/

"Jamais permita que os nós tapem a vista da janela, pois será através dela que enxergaremos a oportunidade dos laços!"
Áureo dos Santos