Maturidade e Competitividade

Inúmeras vezes ouvi esta frase nestes tantos tempos de vida profissional. Ainda ontem conversando com um cliente ouvi um diretor de empresa fazer tal comentário.

Daí me veio a pergunta, o que define esta ideia de que alguém já passou da idade? Como isto acontece e em que circunstância?

Pensei também que de forma geral o mundo é liderado por pessoas que "já passaram da idade". Creio que isto aconteça em razão destas pessoas armazenarem mais conhecimento, terem mais experiência de vida e possuírem uma intuição mais aguçada.

Por outro lado temos muitas frases inibidoras do tipo: "não é mais coisa pra mim", "Não tenho mais saco para isto", "Na minha idade não dá mais" e tantas outras que dificultam qualquer forma de desenvolvimento.

Alguns fatos não podemos esquecer, pessoas maduras estão cada vez mais integradas na sociedade. Nossos avós são mais modernos. Viajam mais, interagem mais, se divertem mais, participam mais.

Já tivemos muitos exemplos em nossa história, de pessoas que foram extremamente realizadoras mesmo com idade mais avançada, como Leon Tolstoi, Leonardo Da Vinci, Louis Pasteur e Churchill. Poderíamos citar outros, pois a lista é grande. Eles fizeram muito pela humanidade mesmo durante a tão temida "velhice".

"Nossos avós são mais modernos. Viajam mais, interagem mais, se divertem mais, participam mais".

É preciso continuar a aprender, pois a base do conhecimento adquirido ajuda a compensar o declínio da velocidade da busca.

Também é importante ser tolerante, receptivo aquilo que é novo, ter uma vida social mais intensa, cuidar da alimentação, ousar em vários aspectos inclusive nas relações, descobrindo novas paixões, conviver com pessoas de diferentes gerações e tantas outras práticas que mantém as pessoas jovens por muito mais tempo.

A criatividade é mais intensa e espontânea nos primeiros anos de vida adulta, mas a partir dos 40 anos é mais elaborada e reflexiva. Sempre encontramos um caminho quando queremos.

Antes de definir e propagar que "alguém já passou da idade" reflita muito sobre o que isto significa. Muitas organizações perdem a oportunidade de contratar excelentes profissionais, somente porque não estão na faixa entre os 25 e os 35 anos.

* Pedro Luiz Pereira

Hunter, especialista em Gestão de Empresas e Desenvolvimento Organizacional, Consultor, Professor de MBA. Vice-Presidente da ABRH-Santa Catarina. Diretor da QSH e SANTO EMPREGO - empresas do Grupo ABRA.

Entre em contato com o autor: pedro@grupoabra.com

Fonte: Jornal "Notícias do Dia".