Muitos querem ser o sol. Por que?

"O Sol é a estrela central do Sistema Solar. Todos os outros corpos do Sistema Solar, como planetas, planetas anões, asteroides, cometas e poeira, bem como todos os satélites associados a estes corpos, giram ao seu redor. Responsável por 99,86% da massa do Sistema Solar, o Sol possui uma massa 332 900 vezes maior que a da Terra, e um volume 1 300 000 vezes maior que o do nosso planeta.” – Wikipédia.

Todos sabemos o quanto ele é importante para a vida no nosso planeta.

O sol é lindo, aquecedor, e ilumina.

O sol realmente é algo cuja importância e beleza não conseguimos ignorar.

Por isso, muitas vezes eu uso o sol para ilustrar a importância e evidência que uma pessoa procura ter na sociedade.

Quanto mais a população cresce, mais me deparo com pessoas que querem ser o “sol”.

Pessoas que querem brilhar, aparecer, serem vistas como algo brilhante e importante.

Pessoas com essa vontade, não se unem, não contribuem, não participam, de projetos de outras pessoas. Pois elas querem ser aquela que criou o projeto. Ela não quer fazer parte. Ela não quer ser um planeta, um asteroide, cometa, ou qualquer outra coisa que forme o sistema, ela quer ser o sol.

Uma pessoa com esse pensamento se parece com um parasita, pois ao invés de se concentrar em algo pequeno que pode vir a ser grande pela sua persistência e continuidade, ela fica o tempo todo olhando de um lado para outro a procurar as novidades, ver quem está se destacando, para tentar fazer também, igual, para aparecer tanto quanto aquela pessoa. Nem passa pela cabeça de uma pessoa com esse pensamento, que aquela que “brilha”, que “aparece”, passou anos, e até mesmo décadas, persistindo em algum trabalho, dedicando horas a fio, deixando de estar em atividades sociais, para ter o resultado que hoje todos podem vislumbrar.

Não, ela só vê os resultados, e pensa simplesmente que foi fácil.

Pessoas que querem ser o sol, não conseguem perceber que, ao desprezarem sua existência seja ela qual for no sistema solar e no universo, tendem a desprezar também a existência de qualquer outra que também não seja o sol.

Essas pessoas acham mesmo que o único elemento válido é o sol.

E por isso elas desejam incessantemente sê-lo.

O que pessoas assim se esquecem é que todos têm importância no sistema.

O mar não é o sol, mas ele é fundamentalmente importante. E cada gota de água que compõe o mar, é vitalmente importante, pois é a união delas que o forma.

A semente de uma flor tem suma importância embora você não a veja. A raiz de um legume fica escondida mas é totalmente importante, a nuvem é importante, o caule de uma planta é importante assim como toda parte dela e de tudo o que existe, mesmo que não seja enorme, gigante, perceptível… como o sol.

Há que se conscientizar que tudo o que compõe um conjunto é importante senão não seria um conjunto.

Portanto, é preciso estar onde você está, fazer o que você faz, para o bem do conjunto e seu também.

Você vai aparecer tanto quanto o sol, quando o trabalho pelo qual você é responsável, for feito de forma a permitir que o trabalho do outro elemento, que depende do seu para ser feito, possa ser bem feito também.

Quem pode dizer que um carro, por mais lindo que seja, não depende do funcionamento de todas as peças escondidas sob seu capô, por mais imperceptível que seja?

Agora, imagine se todas as peças quisessem ser o para-brisa, as rodas, os bancos, a direção?

Não ia mais existir o conjunto que produz o resultado final que tem o nome de “carro”.

Profissionalmente falando, você pode mudar de profissão e exercer a que mais traz alegria à sua vida, mas mesmo assim, mesmo exercendo a profissão dos seus sonhos, você terá que se dedicar à ela, dia a dia, mesmo que no anonimato, se quiser um dia, talvez, ter a mesma importância que o sol tem para tantos planetas.

E mesmo o sol, tem toda essa importância para o nosso sistema, porque nem conhecemos todos e nem sabemos se os outros sistemas, com vidas diferentes da nossa, precisam de um.

Portanto, para ser feliz, foque-se em sua importância para aqueles com os quais está envolvido. Para elas, você já é o sol.

"Quando você brilha no que faz, você é visto. Não importa em que." 

GILSARA MATTOS

Gilsara Mattos é autora de livros e roteiros para cinema. Palestrante, Publicitária.