Não deveria ser tão difícil lidar com um pedido de desculpas

Não deveria ser tão difícil lidar com um pedido de desculpas

Há maneiras de lidar com essas situações com sinceridade, atenção e leveza.

É preciso ter maturidade e humildade para assumir seus erros e pedir desculpas. Também é preciso ter maturidade e humildade para aceitar um pedido de desculpas se você foi vítima de alguma injustiça.

Aceitar um pedido de desculpas e perdoar alguém muitas vezes não é fácil, mas há maneiras de lidar com essas situações com sinceridade, atenção e leveza.

O HuffPost falou com dois especialistas em comportamento sobre esse processo. Aqui estão 5 coisas que você deve manter em mente quando alguém está lhe oferecendo um pedido de desculpas.

Ouça

Quando alguém está te pedindo desculpas, é importante dar toda a atenção e tentar realmente ouvir o que a pessoa está dizendo.

"Deixe a pessoa falar sem interrupção", disse Diane Gottsman, autora do Modern Etiquette para uma Vida Melhor e fundadora da Escola de Protocolo do Texas.

Interromper ou criticar a outra pessoa pode ser tentador, especialmente se as feridas ainda estão frescas, mas um grande primeiro passo pode ser ouvir a pessoa e reconhecer o pedido de desculpas.

"Escutar e mostrar perdão não significa que está tudo bem. Demonstrar apreço pelo esforço não significa que tudo está esquecido ", disse ela. "Você pode dizer: 'Eu aprecio seu esforço em reconhecer seu erro, mas preciso de algum tempo. Eu espero que você entenda.'"

Aproveite o tempo que você precisa

Se você precisar de tempo, é melhor ser honesto sobre isso. Mas você também pode dar uma virada positiva, disse Lizzie Post, co-apresentadora do podcast "Awesome Etiquette" do Emily Post Institute.

"Diga sinceramente: 'Eu realmente gosto de ouvir isso. Isso é algo que me atingiu com força, ou: "Foi realmente estranho o que aconteceu entre nós. Ainda vou precisar de um pouco de tempo para processar, mas estou ansioso para deixar tudo isso para trás ", ela recomendou. "Dê essa esperança positiva para o futuro."

O aspecto "Eu preciso de mais tempo para processar" é pessoal.

"É sua própria questão. A outra pessoa reconheceu suas falhas e assumiu a responsabilidade e pediu desculpas a você por isso", disse Post. "Então, agora, o tempo que você leva para superar isso, é algo que você está trabalhando e precisa descobrir."

Durante esse tempo, você ainda pode manter a amizade ou se afastar das interações cotidianas por um tempo - o que for melhor para você.

Preste atenção à linguagem corporal

Quando estiver ouvindo o pedido de desculpas de alguém, note o que a linguagem corporal e o tom de voz da pessoa quer dizer.

"Linguagem corporal diz muito", disse Gottsman. "Observe atentamente para decidir se as palavras são sinceras. Sua intuição geralmente lhe dirá se o pedido de desculpas for bem intencionado."

Simplificando, pedir desculpas requer esforço, e se alguém parecer apático, você provavelmente vai saber disso.

Tente deixar o problema no passado

"Tente deixar o problema no passado. Não deixe que isso apodreça dentro de você", disse Post. "Há tantas coisas que fizemos em nossas vidas que apenas oramos para que as pessoas não nos cobrem. Dê aos seus amigos alguma leveza se puder."

Se é realmente o fim de uma amizade, é melhor simplesmente dizer algo como: "Eu não acho que posso ir além disso. Ainda assim, é melhor dar às pessoas o benefício da dúvida e oferecer uma segunda chance, disse Post.

Gottsman admitiu que, se algo realmente notório acontecesse, você não teria que perdoar. "Eu acho que é uma escolha, e nem sempre é apropriado aceitar um pedido de desculpas", disse ela.

"Mas para você e para o seu próprio pensamento, você precisa seguir em frente", acrescentou ela. "Não continue a insistir nisso, porque se você está alimentando o sentimento, ele será tóxico". Seguir em frente é uma parte importante do autocuidado e pode exigir aconselhamento de um amigo ou profissional ou algum outro tipo de ajuda.

"Não é ser egoísta. É sobre viver sua melhor vida, o que não pode acontecer quando você está cheio de raiva ou ódio ", disse Gottsman. "Isso não significa que você tem que ser amigo de novo, mas você pode aceitar o esforço e continuar com sua vida."

Esteja atento aos pedidos de desculpas repetidos

"Não confie em um infrator reincidente", disse Gottsman. "Deixe-os saber que você não tem qualquer intenção de compartilhar a confiança novamente, mas você vai deixar passar" - por exemplo, para relacionamento comercial.

Erros podem ser perdoados, mas múltiplas ofensas pedem cautela.

"Se há um passado e eles continuam a repetir os erros, então, em algum momento, você se torna parte do problema porque permite que continue a acontecer", disse ela. "Você tem que desenhar alguns limites claros."

Você pode ser honesto com a outra pessoa e dizer: "Isso se tornou um padrão, e é doloroso e desconfortável. Estou tendo um problema de confiança em relação a você", recomendou Gottsman.

Estabelecer limites e manter a distância não precisa levar a uma briga, especialmente se for alguém em seu círculo mais próximo de amigos. "Você pode simplesmente ser agradável, mas distante", disse Gottsman.

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.