NOSSOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

Em se tratando dessa temática, o primeiro ponto a ser esclarecido é se os Princípios em questão são do Maçom, da Loja, da Potência ou da Ordem. Nesse sentido, existem múltiplas possibilidades, visto que o Maçom é um homem, as Lojas trabalham em Ritos diferentes, cada Potência tem sua vertente, e a Ordem não se apresenta de forma completa a todos, sendo, muitas vezes, incompreendida ou limitada.

Sendo assim, o que apresentarei é ínfimo diante de tais possibilidades, bem como se baseia apenas em minhas experiências pessoais, as quais são passíveis de não concordância. Contudo, a intenção é provocar reflexões, que devem estar em conformidade com a origem latina da palavra, no sentido daquilo que é fundamental.

Perceberam, pois, o perigo de uma redundância? Mesmo entendendo que “princípio” poderia ser o fundamento e que “fundamentais” seria o que dá fundamento aos princípios, não estamos trabalhando em cima de palavras, mas de sentidos. Desse modo, questiono: querem ir mais longe?

Então, vamos lá! Quais são os Princípios Fundamentais do Maçom? Os mesmos que ele tinha antes de ser iniciado.

A MAÇONARIA NÃO TRANSFORMA O HOMEM, DÁ-LHE CONDIÇÕES DE SE APRIMORAR.
SE, E SOMENTE SE, ELE ASSIM O DESEJAR.
“PAU QUE NASCE TORTO, MORRE TORTO”

Quais são os Princípios Fundamentais da Loja?

A LOJA É UMA OFICINA, ONDE OS PRINCÍPIOS SÃO AS FERRAMENTAS, E OS FUNDAMENTOS, AS INSTRUÇÕES. ONDE A PEÇA PRINCIPAL É A PRANCHA DE ARQUITETURA
NÃO PARA SER LIDA, MAS PARA SER TRAÇADA.

Diante da realidade e do desenvolvimento da sociedade, as Potências Maçônicas tornaram-se instituições civis comuns, obrigadas a serem identificadas no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, constituírem grandes patrimônios materiais, serem empregadoras e terem a necessidade de Câmaras Legislativas e Judiciárias para as demandas internas. Tornaram-se, assim, verdadeiros “Estados” ou grandes empresas. O resultado é que algumas viram-se presas nesses afazeres, e nossos Líderes Maiores, com as demandas administrativas, muitas vezes são tolhidos de estarem entre os Irmãos e de atividades, de fato, maçônicas. No entanto, nesse contexto, quais são os Princípios Fundamentais da Potência?

SER APENAS UM INSTRUMENTO PARA EXPONENCIAR
OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA ORDEM, NO MAÇOM E NAS LOJAS.
“O MENOS, É MAIS”

Dessa forma, chegamos ao ponto principal, o qual Potências, Lojas e Maçom devem saber, praticar, divulgar e ampliar a missão. Quais são os Princípios Fundamentais da Ordem?

Nesse aspecto, trabalharemos em três frentes da mesma linha. Os Princípios da Maçonaria são três: Amor Fraternal, Assistência e Lealdade. Os Fundamentos da Maçonaria também são três: Aperfeiçoamento Moral, Busca da Verdade e Intelectualizar o homem. Do mesmo modo, os Princípios Fundamentais da Maçonaria são três: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Para não reafirmar a redundância, encerro explicando que os labores simbólicos e alegóricos pessoais, coletivos e institucionais visam ensinar ética e moral, filosofia e solidariedade, calcados em virtudes cardeais imemoriáveis, que são a Temperança, Esperança, Prudência, Caridade, Fortaleza e Justiça.

Duas décadas de compartilhamento do que aprendi com o único propósito de ofertar as Lojas, material para o QUARTO DE HORA DE ESTUDO, ATIVIDADE OBRIGATÓRIA DE UMA LOJA MAÇÔNICA e também, uma salutar provocação dominical aos amados Irmãos. São artigos curtos e objetivos, para dar espaço de pesquisa, entre o pouco que sei e o muito que desejo que os Irmãos se aprofundem sobre os temas.

Salamaleico - Robur et Furor
Fraternalmente

Sérgio Quirino
Minas Gerais Shrine Club
MI   GMAdV   33°REAA   33°RB   9°RM   MMM   Shriner
CT REAL ARCO     CT ARCO REAL     HRAKTP
PRESIDENTE DO MINAS GERAIS SHRINE CLUB
Contato: 0 xx 31 99959-5651 / quirino@roosevelt.org.br
Facebook: Sérgio Quirino   -   Instagram: quirinoglmmg
Os artigos publicados refletem a opinião do autor exclusivamente como um Irmão Maçom
Os conteúdos expostos não reproduzem necessariamente a ideia ou posição de nenhum grupo, cargo ou entidade maçônica.