Nunca desista do seu sonho, mas os fins não justificam os meios

Cresci tendo Ayrton Senna como referência, sentindo orgulho do nosso país e vendo suas vitórias épicas. Desde pequeno, meus pais me ensinaram que a vida não seria fácil e, se eu quisesse ser um vencedor, teria que lutar muito para conseguir conquistar meus sonhos e alcançar meus objetivos. Essas duas referências, a do meu ídolo e a de meus pais, marcaram a minha infância e se tornaram um guia para mim.

Os caminhos da vida, me levaram a construir meu próprio negócio, tornando-me assim, um empreendedor. Era 2001 e vivíamos no Brasil um momento muito parecido com o atual: a economia não ia nada bem e o desemprego era alto.

Comecei do nada, sem dinheiro ou apoio de ninguém. Eram apenas os R$ 10 mil reais do meu FGTS demissional.

No começo, pensei em desistir algumas vezes, mas uma força interior me dizia para sempre continuar um pouco mais e seguir em frente. Quantas noites mal dormidas, fins de semana perdidos ou madrugadas no escritório, para encontrar respostas para os desafios que nunca deixaram de aparecer.

Já entreguei folder na rua, fiz visita de porta em porta, dei aulas e palestras para conseguir os primeiros clientes. Jamais tive vergonha de lutar pelas minhas crenças e fazer de tudo para conseguir as minhas vitórias. E valeu a pena. Tenho orgulho de ter conseguido, junto com meus sócios, depois de 18 anos de muita dedicação, perseverança e um pouco de sorte, ter chegado até aqui.

Em nosso país, somos assolados constantemente com casos ininterruptos de corrupção que envolvem tanto a esfera pública, quanto privada. Os mal exemplos são tantos, que muitos acabam acreditando que a única maneira de ter sucesso – financeiro, profissional ou ambos – é burlando as leis e as regras.

No entanto, posso afirmar que nós, como a maioria dos empresários, vencemos sem corromper, roubar, enganar ou fazer qualquer coisa errada. É possível sim chegar lá, fazendo as coisas certas, preservando os nossos valores, aqueles que aprendemos desde pequenos com nossos pais.

É verdade também que, ainda assim, tentarão nos levar para o caminho errado. O meu conselho é sempre pensar em como nossos pais, filhos, esposas, amigos e demais familiares, gostariam que fôssemos lembrados. Afinal, o que levamos dessa vida?

O nosso sonho vem se tornando realidade e a cada dia que passa, sentimos que mudar nosso país e deixar um lugar melhor para os nossos filhos depende apenas de nós. Nosso país é o melhor lugar do mundo e não podemos abandoná-lo. Por isso, convido a todos, desde já, a vestirem a camisa do orgulho, da dignidade e da vitória, onde os fins não justificam os meios.

Não deixem de lutar pelos seus sonhos e acreditar que podem vencer na vida, do jeito correto, sem atalhos, subterfúgios ou “jeitinhos”. No final, a vitória será verdadeira e a conquista inesquecível!

Publicado originalmente em: https://www.linkedin.com/