O adversário somos nós.

Lendo algumas postagens, tanto no Facebook como em outras redes sociais, fiquei me perguntando se algumas pessoas não torcem mais pelos erros dos outros do que pelos acertos. Escrevo isso para que façamos um questionamento sobre alguns comportamentos, quase maquiavélicos, quando se trata de questões que não estão alinhados com o nosso pensamento político-partidário. Provavelmente a maioria deve ter uma religião que, certamente, estabelecerá como máxima o amor ao próximo e o respeito à liberdade de pensamento.

No período eleitoral essa posição se acentua, parecendo que estamos numa verdadeira guerra e que o seu candidato só tem acertos, sendo infalível, enquanto o adversário só tem erros.

Gosto muito desta frase da escritora Martha Medeiros que diz: "Crescer custa, demora esfola, mas compensa. É uma vitória secreta, sem testemunhas. O adversário somos nós mesmos".

Neste momento, em frente ao computador, estou fazendo um grande esforço mental para não trazer alguns exemplos desta incoerência, mas não é necessário, pois, certamente, o leitor tem centenas delas gravadas em sua memória.

 

"Sem respeito à opinião dos outros, não haverá crescimento".

 

 

Se não soubermos respeitar a opinião dos outros, principalmente quando há divergência com a nossa, não haverá crescimento. Costumo, em minhas falas públicas, trazer o exemplo do atrito das rodas de um carro com o solo, pois sem este atrito ele não andará. Esta mesma ideia se aplica no nosso viver diário, pois pensamentos discordantes, na maioria das vezes, representam crescimento não só pessoal, mas de todo um grupo.

Com certeza, neste período eleitoral devemos nos posicionar politicamente, mas não é necessário falar somente dos erros, vamos refletir sobre as coisas boas que "os outros" certamente possuem e, ao mesmo tempo, vamos tratá-los como adversários de ideias e não como inimigos, pois todos nós devemos lutar por uma melhor qualidade de vida de toda a população.

* Rui Carlos Marques de Barcellos

Professor aposentado.

Garopaba- SC.

Originalmente publicado no Diário Catarinense. 

"A verdade deve manifestar-se em nossos pensamentos, nossas palavras e nossas ações"
 
Mahatma Gandhi
"Jamais permita que os nós tapem a vista da janela, pois será através dela que enxergaremos a oportunidade dos laços!"

 

Áureo dos Santos